Buscar

AD2 Português VII CEDERJ Nicolle Guerreiro Chaboudet 15113120146

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ
Nome: Nicolle Guerreiro Chaboudet
Matrícula: 15113120146
Português VII
Questão
Tarallo (1990: 121-122) faz a seguinte afirmação:
“(...) em virtude de uma série de mudanças fonológicas presentes no latim falado, o sistema morfológico se apresentava empobrecido em relação ao latim clássico”.
A que mudanças fonológicas o autor faz menção?  Apresente o conjunto de fenômenos fonético-fonológicos discutidos pelo autor como responsáveis pelo “empobrecimento” do sistema morfológico do latim falado.
Ao mesmo tempo em que traços do latim clássico desapareciam, novos traços surgiam no latim falado e eram mantidos no português. De um lado, as perdas eram, de certa maneira, compensadas pela conquista de novos traços; de outro, as perdas ou desencadeavam novas perdas e ganhos, ou já aconteciam devidamente encaixadas no sistema dinâmico em evolução. O que significam perdas morfológicas? A perda de um traço morfológico do sistema significa reduções de gênero, número e caso dos substantivos; redução dos tempos verbais, etc. Obviamente, essas reduções ou perdas necessariamente aparecerão contrapostas às novas conquistas que o sistema vinha realizando nessa mesma parte da gramática. A perda da quantidade das vogais no latim clássico neutralizava a distinção entre o nominativo (caso do sujeito) e o ablativo (caso circunstancial) das palavras da primeira conjugação no latim falado. O latim falado apresentava uma tendência ao obscurecimento dos sons finais e, em verdade, as consoantes finais foram as que menos permaneceram no português. Esses dois casos, a perda da quantidade das vogais e o obscurecimento das consoantes finais, constituíram assim processos fonológicos que caracterizam o latim falado. Mais do que isso: esses processos fonológicos envolveram perdas no sistema morfológico do latim falado. Chamaremos, pois, essas perdas morfológicas de “encaixadas” dentro do processo fonológico em evolução. O latim falado apresentava um inventário morfológico empobrecido em relação ao do latim clássico escrito.

Outros materiais