Buscar

QUESTIONARIO DE GEOLOGIA

Prévia do material em texto

1 – Explique o processo de diferenciação pelo qual a Terra passou e como este processo repercutiu na estruturação interna do planeta, apresentando as características, do ponto de vista químico, das camadas que compõem a estrutura interna da Terra. 
R: O processo da diferenciação aconteceu de forma que a mistura de planetesimais e outros remanescentes da nebulosa que se uniram e formaram nosso planeta. Após a colisão que a “terra” sofre, ela começa a ganhar formato e características, que na época era um verdadeiro “mar” de rochas derretidas (lava, magma). Suas camadas foram estruturadas a partir da densidade química dos seus materiais, sendo, os mais densos mergulhavam até o centro, enquanto os menos densos ficaram na parte externa (hoje chamada de crosta). Com o resfriamento do planeta, os materiais menos densos formaram a crosta após resfriar, os de meia densidade formaram o manto ainda muito quente, os mais densos hoje formam o núcleo, externo e interno do nosso planeta, ainda estão no estado de magma, vendo que seu calor não pode ser dissipado. 
2 – No início do século XX, o alemão Alfred Wegener apresentou à comunidade científica a teoria da deriva continental, propondo a existência do supercontinente Pangea, que conteria todos os continentes atuais. Quais evidências sugerem que a Pangea, de fato, existiu? 
R: Os encaixes geográficos dos continentes (como se fossem um quebra cabeça capazes de se encaixar), as idades das rochas e suas estruturas geológicas. Além de que, também foram citados fosseis de espécies que viveram em uma determinada área, como no caso do Mesosaurus, com idade de 300 milhões de anos, foram encontrados apenas na América do Sul e na África. 
3 - Na segunda metade do século XX, estabeleceram-se os princípios básicos da teoria da tectônica de placas. Descreva a ideia central desta teoria. 
R: A teoria das tectônicas, seria de que, a litosfera é um grande mosaico de placas rígidas que se movimentam sobre a superfície terrestre. Que as mesmas “cavalgam” sobre a astenosfera, que também se encontra em movimento.
4 – Segundo a teoria descrita no item anterior, as placas tectônicas podem realizar três movimentos distintos. Quais são eles? Apresente as características de cada movimento, bem como os resultados de sua ocorrência.
R: São os: -Divergentes, as placas afastam-se e uma nova litosfera é criada. Característica: No oceano: criam uma
cadeia de montanhas vulcanogênicas onde falhamento, terremotos e vulcanismo estão concentrados ao longo de um estreito centro de expansão mesoceãnico. Em solo: Formam-se riftes, ou mais conhecido como fendimentos continentais.
• Em limites convergentes, as placas juntam-se e uma delas é reciclada, retomando ao manto Características: Oceano/oceano – cria-se uma longa e estreita fossa no fundo do mar. Oceano/continente – forma-se um cinturão de montanhas no solo e uma fossa no mar. Continente/continente – São formadas cordilheiras de montanhas, a crosta que esta se enrugando sofre terremotos violentos. 
• Em limites transformantes, as placas deslizam horizontalmente uma em relação à outra. Características: Ocorre o escalonamento, o bloco é quebrado e se formam níveis diferentes.
 
5 – Quais forças são responsáveis pela movimentação das placas tectônicas? Explique.
R: Existem três possíveis teorias sobre de onde vem as forças que movimentam as placas. Sendo elas: a convecções do manto, onde se tem uma constante movimentação no manto. A teoria de que elas caem de volta ao manto decorrente do seu próprio peso e a terceira de que a gravidade é a responsável por mergulhar e movimentar as placas.

Continue navegando