Buscar

Av1 de História da Enfermagem 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0011_AV1_201308058004 » HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 
	Professor:
	MARA LUCIA AMANTEA
	Turma: 9023/X
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/04/2014 15:59:01 
	
	 1a Questão (Ref.: 201308087885)
	5a sem.: Florence Nightingale - Teoria Ambientalista
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal e engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Baseado na presente afirmativa, marque a resposta verdadeira.
		
	
	Ventilação, iluminação, calor, recreação, odor, alimentação e limpeza.
	
	Iluminação, ventilação, saúde, calor, odor, limpeza e alimentação
	
	Ventilação, doença, iluminação, calor, ruído, limpeza e odor.
	
	Ventilação, iluminação, calor, odor, alimentação, ruído e limpeza.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308087874)
	5a sem.: Florence Nightingale
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Florence Nightingale aplicou o Nightingale Found, recolhido enquanto ela esteve na Guerra da Crimeia, para fundar a Escola Nightingale. A proposta de uma escola para treinar enfermeiras não foi bem aceita sem muitas críticas no meio médico. Uma grande parte deles achava que elas deveriam continuar como estavam e que um treinamento em escola só iria implicar invasão do domínio médico. Porém, Florence Nightingale não abriu mão da sua vontade e fundou a sua Escola para Enfermeiras. Qual o dia, mês e ano em que a Escola para Enfermeiras foi fundada? 
		
	
	24 de junho de 1860
	
	26 de junho de 1860
	
	13 de agosto de 1910
	
	21 de outubro de 1854
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308087783)
	1a sem.: Cuidar
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Desde os primórdios da humanidade, a prática do cuidar/cuidado expressa a organização da vida social, com a qual se confunde. Alimentar-se, abrigar-se das intempéries do tempo, descansar em segurança, proteger o corpo com vestuário adequado constituem até hoje as necessidades vitais de qualquer grupo humano. Assinale a alternativa que compreende a história do cuidar/cuidado em enfermagem através dos tempos: 
		
	
	Desde os primórdios da humanidade, a prática do cuidar/cuidado em enfermagem não expressava a organização da vida social, com a qual se confunde; com a prática existencialista.
	
	É no contexto da sobrevivência do grupo humano que não buscamos assegurar a vida, que se fundam os primeiros atos de cuidar. É também nesse contexto que se registram as bases fundamentais do trabalho de enfermagem em sua concepção filosófica.
	
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica. 
	
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época não imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica e transcultural. 
	
	Daquela época até os dias atuais, a evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram ainda nos dias de hoje.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308086899)
	2a sem.: Enfermagem como profissão
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A medida que a Enfermagem cresceu como profissão, vários Teóricos de Enfermagem desenvolveram definições consistentes com as suas estruturas conceituais. "Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades humanas básicas (psicobiológicas, psicoespirituais e psicossociais), de torná-lo independente desta assistência quando possível pelo ensino do autocuidado: de recuperar, manter, promovere a saúde em colaboração com outros profissionais". Marque corretamente o nome do teórico autor da presente teoria:
		
	
	Vera Waldow
	
	Florence Nightingale
	
	Wanda Horta
	
	Virgínia Henderson
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308086793)
	4a sem.: Florence Nightingale
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em março de 1854, a França e a Turquia declararam guerra à Rússia Tzarista expansionista e a Inglaterra aderiu ao pacto. Houve então a eclosão de um conflito que foi denominado de Guerra da Criméia.Florence Nightingale já então uma autoridade reconhecida em cuidados hospitalares ofereceu-se para levar um grupo de 38 enfermeiras (entre religiosas e leigas) para trabalhar nos hospitais militares na Criméia. Em 21 de outubro de 1854 partiu de Londres com destino a Scuttari na Turquia. Pela sua dedicação aos feridos de guerra, Florence Nightingale recebeu um famoso título. Marque a resposta verdadeira.
		
	
	A dama dos soldados
	
	Dama da Criméia
	
	Precursora da Enfermagem Moderna
	
	A Dama da Lâmpada
	
	Chefe das Enfermeiras
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308086904)
	1a sem.: CONCEITO DE CUIDAR/CUIDADO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Várias autoras estabelecem a relação Enfermagem/mulher; mãe/cuidado. O papel da enfermeira, como mãe, nutridora e educadora, amplia-se para o cuidado de doentes, idosos e necessitados. Diante desta afirmação, marque a CORRETA sobre cuidado:
		
	
	Cuidado é entendido como o fenômeno resultante do processo de cuidar. 
	
	O cuidado pode ser, unicamente, um ato individualizado que apenas desconsidera cada pessoa, isoladamente, no seu contexto de vida. 
	
	Cuidado como um fato isolado é um conhecimento oriundo do presente sem convicções históricas.
	
	Cuidar é um ato isolado de toda a inserção social.
	
	Cuidado é a reparação que nem sempre assegura a continuidade da vida, tendo como fim limitá-la.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308086950)
	3a sem.: PERÍODO DA UNIDADE CRISTÃ
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A necessidade de auxílio e de redenção aos sofrimentos, aliada à sensibilidade mística do povo, encontra expressão na religião cristã que começou a progredir (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação, marque a alternativa CORRETA sobre as abadessas do Período da Unidade Cristã:
		
	
	Desconsideravam a importância da água em sua terapêutica.
	
	Consideravam proibido a mulher obter instrução e conhecimentos.
	
	Davam importância à água para terapêutica.
	
	Recomendavam que era dispensável atuarem no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes.
	
	O diaconato representou uma falsa revolução social pelo conjunto de serviços e assistências organizadas e mantidas pela generosidade dos primeiros cristãos. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308086914)
	2a sem.: POVOS ANTIGOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A prática de saúde associa-se à prática religiosa, numa luta de milagres e encantamentos contra demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Assim, o sacerdote exercia o papel de mediador entre os homens e os deuses, investindo-se em atributos das divindades e do poder de cura, da vida e da morte (GEOVANINI, 2002). Desta forma, era proibido em alguns povos a dissecção de cadáveres em virtude de suas crenças. Portanto, marque a sentença CORRETA sobre o motivo desta afirmação:
		
	
	Em virtude de sua terapêutica rudimentar e nem sempre lógica, que consistia em cerimônias conjuratórias que afirmavam a existência de uma Farmacopeia, seria o suficiente para a prática da saúde.
	
	Era em virtude da teoria humoral que preceitua a ignorância do conhecimento em detrimento do estudo científico para o avanço da ciência.
	
	Em virtude do monoteísmo que preceitua a crença em um só Deus sendo desfavorável abrir cadáveres para estudos científicos que nada ajudavam as crenças dos povos antigos. 
	
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo de Deus, ou efeitos do poder diabólicos exercido sobreos homens. Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros.
	
	A crença era baseada no respeito aos vivos e na proximidade da religiosidade em suas vidas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308087031)
	4a sem.: Conhecimento científico
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A enfermagem tem-se desenvolvido numa estrutura particular de referência e, portanto, num tipo "particular" de conhecimento. Dizemos "particular" pois não se enquadra totalmente dentro do preconizado "conhecimento científico". Com base no trecho acima, assinale com um X as mudanças folclóricas da enfermagem no seu âmbito religioso e cultural.
		
	
	Imagem Religiosa da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Dogmática, capitalista do século XIX ao século XX
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos modernos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Calvinista, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela ética protestante, capitalista do século XV ao século XX. 
	
	Imagem Folclórica da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética protestante, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	Imagem Religiosa da enfermeira trazida dos tempos primitivos, Imagem Religiosa da enfermeira herdada do período medieval e Imagem Servil da enfermeira criada pela Ética Dogmática, capitalista do século XVI ao século XIX.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308089345)
	4a sem.: Reforma Religiosa
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A diminuição do espírito cristão exigia uma reforma, não da sua doutrina que etava acima das contingências humanas e sim dos indivíduos cujo afastamento dos princípios cristãos era causa da decadência geral. Marque a resposta falsa.
		
	
	Charles Dikens, deu nome de Sarey Gamp ao personagem no seu livro que serve para designar a pseudoenfermeira ignorante e sem ideal.
	
	São Vicente de Paulo criou a Congregação das Filhas de Caridade.
	
	O Concílio de Trento durou 18 anos.
	
	Martin Lutero, Henrique VIII e Calvino foram os principais chefes que precipitaram diversas nações europeias numa reforma, cujo ponto de contato era sua união com a Igreja de Roma.

Outros materiais