Auditoria operacional
18 pág.

Auditoria operacional

Disciplina:Gestão de Riscos Financeiros243 materiais1.372 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Auditoria operacional

		Como ciência autônoma dentro da Ciência Contábil, a auditoria possui um objetivo bem definido que pode ser entendido de múltiplas formas, EXCETO:

	

	

	
	 
	Sugerir possíveis providências que coibirão futuros erros ou futuras fraudes. 

	
	
	Comprovar, pela verificação dos registros, os fatos que alteraram o patrimônio da entidade. 

	
	
	Verificar o controle interno da entidade. 

	
	 
	Analisar as estratégias e os aspectos gerenciais da empresa. 

	
	
	Apresentar erros e fraudes.

		A maior diferença entre a auditoria externa e a interna é representada pela(o): 

	

	

	
	 
	Sigilo. 
 

	
	
	Ética. 
 

	
	
	Dependência. 
 

	
	
	Competência. 
 

	
	 
	Independência.

		O crescimento da auditoria no Brasil se deu devido a diversos fatos. Dos fatos apresentados a seguir qual não pode ser considerado um marco na evolução da auditoria?

	

	

	
	 
	Adoção do plano Real em 1994

		São objetivos da auditoria, exceto:

	

	

	
	
	Analisar as vulnerabilidades políticas do pais

	
	 
	Comprovar, pela verificação dos registros, os fatos que alteraram o patrimônio

	
	 
	Sugerir possíveis providências que coibirão futuros erros ou futuras fraudes

	
	 
	Identificar se a contabilidade é satisfatória do ponto de vista sistemático e societário

	
	 
	Verificar o controle interno da entidade

		Determinada entidade contratou uma auditoria para verificar se seu processo operacional está ocorrendo de acordo com o previstoe para buscar possíveis soluções para erros apresentados. Nesse caso, o tipo de auditoria contratada foi a:

	

	

	
	 
	Auditoria operacional. 

		A Auditoria pode ser entendida como uma ciência autônoma dentro da ciência contábil e por este motivo tem seu objetivo bem definido e representado pelas seguintes características, exceto:

	

	

	
	 
	Verificação do controle interno da entidade

	
	
	Apresentação de erros e fraudes apontadas

	
	
	Sugestão de possíveis providências que irão coibir futuros erros ou fraudes

	
	
	Comprovação, pela verificação dos registros, dos fatos que alteraram o patrimônio

	
	 
	Apresentação de soluções para conflitos internos dentro das sociedades

		Qual foi o fato que marcou o desenvolvimento da Auditoria nos Estados Unidos, em meados dos anos 1930?

	

	

	
	
	Criação do Banco Central

	
	
	Criação da Bolsa de valores

	
	 
	Criação da AIPCA

	
	
	Criação da Caixa Econômica Federal

	
	 
	Criação da SEC

		É sabido que existem diversos tipos de auditoria e cada uma tem sua função bem definida. Que tipo de auditoria pode ser definida pelo seguinte conceito: é uma forma de auditoria realizada com a utilização de análises dos planos e diretrizes de uma determinada empresa ou entidade?

	

	

	
	
	Auditoria de Sistema

	
	 
	Auditoria de Gestão

		Qual das seguintes opções está de acordo com as normas de auditoria?

	

	

	
	 
	É necessário que todos os membros das equipes de auditoria tenham independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, sendo apenas desejável que aparentem ter independência

	
	
	No ambiente governamental, as exigências de independência do auditor não são aplicáveis em decorrência da estrutura de pessoal com pouca renovação e, em geral, com um quantitativo reduzido.

	
	
	É necessário que todos os membros das equipes de auditoria tenham independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, e tal conceito não envolve a aparência de independência.

	
	 
	É necessário que todos os membros das equipes de auditoria tenham independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, assim como se exige deles que aparentem ter independência

	
	
	É necessário que o chefe das equipes de auditoria tenha independência de pensamento em relação ao órgão e às pessoas que trabalham no órgão em que está sendo executada a auditoria, assim como se exige dele que aparente ter independência, enquanto para o restante da equipe é exigido apenas que tenham independência de pensamento

		Com relação às normas técnicas relativas à execução dos trabalhos, é possível afirmar que:

	

	

	
	
	Supervisão da equipe ¿ Os membros da equipe não precisam ser adequadamente supervisionados

	
	
	Planejamento do trabalho ¿ o trabalho deverá ser adequadamente planejado porém não precisa ser documentado

	
	 
	Documentação de auditoria ¿ os trabalho realizado deverá estar documentado nos papéis de trabalho, que não são de propriedade do auditor, responsável por sua guarda e sigilo.

	
	 
	Avaliação dos controles internos ¿ Deverão ser feitos estudos e avaliação apropriados dos controles internos da empresa, como base para determinar a confiança que neles possa ser determinada, para se definirem a natureza, extensão bem como a época dos procedimentos de auditoria

	
	
	Evidenciação de auditoria ¿ Não necessariamente devem ser obtidos elementos comprobatórios suficientes e adequados por meio de inspeção, observação, indagação e confirmação para fundamentar o parecer do auditor

		Sobre as tarefas do Gerente de Auditoria podemos afirmar: I - Elaborar o planejamento do trabalho de auditoria. II - Realizar a programação da equipe. III - Discutir sobre assuntos diretamente com a gerência e com a direção da empresa auditada. IV - Revisar papéis de trabalho. V - Desenvolver o esboço do relatório de auditoria.

	

	

	
	 
	Todos os itens estão corretos.

	
	
	Somente os itens I, II, III e V estão corretos

	
	
	Somente os itens IV e V estão corretos.

	
	
	Somente o item III está correto

	
	 
	Somente os itens I, II e III estão corretos.

		O zelo profissional é uma característica marcante da pessoa do auditor e também do trabalho de auditoria. Dos fatores a seguir qual não tem ligação como zelo?

	

	

	
	
	Avaliação do ambiente de controle interno da empresa auditada

	
	
	Definição do risco de auditoria

	
	 
	Aspectos tributários da empresa auditada

	
	
	Programação das visitas às pessoas-chave da empresa auditada

	
	
	Garantia do sigilo profissional

		Sobre as características do Trainee de Auditoria podemos destacar: I - O Trainee é aquele aluno que está no último ou no penúltimo ano do curso de Graduação em Ciências Contábeis, Administração ou Ciências Econômicas. Outros estudantes podem iniciar a carreira, mas, para dar sequência a ela, eles deverão obter o grau de Bacharel em Ciências Contábeis. II - Idade não superior a 23 anos ¿ Passando dessa idade, normalmente, os estudantes já estão empregados, conseguindo salários superiores aos da posição de trainee de auditoria. Além disso, pessoas com mais experiência profissional poderiam gerar maior resistência a mudanças no perfil (algo muito comum durante os procedimentos de adequação às práticas das empresas de auditoria). III - Jovens solteiros ¿ Os casados possuem responsabilidades financeiras não compatíveis com os salários iniciais oferecidos pelas organizações. IV - Fluência no idioma inglês não é algo obrigatório ¿ Entretanto, sabemos que o conhecimento mínimo da língua é fundamental, além de precisar ser aprimorado para o crescimento na carreira, dadas as oportunidades e ecessidades em empresas com capitas estrangeiros. V - O processo de seleção é composto de diversos testes, bem como de várias entrevistas e dinâmicas de grupo ¿ momento em que um grupo de trainees é contratado.

	

	

	
	 
	Somente os itens I, II e III estão corretos.

	
	
	Somente os itens I, II, III e V estão corretos