Buscar

REDACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Localize as expressões coloquiais (gírias, regionalismos, expressões populares e as impropriedades gramaticais) utilizadas nos textos abaixo; depois, reescreva-os em linguagem formal. 
a) Tendo em vista que é demais o que tá acontecendo aqui no setor, de uns dias pra cá, agora quem matar trabalho vai ter que se virar e providenciar atestado médico. Quem não dançar conforme essa música pode ter o dia de labuta descontado no salário. E isso tá na Lei.
Reescrita: 
b) Essa convocação aqui tá chamando todos os delegados do sindicato pra se juntarem aos operários na Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, pra a gente discutir como dar fim nos abusos que estão acontecendo com os camaradas que trampam no chão da fábrica. 
Reescrita:
2. O texto seguinte é um comunicado-relato de fatos e decisões a ser remetido a um grupo de trabalho. Contudo, as informações estão apresentadas de forma excessivamente pessoal, de maneira que imprimem à mensagem caráter subjetivo e pouca credibilidade. Reescreva-o procedendo à impessoalização. 
Como os senhores podem conferir comigo em registros disponí- veis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando percebi essa discrepância, convoquei uma reunião com dirigentes, na qual expus toda a situação. Prontamente atenderam às minhas reivindicações e analisaram os documentos que estavam comigo. Assim, deliberamos o seguinte: até eu apurar e esclarecer os fatos, ficam suspensas as atividades dos setores envolvidos. 
Reescrita:
3. Reescreva os textos a seguir, utilizando a estratégia de impessoalização predefinida. 
a) Impessoalize o texto, aplicando estruturas passivas com apagamento de agente. Estou convocando os Senhores Acionistas a participarem da Assembléia Geral Extraordinária, em que explicarei as novas normas em vigor para seus planos. Agradeço a todos. 
Reescrita:
b) Impessoalize com o uso da primeira pessoa do plural (nós). Minha empresa é responsável por desenvolver estudos sobre as condições de permanência de estrangeiros no Brasil. Também presto esclarecimentos sobre legislação e publico informes periódicos. 
Reescrita:
c) Impessoalize com o uso de construções verbo + se Sei da necessidade de eu buscar novas parcerias. Desejo que, no próximo semestre, haja mais sucesso. Agradeço a orientação dispensada. 
Reescrita:
4. Reescreva os excertos abaixo a fim de adequá-los às recomendações apresentadas anteriormente, identificando o pronome de tratamento adequado em cada caso: 
a) Informamos ao Ilmo. Sr. que vosso pedido de afastamento para realizar curso de aperfeiçoamento profissional foi aprovado pela Direção do Centro. 
Reescrita: 
b) Alertamos ao Digníssimo Senhor que vossa correspondência foi entregue sem atraso. 
Reescrita:
c) Em vossa comunicação, o Senhor ressalva a necessidade de que fossem levadas em consideração as características socioeconômicas regionais para a aprovação do projeto. 
Reescrita:
d) Ilustríssimo Senhor Roberto, Convido o Senhor para participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Estadual sobre o Uso Eficiente de Energia, a ser realizado... 
Reescrita:

Outros materiais