Buscar

OR PUB AP1 2011 1 PV E GAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP1
Período - 2011/1º
Disciplina: Orçamento Público
Coordenador da Disciplina: Kátia de Almeida
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Defina Orçamento Programa e Orçamento Participativo.
R. O orçamento programa é um instrumento de planejamento que permite identificar os programas, os projetos e as atividades que o governo pretende realizar, além de estabelecer os objetivos, as metas, os custos e os resultados esperados e oferecer maior transparência dos gastos públicos.
O orçamento participativo caracteriza-se por uma participação direta e efetiva das comunidades na elaboração da proposta orçamentária do governo.
O orçamento base zero constitui uma técnica para elaboração do Orçamento, apresentando vantagens e desvantagens. Identifique a opção falsa e justifique a sua resposta no que diz respeito às suas vantagens. 
O processo orçamentário concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades. 
Conjuga planejamento e elaboração do orçamento no mesmo processo. 
Faz os gerentes de todos os níveis avaliarem melhor a aplicação eficiente das dotações em suas atividades. 
Um grande percentual do orçamento é intocável devido às exigências legais. 
Aumenta a participação dos gerentes de todos os níveis no planejamento das atividades e na elaboração dos orçamentos.
R:Desvantagens: 
- No início, o preparo é mais demorado e mais caro; 
- a preparação dos resumos produz montanhas de papel; 
- a implantação exige motivação dos funcionários e treinados; 
- um grande percentual do orçamento é intocável devido às exigências legais; 
- pouca participação dos níveis hierárquicos superiores. 
 Portanto a alternativa incorreta é a letra D.
Explique a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
R: A LDO estabelece anualmente as metas e prioridades para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação de recursos financeiros das agências financeiras de fomento, baseada no artigo 165 § 2º e 169 § 1º da Constituição Federal.
Ainda define as metas e prioridades de programas de governo, baseadas no PPA, e nela deve constar: autorização específica para a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão de pessoal, pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta, ressalvadas as empresas públicas e sociedades de economia mista.
As receitas públicas, quanto à afetação patrimonial, são divididas em receitas efetivas e receitas por mutações patrimoniais. Entre as opções abaixo, aponte a que é exemplo de receita efetiva justificando sua resposta.
Operações de crédito.
Receita de alienação de bens.
Receita patrimonial.
Amortização de empréstimos.
Transferências de capital.
GABARITO: “C”
Comentários: As receitas efetivas são as receitas orçamentárias que causam aumento no patrimônio, ou seja, essas receitas integram o patrimônio sem quaisquer condições, restrições ou correspondências no passivo, inserindo-se no conceito de fato contábil modificativo aumentativo. Exemplos: receita tributária, receita de contribuições, receita de serviços, receitas agropecuárias, etc.
As receitas de operações de crédito, alienação de bens e de amortização de empréstimos são receitas que ao serem registradas geram uma mutação patrimonial decorrente, respectivamente, da incorporação de uma dívida, baixa de um bem e baixa de um direito.
A Constituição traz no seu texto limitações à autorização para realização de operações de crédito. Identifique a opção correta, justificando sua resposta, considerando a “Regra de Ouro” prevista na Constituição.
A regra existe para evitar a utilização de receitas de alienação de bens em despesas correntes, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Objetivo da regra é evitar que o ente público (União, Estados, Municípios) se endivide com a finalidade de atender despesas com pessoal e juros da dívida.
A partir dessa regra, a realização de operações de crédito em cada exercício fica limitada ao somatório das despesas de investimento, inversão financeira e Amortização da dívida.
Por causa dessa regra, o governo não pode utilizar recursos de operações de crédito para fazer despesa corrente.
A regra impede o comprometimento de receitas correntes com o pagamento de amortização da dívida pública.
GABARITO: “C”
Comentários: A alternativa correta é a letra “c”, pois segundo a “regra de ouro” o montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária. As despesas de capital são Investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida.
Acerca da receita pública é correto afirmar que (justifique sua resposta):
em hipótese alguma, nenhum tributo poderá ser exigido ou aumentado sem que a lei o estabeleça, ou cobrado sem prévia autorização legislativa
o recolhimento deve ser feito em estrita observância ao princípio da unidade de tesouraria.
o superávit do orçamento corrente é classificado como receita corrente.
o lançamento enseja registro contábil.
as receitas correntes constituem, em princípio, fatos permutativos.
 GABARITO: “B”
Comentários: Alternativa correta é a “b”, pois recolhimento de todas as receita far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.
ERRADO. Os tributos em regra devem obedecer à lei em strito sensu, porém há, entre outras, exceções como a majoração de alíquotas do IPI, II, IE, IOF, que são feitas por decreto.
ERRADO. O superávit do orçamento é receita de capital.
ERRADO. No estágio do lançamento não havia nenhum registro contábil na épocaem que foi elaborada esta questão, porém em conformidade com o novo manual da receita, aplicável em 2008, esta questão, em tese, passa a ser verdadeira.
ERRADO. As receitas correntes constituem, em regra, fatos modificativos aumentativos, a exceção é o recebimento da dívida ativa, que é um fato permutativo.
�PAGE �
�PAGE �3�

Outros materiais