A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Controladoria II

Pré-visualização | Página 1 de 5

Controladoria II
	
	
	
		1.
		Para adquirir um veículo para a entrega de seus produtos, uma empresa resolve utilizar parte do valor que estava aplicado em renda variável. Ao abrir mão do rendimento de sua aplicação original, a empresa gerou um(a):
	
	
	
	 
	Custo direto
	
	
	Custo divergente
	
	
	Custo indireto
	
	 
	Custo de oportunidade
	
	
	Despesa
		2.
		A empresa ABC, conhecida empresa de computadores, aumentou a sua complexidade gerencial e estabeleceu que as decisões deveriam ser tomadas em consenso durante a realização de reuniões, buscando-se a impessoalidade e a racionalidade no processo. Essa determinação, apesar de ser mais democrática, fez com que se ampliasse o número de reuniões e fossem postergadas ou ignoradas decisões que precisavam ser tomadas mais rapidamente, em resposta às modificações no mercado de computadores. Com base na situação apresentada, pode-se afirmar:
	
	
	
	
	A atitude adotada pela ABC leva em consideração a racionalidade, produtividade, eficiência e eficácia de recursos e respostas.
	
	
	A atitude adotada pela ABC foi construída segundo o modelo de uma abordagem sistêmica da organização
	
	 
	A atitude adotada pela ABC não leva em conta os aspectos gerenciais.
	
	 
	Mesmo buscando um modelo democrático de tomada de decisões, a empresa ABC teve problemas com a centralização, já que algumas decisões poderiam ser tomadas de forma mais rápida e eficiente.
		O atual foco da missão das entidades está concentrado no processo de criação de valor. Neste sentido, é correto dizer que valor é representado por(pela):
	
	
	
	 
	Preço de mercado da ação ordinária da companhia.
	
	
	Importância que uma pessoa pode consumir durante um período de tempo.
	
	
	Diferença entre as receitas e os custos incorridos.
	
	
	Diferença entre o valor da produção e os consumos intermediários.
	
	 
	Grau de alcance de um objetivo ou de uma meta predeterminada.
		FONTE: FMP ¿ RS ¿ 2011) Ao se falar em Pensamento Sistêmico, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	As fronteiras entre os sistemas, ou entre o sistema e seu ambiente são arbitrárias; os sistemas são construtos, entidades construídas cognitivamente pelas pessoas, de modo que um sistema é o que se percebe como tal.
	
	 
	A teoria dos sistemas é a continuidade do pensamento e visão de mundo, em alinhamento com o paradigma analítico de causa e efeito.
	
	
	Qualquer entendimento da ideia de um sistema compreende a falta de interação entre as partes isoladas; existência exclusiva de componentes específicos.
	
	 
	Busca entender os problemas complexos com base na multiplicidade de variáveis e interdependência de causas e efeitos, sempre na busca da solução economicamente viável.
	
	
	O enfoque sistêmico é um sistema de ideias, mas que não são caracterizados como filosofia, por não servirem de método de interpretação e utilização de conhecimentos.
		A despeito dos conceitos e características das empresas é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Toda empresa exerce uma atividade econômica que se caracteriza por eventos como consumo, troca ou produção de recursos abundantes.
	
	
	À luz da Teoria Geral dos Sistemas, a empresa é considerada um subsistema inserido num sistema maior, o ambiente externo, e está sujeita às suas pressões, traduzidas em inflação e concorrência.
	
	 
	As organizações modernas são sistemas abertos que recebem influência do ambiente e estão em constante interação com ele.
	
	
	As organizações empresariais interagem com a sociedade, pois são sistemas abertos e estáticos.
	
	 
	O ambiente remoto no qual a empresa está inserida é formado por atores ou entidades que compõem o segmento onde atua e compete.
		No enfoque sistêmico, como podemos conceituar uma relação entre recursos e saídas?
	
	
	
	
	Produção
	
	
	Sinergia
	
	
	Eficácia
	
	 
	Eficiência
	
	 
	Produtividade
		A indústria de sofás sente-se bem espera vender 8 mil conjuntos de sofás por mês. Sabe-se o que se paga para produção é $ 700,00 o conjunto, e o preço de mercado do produto final é igual a $ 1.300,00. Os gastos estimados para suportar as atividades internas desenvolvidas pela logística da empresa para comercializar o produto do exercício anterior somaram $ 1.000.000,00 para um mês, a perspectiva é que tenham comportamento constante durante o ano vindouro. Os investimentos necessários para implantação da indústria foram da ordem de $ 55.500.000,00. Supondo agora que os financiadores do projeto tinham em mente um custo de oportunidade do capital de 8% ao ano. Qual é a rentabilidade anual do investimento? E qual será a criação de valor para os acionistas estimada anualmente?
	
	
	
	 
	82,16% e 41.160.000,00
	
	
	82,16% e 45.600.000,00
	
	
	60,00% e 45.600.000,00
	
	
	74,16% e 57.600.000,00
		O valor da diferença obtida entre o valor total da empresa, avaliada por determinados critérios, e o valor dos ativos e passivos avaliados isoladamente (valor intangível adicional da empresa) denomina-se:
	
	
	
	 
	Custo de oportunidade
	
	 
	Goodwill
	
	
	Lucro contábil
	
	
	Custo de capital
		A medida usada para determinar se um investimento contribui positivamente para a riqueza dos proprietários, calculada pela subtração do custo dos fundos utilizados para financiar um investimento de seus lucros operacionais depois do imposto sobre a renda, é conhecida como:
	
	
	
	 
	Economic value added ¿ EVA®
		 modelo de cálculo do valor intangível que procura atribuir valor monetário aos ativos intangíveis e visa identificar os ativos que criam valor adicional à empresa foi desenvolvido por:
	
	
	
	 
	Edvisson e Malone
	
	
	James Tobin
	
	 
	NCI Research
		O capital intelectual é a soma do conhecimento de todos de uma empresa. Sua mensuração não é uma tarefa fácil. Neste sentido, podemos afirmar que são modelos utilizados para mensuração do capital intelectual, exceto:
	
	
	
	 
	Q de Tobin
	
	
	Navegador de Skandia
	
	
	Razão do valor de mercado pelo valor contábil
	
	 
	Valor presente líquido
		As três condições para atendimento do conceito de ativo intangível são:
	
	
	
	 
	separabilidade, propriedade e mensuração confiável
	
	 
	Controle, geração de benefícios futuros e identificabilidade
		Os critérios de avaliação de empresas utilizados pela Controladoria são centrados nos:
	
	
	
	 
	Preços de mercado
	
	
	Custos como base de valor
	
	
	Fluxos futuros dispêndios
	
	
	Patrimônio e resultado
	
	 
	Fluxos futuros de benefícios
		Imagine que você foi convidado a fazer parte de uma equipe responsável para apurar o valor de uma empresa. Assinale a alternativa que identifica os principais critérios que poderiam ser utilizados você nesta tarefa:
	
	
	
	 
	Valor Contábil, Valor de Mercado, Custo histórico Corrigido, Valor Econômico ¿ Potencial de Rentabilidade Futura.
	
	 
	Valor Contábil, Valor de Mercado, Cotação da Ação ou Cota, Valor Econômico ¿ Potencial de Rentabilidade Futura.
		Associe a primeira coluna com a primeira e em seguida assinale a alternativa correspondente:
( 1 ) Razão do valor de mercado pelo valor contábil
( 2 ) Q de Tobin
( 3 ) Cálculo do valor intangível
( 4 ) Navegador da Skandia.
(  ) Compara-se o valor de mercado de um ativo ao seu custo de reposição.
(  ) Tudo que resta no valor de mercado depois da contabilização dos ativos fixos e financeiros deve corresponder aos ativos intangíveis.
(  ) o Capital Intelectual é a posse de conhecimento, experiência aplicada, tecnologia organizacional, relacionamento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.