Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO AULA 6
	1a Questão (Ref.: 201202088280)
	
	Filósofo que propõe uma análise do tempo e que o divide em tempo real e tempo vivido, ambos concepções de uma mesma realidade mas diferentes em suas atuações na vida dos indivíduos.
	
	
	Charles Proudhon
	
	Sigmund Freud
	
	Claude Cartier
	
	Emile Zola
	 
	Henry Bergson
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202088279)
	
	Filósofo que percebeu a importância do tempo em suas análises, Henry Bergson se dedicou a analisá-lo como elemento muito importante em sua construção filosófica. Para ele:
	
	
	Podemos calcular o tempo de acordo com nossas propostas de análises e nossos interesses a partir de uma visão capitalista.
	
	Cada instante que passamos compõe nosso presente e irá unir-se aos elementos que fazem parte de nossa vida naquilo que chamamos de futuro.
	 
	O tempo vivido é incompreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é passível de compreensão.
	
	O tempo era algo imutável e vivido da mesma forma por todos os indivíduos em todos os lugares, o que lhes permitia sempre ter concepções idênticas.
	
	O tempo não se desdobra em momentos diferentes e não é possível estabelecer os espaços de passado e presente.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202130956)
	
	Para este filósofo, a concepção de tempo é fundamental e sua filosofia apresenta claramente essa questão ao ver o tempo como um elemento fundamental em sua construção filosófica. Sua crítica decorre do fato de que muitos desconsideram o tempo real, aquele realmente vivido e passível de análise. Em sua obra, este filósofo analisa que o tempo não é passível de ser calculado, por isso sua visão acerca dele é diferente de outras. O tempo vivido é incompreensível, diferente do tempo analisado pela ciência, que é passível de cálculo e análise. O filósofo vê uma multiplicidade de momentos ligados uns aos outros por uma unidade que os atravessa como um fio, uma representação que exprime a multiplicidade e a unidade como concepções antagônicas onde a diferença está na possibilidade de ênfase em um ou outro dos aspectos já mencionados. Assim, assinale a alternativa que corretamente apresenta o nome do pensador que é autor da teórica mencionada neste enunciado:
	
	
	Comte.
	 
	Bergson.
	
	Husserl.
	
	Marx.
	
	Bachelard.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202129960)
	
	Uma das principais características do pensamento filosófico formulado por Henri Bergson foi a crítica ao racionalismo, que é uma tradição muito importante para a filosofia ocidental. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define a crítica de Bergson ao racionalismo.
	
	
	Ao defender que a razão é o principal atributo da natureza humana, Bergson negou a tradição filosófica fundada na antiguidade por Sócrates.
	 
	Ao pensar o tempo também como uma construção psicológica e individual, Bergson criticou um dos principais conceitos do racionalismo moderno.
	
	Ao criticar a tradição do sofisma grego, Bergson defendeu as ideias dos filósofos racionalistas, como, por exemplo, Platão e Aristóteles.
	
	Ao fundamentar sua reflexão filosófica no conceito de verdade. Henri Bergson criticou o ceticismo epistemológico característico da tradição racionalista.
	
	Ao definir a matemática como a ciência mais importante, Bergson propôs o rebaixamento epistemológico da filosofia.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202088282)
	
	Quando analisamos o tempo que passou, nossa infância e os aspectos que fizeram parte desse período de nossas vidas, nos vem à mente questões e reflexões que ficaram no nosso passado e, muitas vezes, devido a correria de nosso dia-a-dia, deixamos de nos lembrar desses pequenos detalhes. De acordo com a análise de Henry Bergson a respeito da concepção de tempo, o tempo vivido, é correto afirmar :
	
	
	O tempo vivido é sentido por todos nós e compõe o nosso universo de análise acerca de nossas vidas, podendo ser clara e amplamente medido.
	
	O tempo vivido se une ao tempo físico e ambos dão conta de todo o nosso tempo, mas o tempo físico não é passível de medição.
	
	Para Bergson, passado e futuro são totalmente distanciados e cada um pode ser apreendido somente no seu tempo.
	
	Ao analisarmos o tempo vivido e o tempo real, percebemos claramente a junção de ambos na concepção de vida do indivíduo e como fazem parte de um futuro possível de ser analisado e quantificado.
	 
	O tempo vivido é qualitativo e incompreensível para a lógica, não sendo passível de análise por já ter sido vivido.

Outros materiais