Buscar

Aula 8 - AN ESTATÍSTICA

Prévia do material em texto

Rosemar, tudo bem?
      A sua postagem está correta. Na aula 8, quando você soma e subtrai o valor de um desvio padrão em relação a média, quantos por centos dos dados existem nesse intervalo de valores? 
Att
Iran Aragão
Aula 8: Distribuição Normal e Gráficos de Dispersão
Curva Normal
Diversos tipos de variáveis são utilizadas em um estudo estatístico. É importante entender o conceito matemático de uma variável. Chamamos variável aquilo que se refere a um determinado aspecto do fenômeno que está sendo estudado.
Se uma amostra tiver 50 indivíduos, podemos referir-nos a X como sendo a variável nota de estatística e a X30 como a nota de um indivíduo particular, no caso o trigésimo. É comum na literatura encontrarmos letras maiúsculas para a notação de variáveis e as correspondentes letras minúsculas para referência aos valores particulares assumidos por essa variável. Porém, neste resumo procuraremos evitar essa forma de notação.
Entre as distribuições teóricas de variável aleatório contínua, podemos considerar a distribuição normal como uma das mais empregadas. 
A observação cuidadosa mostrou que a ideia de que distribuição normal não correspondia à realidade de todos os fenômenos da vida real. De fato, não são poucos os casos representados por distribuições assimétricas (não normais). 
Mas a distribuição normal tem papel predominante na Estatística, e os processos de inferência nela baseados possuem vasta aplicação.
Característica do gráfico da distribuição normal de frequências:
A variável aleatória X pode assumir todo e qualquer valor real;
A probabilidade de a variável aleatória X assumir qualquer valor real corresponde à área total sob a curva, ou seja, a área total entre a curva e o eixo das abscissas, que é igual a 1;
A densidade de probabilidade é mais alta no meio e diminui gradualmente em direção às caudas. Logo, as extremidades da curva normal aproximam-se indefinidamente do eixo das abscissas sem tocá-lo, isto é, a curva normal é assintótica em relação ao eixo das abscissas;
6) Por ser padrão, todos os momentos e coeficientes de assimetria são iguais a zero, e o coeficiente de curtose é igual a 0,263.
Estatística da Área de Gestão
Uma variável aleatória normalmente pode assumir um valor em um determinado intervalo, e o principal interesse é determinar a probabilidade dessa variável.
Cada distribuição normal possui uma função geradora da curva. O cálculo dessa área necessita de conhecimentos matemáticos mais específicos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes