Buscar

AP2 2013.2 Logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 2º sem/2013
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos J. G. Cova D.Sc.
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): Na tomada de decisão relativa à localização das instalações de uma organização, seja esta destinada à expansão do parque fabril atual, ou para atender à necessidade de implementar uma central de distribuição ou um porto para escoamento, os gestores decidem embasados em informações geradas por modelos. Eles utilizam-se de técnicas sistemáticas, quantitativas e qualitativas, que podem considerar uma ou múltiplas unidades a serem criadas, no intuito de resolver o problema de instalação que minimize os riscos inerentes a este tipo de decisão. Nesse sentido, existem alguns aspectos que devem ser considerados nos modelos de tomada de decisão relativa à localização. Cite e caracterize dois desses aspectos:
R: Podem ser dois dentre os seguintes.
Força Direcionadora: Consiste no fator determinante para a tomada de decisão. Por exemplo, na localização do varejo, as receitas a serem geradas em uma localização tornam-se o fator mais importante. Quando se trata da localização de serviços, a acessibilidade é o mais importante.
Número das instalações: Geralmente, a localização única é a que oferece problemas de mais simples soluções.
Descontinuidade das Escolhas: Alguns métodos costumam explorar cada uma das localizações possíveis ao longo de um continuum (uma ordenação da menor intensidade para a maior, empregando-se uma determinada métrica) de espaço, até escolher a melhor de todas.
Grau de Agregação de Dados: Os problemas de localização normalmente envolvem a avaliação de um número cada vez maior de configurações de projetos de rede. A fim de gerenciar o tamanho do problema e conseguir resolvê-lo, é em geral necessário usar as relações agregadas de dados.
Horizonte de Tempo: Os métodos estáticos para definição de localizações são operados com base em dados de um período único, normalmente de um ano. Os métodos que englobam planejamento de localização multiperíodos são chamados de dinâmicos.
(AULA 16).
Questão 2 (2,0 pontos): Em regra, não existe uma receita padrão para que se possa determinar quais são os aspectos mais relevantes em um determinado problema de distribuição, ou mesmo quais estratégias serão bem-sucedidas nessa tarefa. Esse autor registra que muitas empresas são capazes de implementar com sucesso abordagens completamente distintas. Além disso, é possível encontrar cadeias de suprimentos que utilizam em conjunto várias estratégias de distribuição, e ainda assim estão obtendo êxito em suas operações. Diga como o componente relativo às informações influencia o projeto da Cadeia de Suprimentos:
Resposta: Um projeto de uma cadeia de suprimentos que atenda a uma determinada situação, produto ou empresa específica, apenas poderá ser definido se forem consideradas com atenção as especificidades da situação. Nesse sentido, a disponibilidade de informações desempenha um papel relevante na cadeia de suprimentos. Em algumas situações, a cadeia de suprimentos deve ser projetada para tornar a informação disponível. Em outros casos, a cadeia deve ser configurada para tirar vantagens de informações que já estão disponíveis. E ainda, em muitos casos, uma cadeia de suprimentos deve ser projetada para compensar a falta de informação. A primeira grande questão relativa à estratégia logística diz respeito à escolha entre o controle centralizado e o controle descentralizado. (AULA 17)
	
Questão 3 (2,0 pontos): O processamento do pedido é composto de uma série de atividades incluídas no ciclo do pedido (ou do serviço). Este ciclo do pedido é definido como o intervalo de tempo transcorrido entre o momento do pedido do cliente (ordem de compra ou requisição do serviço) e o instante em que o produto ou serviço é entregue ao cliente. Mais especificamente, estas atividades incluem a preparação, a transmissão, o recebimento e a expedição do pedido, e o relatório da situação do pedido. A terceira fase do processamento do pedido consiste no recebimento do pedido, que compreende várias tarefas que devem ser realizadas antes do seu atendimento propriamente dito. Cite 4 dessas tarefas:
Resposta: 4 dentre essas alternativas
(1) Verificação da exatidão das informações contidas, tais como a descrição, a quantidade e o preço dos itens. 
(2) Conferência da disponibilidade em estoque dos itens pedidos.
(3) Preparação da documentação do pedido em carteira ou o seu cancelamento, quando necessário.
(4) Verificação da situação de crédito do cliente.
(5) Transcrição das informações do pedido conforme as necessidades.
(6) Realização do faturamento.
Questão 4 (2,0 pontos): Você, como gestor de uma operação logística, deve escolher uma determinada ferramenta de gestão da qualidade aplicada à Logística, para realizar uma análise de reclamações de pedidos não entregues nos prazos, por área geográfica. Diga e caracterize qual a ferramenta mais apropriada para esta finalidade:
Resposta: Trata-se do Histograma de freqüência. Um Histograma corresponde a um gráfico construído a partir da distribuição de freqüência de um evento. Com base nesta ferramenta é possível ao gestor logístico orientar seus esforços de melhoria de gestão para as áreas mais críticas, ou ainda identificar causas especiais de não conformidade nos processos. (aula 28)
Questão 5 (2,0 pontos): Suponha que uma empresa tenha realizado um estudo para fins de elaboração de uma curva ABC. Suponha também que o número de itens diferentes no estoque seja de 14. Considerando que 15% dos itens tenham sido responsáveis por 80% das vendas, e dado que as vendas totais tenham sido no valor de $ 70.000, identifique o parâmetro A da curva que descreve a relação 80-20:
Resposta: 
A = X . (1 – Y) 
 (Y – X)
Onde X é o percentual dos itens e Y é o percentual das vendas.
A = 0,15 . (1 – 0,80) / ( 0,80 – 0,15) = (0,03) / ( 0,65) = 0,0195

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes