Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Cheila Szuchmacher
NO PRINCÍPIO:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA
Na Idade Média, com o modo de produção feudal, as crianças eram criadas pelas famílias e, somente os filhos dos aristocratas (do gênero masculino) frequentavam instituições de ensino religiosas. Nesse período, as crianças eram vistas como pequenos adultos e as vestimentas e tratamentos fornecidos não eram específicos par a suas idades.
A INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jean Jaques Rousseau (1712 - 1778) viveu no Período Iluminista e é considerado o “Pai da Pedagogia Moderna”. O ponto de partida do pensamento de Rousseau se situa nas ideias escritas em sua obra: “Contrato social” (Livro I, cap. I): “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, assim como, o homem nasce livre, mas por toda parte se encontra acorrentado”. 
PENSAMENTO PEDAGÓGICO CRISTÃO X PESAMENTO PEDAGÓGICO DE ROUSSEAU
Para Rousseau, se o desenvolvimento da criança fosse estimulado através da educação, a bondade natural poderia ser protegida da influência corrupta da sociedade. Ele afirmou que a escola cristã, que creditava que a natureza humana era essencialmente má, não era adequada para o desenvolvimento infantil, porque pretendia suprimir tal essência má e moldá-la para o bem. Rousseau também alertou que essa forma de tratar as crianças antecipava a formação do espírito, sem que elas estivessem preparadas para compreender a verdade dos fatos.
“EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO”
O pensamento educacional proposto por Rousseau foi altamente revolucionário. Ele escreveu uma proposta pedagógica (em forma de Romance) que se encontra em sua obra: “Emílio ou da educação” (1757), que indica como os pedagogos deveriam agir com seus alunos. É preciso lembrar, que no séc. XVIII as crianças eram compreendidas como adultos em miniatura. Portanto, Rousseau quebrou um paradigma educacional e iniciou uma nova forma de compreender a infância e a juventude. 
EDUCAÇÃO NEGATIVA
Rousseau propôs a Educação Negativa que:
Não ensinava virtudes, mas impedia os vícios;
Não inculcava a verdade, mas protegia contra o erro;
Não agia, mas sim, deixava a criança sem fazer nada;
Para Rousseau, a criança iria ao encontro da verdade quando estivesse pronta para compreendê-la. Ele era contra leituras antes dos quinze anos, pois acreditava que a criança não deveria ter contatos precoces com o mundo social, para não sofrer influência de suas mazelas.
Rousseau foi o primeiro pensador a escrever sobre as fases do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. Para ele, a marcha da natureza humana e o processo de maturação dos alunos deveriam ser respeitados pelos pedagogos. Para isso, ele classificou o processo de desenvolvimento humano em cinco fases: 
1a) Até cinco anos - nessa fase a ação pedagógica deveria priorizar o desenvolvimento corporal e sensitivo, iniciando o processo de tomada de autoconsciência dos alunos, objetivando a aprendizagem locomotora e linguística; 
2a) Cinco a doze anos - nessa fase a criança já possui ideias próprias, possibilitando a aprendizagem das primeiras noções de moralidade; 
3a) Doze a quinze anos - nessa fase a natureza e a experiência ainda deveriam regular o processo educativo. No entanto, já seria possível perceber o desenvolvimento de faculdades cognitivas, não encontradas nas fases anteriores. Os alunos começavam a desenvolver processos cognitivos mais complexos, como, por exemplo: a capacidade de examinar, comparar, classificar, analisar e julgar;
4a) Quinze a vinte anos - fase na qual se expressa a adolescência marcada pelas crises de relacionamento e descoberta do sexo. O pedagogo deveria cuidar para que as paixões não comprometessem a integridade dos alunos;
5a) Fase adulta - na última fase o aluno se encontraria apto para exercitar plenamente sua liberdade, cumprindo seu papel de homem e cidadão.
PROPOSTA EDUCACIONAL DE ROUSSEAU
Rousseau atribuiu à civilização a responsabilidade pela origem do mal e afirmou que somente a educação poderia levar os indivíduos, novamente, ao caminho do bem. Os objetivos da proposta educacional de Rousseau se embasaram em dois grandes princípios: 
1o) O desenvolvimento das potencialidades naturais das crianças e; 
2o) O afastamento das crianças dos males sociais.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial caracterizada pela transição do modo de produção feudal (Feudalismo) para o modo de produção fabril (Capitalismo) provocou inúmeras mudanças sociais. As famílias passaram a se organizar e se estruturar de forma diferente. As mulheres passaram a trabalhar nas fábricas, alterando a forma de cuidar dos lares e dos filhos. A expectativa de vida das crianças era baixa, tendo em vista que ela também eram submetidas ao trabalho fabril (recebiam menos que os adultos e não tinham cuidados em relação a higiene e a alimentação).
MAUS TRATOS
Com o crescente número de horas dos pais nas fábricas, fundições e minas de carvão, muitas mães passaram a deixar seus filhos sob os cuidados de outras mães que ao invés de trabalharem nas fábricas prestavam esse serviço. Criou-se uma nova oferta de emprego, mas as crianças sofriam maus tratos. Os castigos (físicos e morais), a má alimentação e a falta de higiene faziam parte dessa rotina. Não havia uma proposta instrucional formal, mas algumas cuidadoras realizam atividades de canto, memória de rezas e textos bíblicos e atividades relacionadas aos bons modos e costumes.
LEGISLAÇÃO TRABALHIS TA NA INGLATERRA
1802 - A jornada de trabalho infantil passa a ser de 12 horas diárias;
1819 - É proibido o trabalho de menores de 9 anos nas fábricas de algodão;
1824 - A associação dos trabalhadores é legalizada;
1833 - Crianças de (10 a 13 anos) passam a trabalhar 48 horas semanais e de (13 a 18) 69 horas. São estabelecidas apenas duas horas para a escola.
1842 - Proibição do trabalho infantil feminino nas minas;
1871 - É legalizado o direito e a formação de sindicatos;
1878 - As mulheres passam a trabalhar 56 horas e meia nas fábricas de algodão e 60 horas nas demais fábricas;
1908 - Surgem os primeiros sistemas de seguro social;
1919 - É estabelecida a jornada de 8 horas diárias de trabalho.
AS PRIMEIRAS INSTIRUIÇÕES DE ENSINO INFALTIL
Surgiram na Europa e nos Estados Unidos e tinham como objetivo cuidar e proteger as crianças enquanto suas mães trabalhavam. O surgimento da Educação Infantil está relacionado à transformação da família no período da Revolução Industrial. Segundo Didonet, sua origem se baseia no trinômio: mulher-trabalho-criança.
ESCOLA DE PRINCIPIANTES OU ESCOLA DE TRICOTAR
Criada pelo pastor Oberlin (França - 1769). Atendia crianças de dois a seis anos. Oberlin criou apenas um programa de passeios, trabalhos manuais e histórias contadas com gravuras, nas quais suas escolas de tricô tinham como objetivo, por meio do trabalhos das mulheres da comunidade, tomar conta de crianças, ensinando-lhes a bíblia e a tricotar. As crianças aprendiam bons hábitos, valores morais, as letras do alfabeto, a pronuncia correta das palavras e religião.
ESCOLA DE ROBERT OWEN
Criada em 1816 em New Lanark (Escócia). Atendia crianças de dezoito meses até adultos de vinte e cinco anos. Tinha como objetivo trabalhar lições que tratavam da natureza, exercícios de dança, canto e coral. Portanto, o objetivo não era apenas cuidar e proteger as crianças, havia um objetivo pedagógico, que possibilitava o desenvolvimento do raciocínio e o julgamento correto diante de diversas situações propostas pelo professor.
FRIEDRICH WILHEM FROEBEL
Criou o primeiro Jardim da Infância com objetivo exclusivamente pedagógico por volta de 1840. o objetivo de Froebel era. cuidar, proteger e educar a criança. No entanto, ele também pensava na transformação da família, tendo em vista o bem estar das crianças.
REFERÊNCIAS:
RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Rio de janeiro: Bertrande Brasil, 2003.
GHIRALDELLI, Paulo. (Org.).
O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MACHADO, Lourdes Santos. Os pensadores: Rousseau, vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 1990.
 
www.uniaodosaber.blogspot.com
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/42/normas.pdf
http://www.brasilescola.com/biografia/robert-owen.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais