Buscar

2º simulado História Moderna da Formação dos Sistemas internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º simulado História Moderna da Formação dos Sistemas internacionais
	1a Questão (Ref.: 201201909677)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O século das luzes representou uma ampla crítica à forma do poder vigente (Absolutismo) e propôs um novo entendimento da vida social. Dessa forma, a atuação dos iluministas ultrapassou o campo científico, e o Racionalismo, característico da época, foi aplicado à análise social em aspectos como o das relações sociais, da relação entre o governante e os governados, da relação do rei com o Estado e o da religião. A partir destas considerações, as principais formulações do pensamento político do iluminismo apoiaram-se na crítica ao absolutismo e nos seguintes fatores:
	
	
	Na negação ao racionalismo e apoio ao clero
	
	No fortalecimento do Direito Divino dos Reis
	
	Na crítica ao empirismo e ao racionalismo
	
	No apoio ao Clero e no fortalecimento da aristocracia
	 
	Na negação do Direito Divino dos Reis e da participação da Igreja na vida pública.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201201920249)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Podemos apontar como resultados da Revolução Inglesa, exceto:
	
	 
	A Revolução Inglesa eliminou a autonomia financeira do poder real, confiscou-lhe as propriedades, transformando o conceito de propriedade, surgindo o conceito de propriedade individual e absoluta.
	
	A reconstituição da hierarquia anglicana é uma vitória dos presbiterianos contra o movimento anárquico das seitas radicais. Mas o clero fica submetido ao Parlamento, como funcionário do Estado.
	 
	No plano econômico, não houve nenhuma mudança na estrutura agrária, com a manutenção das terras que pertenciam a nobreza e seus privilégios, que foram marca significativa após o término do processo revolucionário.
	
	No plano religioso, o antigo clero anglicano, importante para a sustentação do absolutismo, teve seus bens confiscados e foi privado de sua autonomia.
	
	O desenvolvimento econômico levou à antiga nobreza feudal a produzir para o mercado, um mercado sensivelmente ampliado no plano interno pela incorporação definitiva da Escócia e da Irlanda.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201201980267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Entre os séculos XVI e XVIII, consolida-se na Europa Ocidental uma nova arquitetura da sociedade que se compõe dos seguintes aspectos: capitalismo comercial, política mercantilista, sistema colonial, sociedade estamental, Estado Absolutista, intolerância religiosa, racionalização e laicização cultural. O Estado Absolutista é o traço marcante desse conjunto e seu elemento unificador simbolizando esse período que ficou também conhecido como Antigo Regime. Nele, o soberano exerce o poder de forma autocrática, sustentado em condições materiais e numa tradição mística originária da Idade Média. Não se trata, pois, meramente de uma época de transição entre o Estado Feudal e o Estado Burguês que nasceria da Revolução Francesa no século XVIII. Corresponde a forças sociais e culturais claramente definidas na época moderna." 
(ARRUDA, S. S. História Moderna e Contemporânea. Bauru. EDUSC, 2004, P.81). 
I. Os conflitos sociais foram condição fundamental do fortalecimento do poder absoluto dos reis. O próprio rei instigou a luta entre os segmentos sociais, aproveitando-a para sobrepor-se a eles. 
II. A Holanda, a primeira nação marítima e comercial e o grande centro das feiras da Europa, viveu integralmente esse processo de consolidação do Estado Moderno. 
III. A chave para o exercício do poder absoluto dos reis é o monopólio da arrecadação de impostos, que cria os meios políticos para a expansão comercial e territorial. 
IV. A arte de governar é a questão central do Estado Moderno. O segredo é a governabilidade, isto é, o conjunto dos procedimentos e estratégias que permitem o exercício pleno do poder; poder absoluto que apresentava o rei como o representante de Deus na terra. 
V. O Estado Moderno pode ser entendido como uma etapa de transição entre o Estado Feudal e o Estado Burguês. 
A partir do texto e das afirmativas, assinale o que for correto.
	
	
	Estão corretas as afirmativas III, IV e V.
	 
	Estão corretas as afirmativas I, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e V.
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201201980487)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as características da colonização européia na América, são corretas as opções a seguir, com exceção de uma. Assinale-a.
	
	
	Organização da mão-de-obra indígena através da encomienda e da mita.
	
	Utilização de mão-de-obra escrava nas plantations (Caribe).
	 
	Organização social favorável à miscigenação entre brancos e índios (as Treze Colônias).
	
	Utilização de mão-de-obra escrava nas plantations (no sul dos Estados Unidos).
	
	Organização social de base aristocrática, diferenciando chapetones e criollos
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201201980303)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Renascimento, Expansão Marítima e Comercial Européia. Estado Nacional, Reforma são assuntos que necessariamente devem ser relacionados, pois o processo histórico que envolve a Europa Ocidental na época é globalizante e os fatos se interpenetram." 
A afirmativa acima pode ser considerada:
	
	
	Verdadeira - se entendermos Renascimento e Expansão Marítima e Comercial Européia como um só feito, o do Renascimento Comercial no Ocidente Mediterrâneo.
	
	Falsa - pois o movimento comercial europeu estava ligado exclusivamente ao fechamento do Mediterrâneo pelos turcos, em nada se relacionando como Renascimento ou a Reforma que são de fundo religioso.
	
	Falsa pois o Estado Nacional teve seus fundamentos em etapa posterior, principalmente no século XVIII, cor-n a Revolução Francesa, enquanto os demais movimentos indicados são do século XVI.
	
	Falsa - pois o Renascimento foi um movimento intelectual. artístico, sem nenhuma relação com o processo de evolução comercial, política ou religiosa européia.
	 
	Verdadeira - pois os fenômenos históricos da época, para a região assinalada, não podem ser tomados em separado, sob pena de não entendimento do processo histórico do Ocidente.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201201920246)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que concerne ao Anglicanismo, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
	
	 
	No Anglicanismo, o rei era subordinado à Igreja, que exercia a posição de autoridade suprema dentro do reino, cabendo à ela as decisões políticas mais significativas.
	
	A Igreja Anglicana transformou-se em um instrumento direto de poder do Estado.
	
	No Anglicanismo preservam-se os aspectos externos do catolicismo, integrados à teologia calvinista, assentada na doutrina da predestinação.
	
	Os sermões pronunciados nas cerimônias religiosas eram produzidos pelo poder político, sendo a mais importante forma de comunicação entre o Estado e seus súditos.
	
	A ética calvinista e os seus ensinamentos estimulavam o trabalho metódico, perseverante e ordenado, o que resultaria em processo de acumulação de capital.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201201921044)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta sobre as Revoluções Inglesas do século XVII.(Questão questão adaptada de concurso público municipal)
	
	
	(D) A questão dinástica, principal fator da Revolução Gloriosa de 1688, foi resolvida pela dinastia de Orange, de grande prestígio entre os burgueses.
	
	E) O princípio iluminista segundo o qual o rei reina, mas não governa foi adotado quando da vitória da Revolução Puritana, e o radicalismo que suscitou resultou na decapitação do monarca.
	
	C) Mais do que a satisfação dos desejos de uma burguesia ainda incipiente, a Revolução Puritana buscava intensificar os cercamentos e controlar os diggers, originados pelo êxodo rural e muito violentos.
	
	(B)O problema religioso foi o fator mais atuante que opôs os calvinistas ao absolutismo anglicano na Revolução Puritana.
	 
	(A) A obstinada tentativa dos Stuarts de impor a unidade religiosa chocou-se com o fortalecimento da gentry e da burguesia urbana, já hostis às regulamentações e privilégios impostos pelo absolutismo.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201201980279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção que caracteriza a economia colonial estruturada como desdobramento da expansão mercantil européia da época moderna.
	
	
	O caráter exportador da economia colonial foi lentamente alterado pelo crescimento dos setores de subsistência, que disputavam as terras e os escravos disponíveis para a produção.
	 
	A lavoura de produtos tropicais e as atividades extrativas foram organizadas para atender aos interesses da política mercantilista européia.
	
	A implantação da empresa agrícola representou o aproveitamento, na América, da experiência anterior dos portugueses nas suas colônias orientais.
	
	A produção de abastecimento e o comércio interno foram os principais mecanismos de acumulação da economia colonial.
	
	A descoberta de ouro no final do século XVII aumentou a renda colonial, favorecendo o rompimento dos monopólios que regulavam a relação com a metrópole.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201201958973)
	
	Os Estados Nacionais são uma invenção moderna.  Até então conceitos como Nação e Estado não estavam esclarecidos, debatido e organizados.  Discuta a ideia de Nação, mostrando como a mesma está relacionada ao contexto do século XVIII.
	
	
Sua Resposta: O conceito de Estado e nação corresponde a um período de nacionalismo do Ocidente e ao seu processo de industrialização. Isto gerou os investimentos tecnológicos e como consequência, os lucros vieram. Tudo isto gerou uma economia nacional e uma capacidade militar de defesa e de ataque. O Estado Nação se afirma como meio de impor uma soberania, com um poder centralizado sobre um povo, com uma língua, cultura, moeda em comum. Com forças armadas próprias e com território com fronteiras definidas.
	
Compare com a sua resposta: Nação tem relação com a determinação de fronteiras e a identificação dos grupos com uma identidade nacional.  Seus sistemas econômicos, sociais e políticos se relacionam a organização cada veza mais centralizada e com uma cuidadosa burocracia estatal.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201201952959)
	
	Relacione o Mercantilismo e à Expansão Marítima com a construção de um sistema internacional de características capitalistas.
	
	
Sua Resposta: Após Portugal e Espanha saírem na frente na expansão marítima, pois já tinham seus poderes centralizados e, para continuarem a formação de suas nações, precisavam sair a procura de riquezas e metais preciosos para cunhar moedas e adotarem uma moeda única. Quando descobrem novas colonias, adotam um conjunto de práticas políticas e comerciais, marcado sobretudo, pela intervenção e centralização do Estado na economia. Toda produção colonial era voltada para os interesses das colonias e, estas impunham normas características do mercantilismo, que eram baseadas no acúmulo de riquezas, monopólio comercial, com mão de obra barata,o que favoreceu o florescimento da burguesia e o desenvolvimento do capitalismo.
	
Compare com a sua resposta: O aluno de conceituar capitalismo, e notar como a uma mudança da escala do comércio a partir do século XV.

Outros materiais