Buscar

Resenha Crítica Aprendizagem baseado em casos investigativos

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA
	Wesley Lima de Oliveira
APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS INVESTIGATIVOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O POTENCIAL DE UMA AULA PRÁTICA DE VOLUMETRIA PARA PROMOVER O ENSINO INTERDISCIPLINAR
(Max F. Pierini, Natasha C. Rocha, Moacelio V. Silva Filho, Helena C. Castro e Renato M. Lopes)
O artigo sob análise traz à discussão a abordagem da interdisciplinaridade no ensino médio, considerando a importância de oportunizar os conteúdos teóricos com os conhecimentos prévios e ainda com a possibilidade de trazer à aula conhecimentos empíricos que poderão ser estruturados nas aulas teórico-práticas propostas.
No referido objeto de estudo, o autor apresenta o trabalho de professores da área de ciências da natureza do estado do Rio de Janeiro numa prática de volumetria determinando assim a acidez de refrigerantes com a intenção de promover o ensino interdisciplinar
O autor apresenta a definição de interdisciplinaridade de acordo com o Ministério da Educação (MEC) como sendo a "troca e cooperação de docentes e alunos, na articulação e integração dos conhecimentos disciplinares, ao se abordar um determinado tópico" (Brasil, 1998). Há ainda um programa lançado pelo MEC, o Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI), objetivando adequar o currículo do ensino médio à interdisciplinaridade.
A execução da interdisciplinaridade não depende apenas da criação de programas para este fim, mas ainda mais que este fato, depende da capacitação de professores para exercer esta atividade.
Desta forma, o professor deve ser um orientador das atividades propostas aos alunos, permitindo-os executarem os experimentos e extraírem conclusões próprias ralacionando-as à teoria aprendida, não somente na disciplina em estudo, mas nas demais que poderão ser também associadas. O autor, propõe que o processo de aprendizagem deve iniciar trazendo à reflexão sobre três importantes questionamentos: O que nós já sabemos sobre o problema apresentado? O que nós precisamos saber? De que forma podemos encontrar as informações necessárias?
Para tanto, como já citado, é fundamental que haja uma valorização do magistério, capacitação dos professores e estruturação das escolas, sendo necessária ainda uma revisão dos currículos escolares, pois os mesmos, muitas vezes estão aquém da prática profissional do professor, muito mais do aluno.
A prática realizada pelos professores da área de ciências informado neste trabalho utilizou dos mitos e verdades que se levantam sobre a Coca-Cola. Uma situação corriqueira foi considerada para demonstração de como o cotidiano pode ser estudado de forma a ensinar conceitos diversos pela interdisciplinaridade. As questões químicas do refrigerante, as questões históricas das bebidas gasosas no mundo, o uso dos refrigerantes com as questões geográficas e culturais, a influência das propagandas etc.
A partir daí é importante destacar que toda prática em laboratório, independente da disciplina que a realize, deve levar o aluno a discutir o problema interdiciplinarmente
A experiência realizada com os professores na atividade em questão mostrou que esse cenário pode ser trabalhado na sala de aula problematizando a atividade em todas as diciplinas.
As questões levantadas neste artigo fazem o leitor refletir sobre a necessidade de focar os conteúdos com maior intensidade na interdisciplinaridade. Porém, o texto não aprofunda as dificuldades e particularidades de cada estado, região, município e comunidade escolar. Desta forma, numa leitura inicial, transmite a idéia de que o professor tem sido negligente com o fato de não trabalhar a interdisciplinaridade. É sabido, porém que outros fatores (sóciopolíticoculutral) têm afetado esta modalidade de ensino que, por muitas vezes o professor tem ciência da sua importância. Portanto, percebe-se a viabilidade em investigar mais profundamente estas barreiras e, além disso, levantar junto aos órgãos competentes soluções palpáveis para que da mesma forma seja palpável a interdisciplinaridade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PIERINI, M. F. ; ROCHA, N. C. ; SILVA FILHO, M. V. ; CASTRO, Helena Carla ; LOPES, R. M. L. M.. Aprendizagem Baseada Em Casos Investigativos E A Formação De Professores: O Potencial De Uma Aula Prática De Volumetria Para Promover O Ensino Interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 37, p. 1-8, 2015.

Outros materiais