Buscar

Aula Introdução G.A

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Prof. Ms Marcio Fazolin
Educação Física - UNIP
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Conceitos e definições
*
O que é ginástica???
MOVIMENTO PARA SOBREVIVÊNCIA
*
			ANTIGUIDADE
 Antigas civilizações -> sinônimo de um conjunto de atividades físicas,
 Baseada na massagem e nos movimentos respiratórios,
 Freqüência diária e com objetivos médicos e morais.
Ex:
- Indú, com destaque nas massagens terapêuticas e na Yoga;
-Chinesa, com destaque no Kung-Fu, considerada uma Ginástica terapêutica.
Jiu-Jitsu (Japão)
 Sistematização:
Gregos -> diálogo entre Ginástica (exercícios físicos)e Artes (Elementos Ginásticos).
*
GRÉCIA
Na Grécia, definiu-se o termo Ginástica:
“GYMNASTIKÉ-SALICET TÉCHUE: a arte de exercitar-se com o corpo nú”
 A Ginástica fazia parte dos Jogos entre os povos.
 Principal função -> vinculada à formação do cidadão grego,
 Concepção física e moral, em que os conhecimentos do culto ao corpo e à música, estavam presentes juntamente com a Filosofia e a Sabedoria da época.
 Objetivava-se também com a prática da Ginástica, o desenvolvimento da saúde e dos valores estéticos e morais.
 Era praticada nos Ginásios, locais que tinham somente este objetivo, diferenciando-as das demais práticas corporais.
 Oriente -> Campo das Artes: Circos Chineses
*
DEFINIÇÕES
Gregos - > 1º.Conceito:
“ Exercícios físicos em geral, que compreendiam as corridas, lançamentos, saltos, lutas, etc” (Langlade, Langlade, 1970).
Ginástica era dividida em dois grupos: (Bonorino, 1930)
1.Orquéstrica: formação cultural e moral dos jovens, atitudes por meio de gestos, música, caráter, dignidade do cidadão, danças rítmicas.
2.Paléstrica: Preparo de atletas para os jogos públicos, diversas modalidades de exercícios físicos e eram realizados em ginásios.
*
DEFINIÇÕES
Gregos - > 1º.Conceito:
“ Exercícios físicos em geral, que compreendiam as corridas, lançamentos, saltos, lutas, etc” (Langlade, Langlade, 1970).
Ginástica era dividida em dois grupos: (Bonorino, 1930)
1.Orquéstrica: formação cultural e moral dos jovens, atitudes por meio de gestos, música, caráter, dignidade do cidadão, danças rítmicas.
2.Paléstrica: Preparo de atletas para os jogos públicos, diversas modalidades de exercícios físicos e eram realizados em ginásios.
Em ROMA...
• Herda a cultura da Grécia e sua maneira de olhar o corpo;
• Conceitos não são os mesmos -> preparação física para soldados.
*
IDADE MÉDIA
 Uma época marcada pelo Cristianismo, que tinha em seus preceitos o culto ao espírito, visando a maior aproximação de Deus, menosprezando o culto ao corpo, morada da alma e instrumento provocador de prazeres e pecados.
 Decadência das práticas corporais desenvolvidas na Grécia, principalmente da Ginástica, como parte da formação do indivíduo.
 Valorização das práticas guerreiras, principalmente da cavalaria e da esgrima, fundamentais para a conquista de novas terras e para o domínio sobre outras culturas e regiões.
 Desenvolvimento das “práticas informais de atividades corporais”, pela população menos favorecida (servos, pequenos mercadores e artistas), conhecidas como “arte de rua”, caracterizada pelas danças e pelos malabarismos e contorcionismos dos “funâmbulos e acrobatas populares”.
*
IDADE MÉDIA
 Na Idade Média os exercícios físicos foram a base da preparação militar dos soldados, que durante os séculos XI, XII e XIII lutaram nas Cruzadas empreendidas pela igreja.
 Entre os nobres eram valorizadas a esgrima e a equitação como requisitos para a participação nas Justas e Torneios, jogos que tinham como objetivo “enobrecer o homem e fazê-lo forte e apto”(Ramos, 1982).
 Há ainda registros de outras atividades praticadas neste período como o manejo do arco e flecha, a luta, a escalada, a marcha, a corrida, o salto, a caça e a pesca e jogos simples e
de pelota, um tipo de futebol e jogos de raqueta.
*
*
*
 A FIG tem por filosofia, observar os direitos humanos e a não discriminação política, religiosa, racial ou qualquer outra que infrinja tais direitos. Este é um dever da Federação para com os praticantes do esporte. A FIG desaprova e proíbe qualquer tipo de discriminação e violação dos direitos do homem entre seus membros. 
 Os ginastas e as comissões devem respeitar as relações em equipe e em suas próprias atividades, federações e seus membros devem também corresponder as especificações de uma disputa limpa (chamado fair play) e ao código de ética elaborado pelo comitê executivo.
*
 A estrutura da FIG é bem organizada e composta por federações de todo o mundo, sejam a nível afiliado ou associado, em um total de 129 membros. É ainda a entidade de maior influência sobre o esporte e está subordinada diretamente ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
*
A FIG é a responsável por toda a organização das sete modalidades que envolvem o desporto, bem como detém autoridade sobre as regras e calendários utilizados pelas ginásticas. 
Ginástica geral, 
ginástica rítmica,
ginástica artística masculina e feminina, 
ginástica de trampolim, 
ginástica acrobática
ginástica aeróbica 
*
 Ginástica para todos
Atrelada a história da própria entidade, é a forma não competitiva de ginástica inserida na FIG. É vista em festivais do referido esporte ou a cada quatro anos no World Gymnasestrada, que reúne cerca de 25 000 ginastas a cada edição e foi idealizada por Nicolas Cupérus. Na essência, a ginástica para todos trás o conceito da ginástica em si e pode ser praticada por todos independente de idade, porte ou aptidão física. Por fim, a ginástica para todos é histórica e culturalmente a base de todas as atividades da FIG e tem por significado a junção de todas as modalidades, que resultam em um conjunto de exercícios que visam os benefícios da prática constante. O importante é a realização dos movimentos gímnicos com prazer e originalidade.
*
*
Ginástica rítmica
 A prática é desde o século XVI e com o passar dos anos, conquistou um sistema organizado com aparelhos e competições próprios. Em 1996, tornou-se um esporte olímpico.
 Esta modalidade é unicamente feminina. Seus exercícios são todos trabalhados no solo e realizados com o auxílio de música instrumental e cinco diferentes aparatos – arco, maças, corda, bola e fita. Envolve movimentos de corpo em dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos.
*
*
Ginástica de Trampolim
 Essa modalidade tem seu surgimento impreciso. Apesar disso, sabe-se que na Idade Média os acrobatas de circo utilizavam tábuas de molas em suas apresentações e os trapezistas saltavam para uma rede de segurança. Todavia, somente no século XX as apresentações em "camas de pular" foram vistas, também em forma de entretenimento. Segundo estudos, o acrobata Du Trampolim aproveitou a impulsão da rede de proteção para decolar.
 As competições são individuais ou sincronizadas para os homens e para as mulheres. Popularizado, é praticado por profissionais do esporte e amadores
*
*
*
Ginástica acrobática
Historicamente, esta modalidade desenvolveu-se ao longo do século VIII, graças ao surgimento das atividades circenses. Contudo, apenas no século XX, tornou-se uma modalidade competitiva, com uma federação internacional que logo fundiu-se à FIG.
Praticada por homens e mulheres, é a modalidade considerada dinâmica e de espetáculo. Esta disciplina desenvolve força, coordenação e flexibilidade, além de exigir técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com música e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Ginástica aeróbica
 Esta modalidade, elaborada por Kenneth H. Cooper,
foi inicialmente desenvolvida para o treinamento de astronautas. Mais tarde, a iniciativa fora continuada pela atriz Jane Fonda, que expandiu o programa técnica e comercialmente para se tornar a popular Fitness aerobics. Apenas mais tarde, os exercícios aeróbicos tornaram-se também uma modalidade competitiva, incorporada à Federação Internacional de Ginástica, que a regulamentou e criou seus campeonatos específicos. Na primeira edição Mundial, 34 nações compareceram para as disputas. Esta disciplina requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais