Buscar

RELATÓRIO ESTÁGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Estágio Supervisionado I
	IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
	Nome: MARIA CLÉCIA FERREIRA MENDES VIANA
	RA: 2848239188
	Polo: SOBRAL
	Período do Estágio: 12/09/2017 a 10/10/2017
	Ano Letivo: 2017
Preparação para o estágio
 Para a realização do estágio supervisionado I foi necessário o estudo detalhado do material disponível no AVA, onde foi possível compreender a extrema importância do estágio e como realiza-lo. 
 É a partir do estágio que podemos fazer o aprimoramento profissional e detectar as possíveis habilidades e deficiências para que se possa ter um melhor desempenho no mercado de trabalho.
Coleta de informações sobre a organização na qual o acadêmico pretende estagiar 
 Após o estudo teórico de com o realizar o estágio o segundo passo foi fazer uma pesquisa sobre quais empresas desta área recebem estagiários. No meu caso encontrei um pouco mais de dificuldade, pois, na cidade em que resido não tem nenhum escritório de contabilidade. 
 Então, foi necessário fazer o deslocamento para a cidade vizinha (Ipu-CE) para buscar uma empresa que receba estagiários. Embora não seja uma cidade tão grande Ipu tem um grande número de comércios e empresas. No qual resulta em um cenário bem propício para a instalação de escritórios contábeis. 
 A ASSESSORIA CONTÁBIL INFORCONTA S/S ME é uma empresa bem acolhedora, e presta serviços contábeis, fiscal, departamento pessoal, entre outros. O que foi um ponto bastante positivo, pois, foi possível colocar em prática todo o conhecimento teórico em todas as áreas atuantes da contabilidade. 
 Durante o período do estágio de campo foram desenvolvidas diversas atividades sob a supervisão do Contador Pedro Henrique (CRC: CE-025476/O-5). O software utilizado pela empresa é o FORTES (tecnologia em sistema), no qual é um pouco complexo, mas tudo é somente uma questão de prática. As atividades desenvolvidas no estágio foram as mais corriqueiras em um escritório de contabilidade dividas nos três principais setores como: setor pessoal; setor financeiro e setor fiscal. Com as seguintes atividades: folha de pagamento, gerenciamento de nota fiscal eletrônica, gerenciamento de guias de recolhimentos tributários, escrita fiscal, elaboração e análise das principais demonstrações contábeis, entre outras.
CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DA EMPRESA
 No Brasil as regras fiscais e tributárias sofrem alterações sem o menor aviso, contar com um escritório de contabilidade capacitado para acompanhar, interpretar, suportar e orientar os contribuintes está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua. 
 O escritório de contabilidade é essencial para o funcionamento de uma organização, pois, é através dele que se terá acesso a todas as informações, decisões empresariais e outros itens de caráter financeiro que são primordiais para o seu negócio. 
 Ao contratar um serviço contábil, uma empresa terá diversos benefícios tais como: organizar toda a documentação necessária para o funcionamento legal do negócio, administração de contas, registro de histórico da empresa para que os mesmos possam rever atitudes e definir prioridades para o futuro, aconselhamento empresarial, entre outros. 
HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
 A empresa ASSESSORIA CONTÁBIL INFORCONTA S/S – ME foi fundada em 16 de abril de 2010, com a finalidade de prestar serviços de contabilidade e assessoria empresarial à população local e das cidades vizinhas. Localiza-se na Av. Vereador Francisco das Chagas Farias, Centro, Ipu-Ce, CEP: 62250-000, TEL: (88) 3683-2316, EMAIL: Tem como representante legal e sócio administrador José Matias Costa, bacharel em Ciências Contábeis desde 1988.
 A organização presta serviços na área fiscal, contábil e pessoal, fornecendo a seus clientes informações necessárias e precisas no desenvolvimento de suas empresas sempre mantendo a ética e a transparência. Tem como principais funções: fornecer informações para os gestores sobre as tomadas de decisão pelas atividades contábeis tais como: análises de demonstrações e relatórios contábeis, administração tributária, contabilidade de custos e financeira, entre outras.
 O escritório através de seu sócio/administrador também realiza algumas atividades sociais, como: realização de palestras em escolas e rádios, além de estar sempre disponível para receber estagiários não só do município, mas como das cidades vizinhas. Podendo ser desde universitários como no meu caso, até alunos da Escola Profissionalizante. Com certeza humildade, competência, responsabilidade e compromisso com a sociedade é o grande diferencial da ASSESSORIA CONTÁBIL INFORCONTA S/S – ME e o que faz com que seja o maior e mais respeitado escritório contábil do município.
Nome Aluno: MARIA CLÉCIA FERREIRA MENDES VIANA
RA: 2848239188
Data: 10/10/2017.

Outros materiais