Buscar

Relatório - Dilatação

Prévia do material em texto

Data : 26/03/2014
Experiência : Dilatação
Campus : Santa Cruz
Disciplina : Física experimental II
Turma : 3071
Introdução 
A pratica realizada no laboratório mostrou conceitos de dilatação linear, variação de comprimento e temperatura. Se a temperatura de uma barra metálica de comprimento L aumenta de um valor T, seu comprimento aumenta de um valor 
 = ..T,
Onde é uma constante chamada de coeficiente de dilatação linear. A unidade do coeficiente é o ou . Embora varie ligeiramente com a temperatura, na maioria dos casos pode ser considerado constante para um dado material 
Objetivo
Descobrir que material constitui a barra metálica que foi colocada a prova. Realizar medições através dos instrumentos : dilatômetro linear e termômetro. Fazer cálculos de dilatação linear checar os dados extraídos das medições, com a equipe; usar as fórmulas de física corretamente, dentro das unidades do SI; obtendo conhecimento especifico de cálculo de dilatação. Descobrir o coeficiente de dilatação linear da barra metálica, colocada à prova, através de uma pesquisa de uma tabela padronizada.
Procedimentos experimentais
Instrumentos : Termômetros, dilatômetro linear e gerador de vapor. 
Material : uma barra de metal, água e tubos conectores.
Primeiramente encaixou-se um tubo conector do gerador de vapor até a extremidade da barra metálica, que estava acoplada ao dilatômetro linear, em seguida verificou-se a temperatura ambiente com o termômetro, e foi colocado o mesmo no gerador de vapor, para medir a temperatura da água contida dentro dele. Posteriormente encaixou-se outro termômetro na outra extremidade da barra metálica. Com todos os equipamentos conectados, ligou-se o gerador de vapor, e com o decorrer do tempo a temperatura foi aumentando, proporcionalmente ao comprimento da barra metálica. Foi possível verificar a variação de dilatação pelo medidor analógico do dilatômetro, que apresentava uma escala de 0,01 mm.
	Dados
	Medições/Unidades
	Temperatura inicial da barra
	24°C
	Temperatura final da barra
	98,5°C
	Comprimento inicial da barra
	485 mm
	Variação de comprimento
	0,6 mm
 = variação de comprimento
 = comprimento inicial 
 = comprimento final
 = coeficiente de dilatação linear
T = variação da temperatura
 = 60.0,01 
 = 0,6 mm
 = - 
0,6 = – 485
 = 485,6 mm
 = ..T,
0,6 = 485..( 98,5 – 24)
 = 1,660554902.
 1,66. 
Dilatação relativa 
 = .T = = 1,237113402..100% = 0,12371134% 0,123%
O comprimento da barra aumentou 0,123%.
Gráfico
 (mm)
 
 
 
 
 0 T(°C) 
Conclusão
De acordo com os dados coletados, cálculos e gráficos constatou-se que a dilatação linear é diretamente proporcional as suas variáveis ( temperatura, comprimento e coeficiente de dilatação). E que de acordo com o valor encontrado do coeficiente de dilatação linear, se aproxima mais de 1,7. , que corresponde ao cobre.
Bibliografia 
Fundamentos de Física – Volume 2 – 8ª Edição - Halliday, Resnick – Editora LTC

Outros materiais