Buscar

A SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO DE 1988
Um dos maiores desafios enfrentado bravamente pela sociedade foi à concretização do Direito à saúde. A Constituição Brasileira de 1988 afiança a todas as pessoas o direito à saúde, preventiva, curativa e farmacêutica integral conforme descrito nos artigos 5º, inciso XXXV e 196. Existem diversos dispositivos constitucionais para a devida validação e concretização desses direitos.
Apesar do artigo 196 da Constituição Federal determinar que "a saúde é direito de todos e dever do Estado", muitas pessoas acabam tendo que recorrer à Justiça para conseguir ter acesso a medicamentos e tratamentos que deveriam ser ofertados pelo sistema público de saúde. O direito à vida e à saúde integral, nesse diapasão não pode ser programático, devem ser cumpridos de forma imediata, pois estão intrinsecamente relacionados aos direitos fundamentais individuais.
Quando se fala em direitos humanos, todos nós somos iguais. Mas, quando se fala em direitos à saúde, há de se levar em conta a singularidade de cada qual, e a possibilidade de o Estado atendê-los com a igualdade possível.
A saúde integrada com a humanidade de forma macro, nessa esteira de raciocino, é cediço que o objetivo principal é proteger o bem jurídico de maior relevância para o nosso ordenamento jurídico, o qual constitui direito que exige prestação positiva do estado como um direito cujo sujeito não é um indivíduo, ou alguns indivíduos, mas todo um grupo.
A assistência à saúde, conforme descrita no texto constitucional brasileiro de 1988 está longe de ser uma realidade, simboliza um mero compromisso em sua maioria político, um horizonte a ser perseguido. É utópica e inatingível a idéia de que uma saúde ótima reflete um Estado equilibrado, onde o que predomina é o valor a vida. 
Disso se extrai que a saúde, como direito da pessoa, só pode ser alcançada em um Estado de Direito, que tem atos alicerçados na ordem jurídica. Por isso tem de existir mesmo que gradativamente a positivação dos direitos humanos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais