Buscar

AD1 Língua Portuguesa Instrumental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
	AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 (AD1) – 2017.2
Data limite de entrega 15/08/2017
Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental
Coordenador (a): Helena Feres Hawad
Aluno (a): Letícia Luci Pinto dos Santos
Matrícula: 17212080253
Polo: CEDERJ Petrópolis
Tutor: Barbara Kreischer
Os professores do ensino básico devem ser proibidos de abordar questões referentes à sexualidade em sala de aula?
A sexualidade hoje, está presente no dia a dia de crianças e adolescente através dos mais variados meios de informação, redes sociais, mídias, internet entres vários outros. A muito esse tema tem gerado grande polêmica, pois sempre foi mal visto perante a sociedade. Apesar da globalização e o grande acesso a informação terem contribuído para modificar de maneira significativa o tratamento de questões ligadas ao sexo e a sexualidade, esse assunto continua sendo um grande tabu. 
Negar a existência da mesma dentro das escolas não é indicado, e muito menos saudável, é muito melhor que elas tenham acesso a essas informações de forma orientada, evitando com isso informações muitas vezes errôneas e distorcidas vindas de fontes nem sempre confiáveis.
Sendo assim o tema não deve ser ignorado nas escolas, visto que está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um assunto que deve ser trabalhado de forma transversal e interdisciplinar durante toda a Educação Básica, assim como ética e meio ambiente. 
Vale salientar que, para que isso ocorra de forma eficiente, professores e gestores devem ser orientados e se manterem bem informados sobre assunto, ensinar de forma neutra para que não ocorra preconceito, é fundamental que haja um ambiente de respeito, é necessário entender que o Brasil é um País laico, sendo assim, a escola pública também, e não deve, o assunto, de forma alguma, ser tratado por questões religiosas.
Reprimir o assunto, impedindo que profissionais da área de educação ajudem crianças e adolescentes a desvendar os vários mitos que rodeiam o temido assunto sexualidade, de nada adianta. No entanto com métodos pedagógicos bem definidos e ajuda dos pais, podemos passar um entendimento melhor sobre, auxiliando-o na tomada de decisões e na reflexão sobre as questões relacionadas à sexualidade, podendo-se obter um comportamento mais adequado por parte dos estudantes e ajuda-los a entender que, todas as pessoa, independente de sexo, orientação sexual, religião, raça, cor, e condições sócio-econômicas têm o direito de exercer a sua sexualidade com prazer e responsabilidade, desde que não se fira os direitos humanos.

Outros materiais