Buscar

REDAÇAO E PROVA DISCURSIVA GESTAO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. O orçamento é constituído de planos específicos em determinados períodos e contém na sua base as unidades monetárias que visam atingir objetivos programados. Praticamente é o plano financeiro para implantar a estratégia da empresa em determinado exercício. Com base nessas premissas, escreva uma redação com o tema: ORÇAMENTO DE CURTO PRAZO E ORÇAMENTO DE LONGO PRAZO.
RESPOSTA ESPERADA:
O orçamento de curto prazo (geralmente um ano) é bastante detalhado e subdividido de acordo com as áreas da empresa, pois a cada mês ou semana vários fatores e condições externas e internas impactam nos seus resultados. A função é quantificar os planos e estabelecer as metas operacionais que determinam o que fazer, quando fazer, como fazer e quais recursos utilizar. O orçamento de longo prazo orienta a realização dos objetivos estratégicos, pois em longo prazo vários fatores como a dinâmica da política governamental ou influência de decisões bilaterais podem impactar a longo prazo nas empresas.
QUESTÃO:
1. Análise do fluxo de caixa pelo método indireto está dividida em diversas partes como o Caixa Bruta de Caixa, Acréscimo de Fontes Operacionais, Acréscimo de Aplicações Operacionais e também o Caixa Gerado e Utilizado nas Operações. O que se entende quando o Caixa Gerado e Utilizado nas Operações apresenta resultado positivo ou negativo, e o quê fazer desses resultados apurados?
RESPOSTA ESPERADA:
No Caixa Gerado e Utilizado nas Operações, caso o valor esteja positivo, significa que a empresa conseguiu gerar caixa conforme as suas atividades de cobranças dos clientes, ou consequentemente a redução do pagamento dos fornecedores, salários dos funcionários, em decorrência da redução dos gastos que a empresa planejou. E esses saldos positivos podem ser aplicados no mercado financeiro ou na ampliação da própria empresa. Caso o saldo esteja negativo, significa que a empresa não foi suficientemente eficaz na área de cobrança dos seus clientes, ou o resultado das vendas ficou aquém do desejado, ou a empresa necessitou realizar muitos desembolsos com fornecedores ou salários (rescisões contratuais, novas contratações). Nesse caso, a empresa necessitará recompor o seu caixa com novos empréstimos ou aumento do capital social (medidas de curto prazo) e a longo prazo o gestor deverá planejar redução de custos ou investimentos.
QUESTÃO:
2. A empresa deverá optar pelo tipo de orçamento que melhor se adequar ao seu ramo de atividade e aos objetivos pretendidos, e assim gerar as melhores informações aos gestores. Dentre os quatro tipos de orçamentos está o Orçamento de Tendências. Explique a sistemática desse tipo de orçamento.
RESPOSTA ESPERADA:
O Orçamento de Tendências busca as informações do passado para projetar o futuro. Desta forma, as vantagens estão em manter os históricos das operações (atividades) da empresa. É elaborado com base em uma média, geralmente nas atividades e operações que a empresa já realizou e que permite obter determinadas informações do histórico da empresa para projetar o futuro. A desvantagem está em não perceber certas ineficiências que ocorreram no passado e assim projetar essas ineficiências para o futuro.

Outros materiais