Buscar

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Falar de tecnologia educacional é um assunto a qual nos trás duvidas e ao mesmo tempo incertezas, duvidas pelo fato de tecnologia educacional não ser o que muitos pensavam, assim como computadores, TV, rádios, entre outros equipamentos multimídia, e incertezas por não compreender o porque de não ser o que por toda vida o ser humano julgava ser tecnologia educacional.
Após a leitura do texto, ficou claro que tecnologia esta ligada a soluções de problemas, sendo assim, quando uma pessoa consegue obter solução para determinado problema, digamos que a tecnologia ajudou com soluções concretas, e necessariamente traçou a aquisição de conhecimento, pelo simples fato de conseguir resolver o problema.
Por muito tempo o computador foi visto como uma tecnologia educacional, simplesmente pelo fato de estar nas instituições escolares, e assim contribuir para a aquisição de conhecimento, mas o que devemos pensar é que: o computador não funciona sozinho, portanto, há necessidade da intervenção do professor, para assim, poder orientar sobre o uso correto, e poder adquirir conhecimento.
Vamos deixar claro o que venha realmente ser tecnologia educacional, através de um exemplo conseguimos entender. Exemplo: se temos computadores na rede de ensino, necessariamente necessitaremos de alguém que possa instruir os alunos como fazer o bom uso, e assim os mesmos poderem ter as informações as quais necessitam e poder passar a adquirir conhecimento. Esse necessariamente seria um problema, pois temos o computador, mas não temos o professor que saiba mexer para utilizar como uma ferramenta de auxilio nas suas aulas, sendo assim, a solução seria obter um professor capacitado, que obtenha conhecimentos para poder utilizar esta ferramenta, e assim agregar junto aos alunos conhecimentos. Portanto, essa solução seria uma tecnologia, então a partir do momento que criamos uma solução para um problema, estamos frente a uma tecnologia.
E assim, quando dizemos que obtemos conhecimento, normalmente temos a solução de algum problema, sendo assim, podemos dizer que na vida temos varias tecnologias, pelo fato de conseguirmos obter varias soluções para problemas rotineiros.
Outro ponto importante que vale a pena ser notado é que, quando temos a criação de novas soluções frente a um problema, temos então, novas tecnologias. E para que tenhamos uma tecnologia, não há necessidade de se ter soluções exatas, quando se chega perto da resposta a qual se espera, também se tem uma tecnologia, isso pelo fato de sempre ter a possibilidade de se conseguir soluções melhores.
Relacionando o conceito de tecnologia educacional, vamos pensar da seguinte forma, o computador é um facilitador do aprendizado, porém para que ele funcione ele necessita de alguém, assim como a lousa necessita de alguém para que passe informações, sendo assim não temos como chamar de tecnologia algo que não consegue fazer nada por si só.
Pois é fato que nas instituições escolares temos vários meios que influenciam um melhor aprendizado, assim como a mídia, que faz a ligação entre aluno/aluno, professor/ aluno, vinculando meios que faz a interação ocorrer por meio do processo educacional.
E quando falamos dos computadores, necessariamente falamos de software, que também merece destaque dentro do processo educativo. Pois independente do software, ele tem o objetivo de carregar informações, porém mesmo assim não é uma tecnologia educacional, pelo fato dele gerar informações não impressas, ficando gravado em sua memória, a qual será mediada pelo professor.
É fato que os meios a qual estamos ultimamente se deparando, estão contribuindo muito para a aquisição de conhecimento, e com isso a qualidade do ensino para sê-la cada vez melhor, mas o mérito de tudo isso se deve ao professor, pois ele é a tecnologia, ele consegue dar soluções a problemas existentes.
Pois o professor consegue fazer com que as ferramentas de trabalho (computador, DVD, entre outros) agreguem maior entendimento às explicações transpassadas aos alunos, e que fique claro que essas ferramentas de trabalho (mídias) não transmite mensagem alguma, elas apenas viabilizam a interação entre professor e aluno.
Então, já que o professor é a peça chave de tudo o que faz a interação entre professor/ aluno/ conhecimento, pode-se dizer que ele é o mediador, pelo fato dele conseguir ser discursivo e se impor junto às ferramentas de trabalho para agregar conhecimento, pois sem o professor, não existiria assim como o quadro nego, computador, DVD, isso pelo fato de nada trabalhar sozinho (por si só), assim graças às modernidades educacionais, o professor consegue intervir no processo educativo de maneira a conseguir dar o suporte necessário.
Por fim, conseguimos entender que, tecnologia educacional é um conjunto expresso em professor/ aluno e conhecimento, pois o professor obtendo as mídias educacionais conseguirá fazer com que a mediação aconteça. E como o computador passa a ser uma das principais mídias atualizadas do sistema educacional, temos os softwares que agregara informações gravadas em memória, onde as publicações acontecerão por mediação.

Outros materiais