Buscar

Neuro Substância Cinzenta Própria da Ponte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Substância Cinzenta Própria da Ponte.
Núcleos Pontinos – São pequenos aglomerados de neurônios dispersos em toda base da ponte. Neles terminam fazendo sinapse, as fibras córtico-pontinas. Os axônios dos neurônios dos núcleos constituem as fibras transversais da ponte, também chamadas fibras pontinhas ou ponto – cerebelares. Estas fibras de direção transversal cruzam o plano mediano e penetram no cerebelo pelo pedúnculo cerebelar médio, ou braço da ponte Forma-se, assim, a importante via córtico-ponto-cerebelar.
Núcleo olivar superior - Núcleo da via auditiva envolvido na localização do som. Recebe fibras provenientes dos núcleos cocleares e envia fibras para o colículo inferior ipsilateral, através do lemnisco lateral.
Corpo trapezoide - Formado por fibras provenientes dos núcleos cocleares que cruzam o plano mediano e se infletem cranialmente para formar o lemnisco lateral.
Lemnisco lateral - Pertencente à via auditiva, composto por fibras que fazem sinapse no colículo inferior.
Fibras Transversais
Fibras transversas da ponte (fibras pontinas ou ponto-cerebelares): fibras que cruzam o plano mediano e penetram no cerebelo pelo pedúnculo cerebelar médio. Participam da via córtico-ponto-cerebelar.

Outros materiais