Buscar

AP2 2015 2

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP1
Período - 2º sem/2015
Disciplina: Logística Empresarial
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
 
Questão 1 (2,0 pontos): No mercado imobiliário, dois apartamentos com a mesma área útil podem ter preços distintos, se um deles está situado de frente para o mar e o outro é de fundos. Além disso, o próprio conceito de preço está sendo superado pela noção de custo total de propriedade. Explique o que vem a ser o valor para o cliente e também o custo total de propriedade em lugar do preço:
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) O ato de pensar em termos de valor ao cliente oferece uma visão mais ampla sobre as ofertas e os clientes da empresa. Permite saber por que os clientes resolvem comprar, continuam comprando ou deixam de comprar. Indaga acerca de quais são as necessidades dos clientes e como elas podem ser satisfeitas. Adicionalmente, também evidencia quais são os clientes lucrativos e quais aqueles que acabam gerando perdas para a empresa. O valor ao cliente, por sua vez, pode ser compreendido como sendo a forma pela qual o cliente percebe as ofertas da empresa, aí incluídos os produtos, os serviços e outros bens intangíveis. Estas percepções dos clientes podem ser classificadas em múltiplas dimensões: conformidade com as exigências; seleção de produtos; preço e marca; serviços com valor agregado; relacionamentos e experiências.
Por sua vez, é mais apropriado o termo custo total de propriedade, no lugar apenas de preço, porque uma transação costuma implicar em outros custos adicionais ao preço, tais como manutenção, processamento dos pedidos e baixas no estoque. Da mesma forma, os benefícios percebidos numa transação costumam ser maiores do que as características tangíveis dos produtos. Como exemplo, dois produtos de marcas diferentes podem evidenciar o mesmo desempenho técnico, mas um deles pode oferecer um melhor nível de suporte ao cliente, fato que dá um caráter utilitário maior ao referido produto.  (AULA 4)
.
 
 
Questão 2 (2,0 pontos): A correta gestão logística proporciona múltiplos elementos que favorecem a obtenção de maiores retornos sobre os investimentos. Com relação ao elemento receita de vendas, é forte a relação causal positiva entre o nível de serviço logístico e o volume de vendas e também com o grau de retenção dos clientes. Como podemos, embora não se possa estabelecer precisamente a correlação exata explicar este fenômeno?
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Um argumento para explicar este fenômeno consiste na suposição de que um excelente serviço logístico proporciona confiabilidade e responsividade, e que ambos os atributos favoreçam o estabelecimento de uma relação de lealdade dos clientes para com a empresa. Ademais, no tocante à retenção dos clientes é importante destacar que clientes leais despendem um ticket médio (valor desembolsado por compra) superior ao cliente eventual, de tal forma que a retenção do cliente promove um maior volume de vendas. A satisfação do cliente como resultado do bom serviço logístico é fundamental para se obter a retenção do mesmo. (AULA 5)
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): Os elementos básicos dos serviços ao cliente que o gestor logístico consegue controlar estão dentro do conceito de tempo de ciclo de pedido. O ciclo do pedido compreende todos os eventos mensuráveis em tempo ao longo do prazo total para a entrega do produto. Os componentes típicos de um ciclo de pedido são: o tempo de transmissão do pedido, o processamento e montagem, disponibilidade de estoque, tempo de produção e tempo de entrega. Estes tempos são direta ou indiretamente controlados por meio do projeto e da escolha das formas de transmissão do pedido, das políticas de estocagem e dos modais de transporte empregados. Um importante componente do tempo de ciclo de pedido é o prazo do seu processamento e montagem. Diga quais são as atividades compreendidas nos tempos de processamento e de montagem:
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) No tempo de processamento estão incluídas as seguintes atividades: preparação da documentação de embarque, atualização dos registros de estoques, coordenação da liberação de crédito, checagem dos pedidos para verificação de erros, atualização do status dos pedidos tanto para os clientes quanto para os setores da organização envolvidos no negócio, e o encaminhamento de informações pertinentes aos setores de vendas, produção e contabilidade.
            Já a montagem do pedido inclui todo o tempo necessário para proceder a liberação do embarque para despacho desde a recepção do pedido e a disponibilização dessa informação para o armazém. Neste tempo está compreendida a atividade de separação do pedido no estoque, a movimentação até a área de despacho, a colocação de embalagens, e a consolidação com outros pedidos de destinos semelhantes. No caso de haver disponibilidade em estoque, o processamento poderá incluir até a produção. (AULA 10)
 
 
Questão 4 (2,0 pontos): Os gestores logísticos tendem a deixar os serviços aos clientes de lado por acharem que estes são de responsabilidade dos departamentos de marketing ou vendas.  Porém, verificamos que a logística de serviço ao cliente é mais importante, em alguns casos, do que fatores tais como o preço ou a qualidade. Para a manutenção dos laços de lealdade dos clientes é preciso compreender que o estabelecimento e a permanência dos serviços logísticos é uma providência fundamental. Explique os efeitos dos serviços na fidelização dos clientes e a razão pela qual é mais rentável fidelizar um cliente antigo do que captar um cliente novo:
 
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) Trata-se de um outro enfoque de avaliação da importância dos serviços ao cliente. A métrica empregada envolve os custos ligados à fidelização. Nesse sentido, as estatísticas apontam para o fato de que cerca de 65% dos negócios de uma empresa são realizados com clientes permanentes, e por esta razão é importante que se busque a manutenção de uma base de clientes cativos.
            Em regra uma empresa incorre num custo seis vezes maior para desenvolver um cliente novo do que para conservar um cliente antigo. Esta consideração faz com que, sob a ótica financeira, seja muito mais eficiente do ponto de vista dos retornos o investimento nas atividades de serviço ao cliente, do que os investimentos em promoção e desenvolvimento de outras ações de atração de clientes.  (AULA 10)
 
Questão 5 (2,0 pontos): Para o desafio que se apresenta ao gestor logístico, é necessária uma busca constante de aperfeiçoamento e melhoria das atividades logísticas e de gestão de cadeia de suprimentos. O esforço na melhoria da cadeia de suprimentos tempor objetivo ampliar a sua capacidade de coordenação. Os esforços para coordenar a atividade da cadeia de suprimentos podem ser descritos em três categorias: informações compartilhadas, alinhamento de canal e eficiência operacional. Explique o que significa o alinhamento do canal.
 
Resposta: (A RESPOSTA DEVE ABORDAR ASPECTOS CONEXOS COM ESTE TEXTO) O alinhamento de canal significa as ações de ajuste da programação, os movimentos de material, os níveis de estoque, o preço e outras estratégias de vendas, de modo a alinhar todas as operações da cadeia. No exemplo dado por Slack, uma importante fonte de desalinhamento entre práticas de operações ocorre entre empresas distintas, acerca do pedido, quanto há um desencontro entre as características de volume-variedade do fornecedor e as características do consumidor, que afeta a questão da carga dos caminhões. Um supermercado individual ou um armazém pode não precisar de uma carga completa de caminhão em todos os períodos de vendas. Mesmo assim,seus fornecedores desejam entregar seus produtos somente por cargas completas de caminhão. Alguns acordos entre consumidor e fornecedor atualmente tentam assegurar que todo o caminhão entregue contenha um mixde produtos do fornecedor em vez de um caminhão lotado com um mesmo produto.  (AULA 15)
 
.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes