Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I semana 4

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019 
Título 
SEMANA 4 
Descrição 
Consoante o Art. 5º, inciso XLV, da Constituição da República Federativa do Brasil, “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido”. 
Com os olhos voltados à classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que a interpretação desse comando normativo dá origem a uma norma constitucional de eficácia plena e aplicabilidade limitada. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada) 
Desenvolvimento
Normas constitucionais de eficácia plena
As normas constitucionais de eficácia plena têm a possibilidade de produzir efeitos desde o momento em que são editadas e entram em vigor, pois não dependem de outras normas para serem efetivadas. Elas já são completas e estão aptas a serem seguidas de imediato.
A pena não pode passar da pessoa do condenado, MAS a obrigação de reparar o dano e decretação do perdimento de bens PODE. Desde que esteja no “limite do patrimônio” do autor do crime. 
Para ficar mais evidente esta afirmativa, cita-se o seguinte exemplo: A multa é pena e sendo assim não pode passar da pessoa do condenado, porém o perdimento de bens trata-se de efeitos da condenação e por isso pode refletir nos sucessores do condenado, até o limite da herança. 
Rogério Greco cita como exemplo a situação do falecimento do condenado que recebeu pena de natureza pecuniária, que de forma alguma poderá ser estendida a terceiros. Entretanto, lembra que se houver responsabilidade não penal como obrigação de reparar o dano, esta pode ser transferida aos sucessores. 
PROFESSORA: Alana Carlech Correia
ALUNO: Anderson Silva Junior
MATRÍCULA: 201607189828

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes