Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I semana 1 a 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019 
Título 
SEMANA 1 
Descrição 
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. (CESPE) 
Desenvolvimento
A primeira concepção de constituição abordada é a constituição em sentido sociológico, cujo principal responsável foi o autor Ferdinand Lassale. Para Lassale a constituição é a soma dos fatores reais de poder que emanam do povo, uma vez que a constituição não é somente uma folha de papel. No pensamento de Lassale percebe-se a existência de duas constituições: uma constituição real, que corresponde à soma dos fatores de poder que regem o estado, e uma constituição escrita, que, quando não cumprida, apresenta-se apenas como uma folha de papel.
Sentido político de Carl Schmitt, a constituição serve para legitimar a vontade daqueles que estão no poder
A mais importante concepção de constituição é a constituição no sentido jurídico. Nessa concepção, Hans Kelsen afirma que a constituição é a lei mais importante de todo ordenamento jurídico. É o texto normativo máximo de um estado e todas as normas infraconstitucionais devem encontrar seu fundamento de validade na constituição.
E por fim, é importante abordar a teoria da constituição simbólica desenvolvida pelo jurista Marcelo Neves. O autor afirma que constituição simbólica é aquela que prevê apenas alguns direitos apenas como forma de impedir as reais mudanças sociais.
PROFESSORA: Alana Carlech Correia
ALUNO: Anderson Silva Junior
MATRÍCULA: 201607189828

Outros materiais