Buscar

SIMULADO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
	
	Simulado: GST0582_SM_201301151416 V.1
	� VOLTAR�
	Aluno(a): WANELLY DA SILVA BERTHOLINI
	Matrícula: 201301151416
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 18/04/2014 10:15:10 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301178610)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Administração de Recursos Humanos (ARH) atua como prestadora de serviços aos diversos setores da empresa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém os serviços específicos da ARH:
	
	
	Desenvolver os colaboradores; gerenciar o capital financeiro da empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores e reter os colaboradores na empresa.
	 
	Reter os colaboradores na empresa; desenvolver os colaboradores; integrar os novos colaboradores à empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	Integrar os novos colaboradores à empresa; assegurar a integridade física dos colaboradores; manter a qualidade de produtos e serviços e reter os colaboradores na empresa.
	
	Gerenciar o capital financeiro da empresa; reter os colaboradores na empresa; comercializar os produtos/serviços da empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	Comercializar os produtos/serviços da empresa; Reter os colaboradores na empresa; Integrar os novos colaboradores à empresa e Assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301177738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O índice de turnover de sua empresa tem aumentado nos últimos dois anos e é preciso fazer um diagnóstico da situação. Entre as ações a serem tomadas pela área de Recursos Humanos está a análise dos relatos de:
	
	
	Testes grafológicos
	
	Entrevistas estruturadas de seleção
	
	Requisição de pessoal
	
	Pedidos de solicitação de emprego
	 
	Entrevistas de desligamento
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301177732)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como Gestor de Recursos Humanos, uma de suas responsabilidades é reter os talentos na empresa, evitando a excessiva rotatividade de pessoal. Para isso, você deverá criar mecanismos como:
	
	
	Ter uma política de comunicação interna que mantenha os funcionários informados sobre aspectos importantes da empresa.
	
	Aplicar constantes pesquisas de clima organizacional para identificar os funcionários insatisfeitos.
	
	Definir técnicas modernas de seleção, com a aplicação de testes e dinâmicas de grupo.
	 
	A divulgação de vagas de forma ampla, utilizando-se do recrutamento interno e externo.
	 
	Propor uma política de remuneração atrativa e possibilidades de crescimento na carreira.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301177577)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na chamada Era da Informação, o conhecimento está-se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas, substituindo gradativamente o capital financeiro - que predominou na Era Industrial. Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo no capital intelectual para aumentar a sua vantagem competitiva. Neste contexto, é fundamental que a empresa faça uma correta gestão de seu capital humano e intelectual, compreendendo que: I. O capital humano é constituído pelo lucro gerado pelas pessoas que fazem parte de uma organização. II. O capital humano é constituído pelas pessoas que pertencem a uma organização. III. O capital humano se difere do capital intelectual, pois o primeiro tem como foco as pessoas que ocupam cargos operacionais e o segundo trata dos gestores da empresa, que cuidam da estratégia organizacional. IV. Capital intelectual é um recurso obtido exclusivamente das pessoas, por meio do conhecimento e da inovação. V. Capital intelectual é a capacidade das pessoas de produzir mais e melhor. Estão corretas somente as afirmações:
	
	
	II, III e V
	
	I e III
	
	III e IV
	
	II e V
	 
	II e IV
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301177496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual dos processos abaixo integra a função recursos humanos na organização?
	
	
	Logística
	 
	Seleção
	
	Produção
	
	Marketing
	
	Financeiro
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201301177768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Você coordena as atividades de Recrutamento e Seleção de sua empresa e está orientando uma estagiária, que é aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos. Ela o está ajudando a organizar os processos seletivos em andamento. Há quatro processos iniciados nos quais as etapas de triagem, entrevistas com os selecionadores e aplicação de testes foram realizadas. Neste caso, você deve instruir a estagiária a separar os processos e encaminhar para:
	
	
	a área de Administração de Pessoal, que solicitará os documentos necessários para a contratação.
	
	a área de Administração de Pessoal, que enviará os selecionados para o exame médico. Caso sejam considerados aptos, os candidatos terão sua contratação efetivada.
	 
	os requisitantes, ou seja, os gestores das áreas que solicitaram a seleção, para realização da entrevista técnica.
	
	o selecionador responsável pelo processo, que apresentará a empresa, os benefícios e condições de trabalho aos candidatos pré-selecionados.
	
	o selecionador responsável pelo processo, que realizará uma breve entrevista com o objetivo de verificar se os candidatos possuem os requisitos básicos exigidos para o cargo.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301177472)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	1. Integra a função recursos humanos na organização, como processo:
	
	
	produção
	
	compras
	 
	seleção
	
	marketing
	
	logística
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301177937)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano - o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e o sucesso. O capital humano é composto de dois aspectos principais. Quais são estes aspectos? Marque a alternativa correta.
	
	
	Captar talentos e dar condições de vida são os aspectos que estão na moda hoje. As organizações investem muitos recursos desnecessários, porém, desta forma, acreditam que vão obter sucesso e competitividade no mercado em que atuam.
	
	O primeiro é a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas de uma equipe. São pessoas de boa aparência e boa postura profissional. O segundo é o fator organizacional, em que as organizações oferecem melhores salários e benefícios voluntários.
	 
	O aspecto do conhecimento, habilidades e competências que constantemente são atualizadas, reforçadas e recompensadas. Pessoas com a capacidade de coexistir em um contexto que lhes permita liberdade de inovar, autonomia de ações e de expansão. Também o aspecto do ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam.
	
	Gerir talento humano está-se tornando cada vez mais difícil para as organizações, pois ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Na era do conhecimento e do saber, dois aspectos chamam a atenção da gestão de pessoas: quanto custa um talento e como achá-lo. Estes são os aspectos que garantem o sucesso das organizações.
	
	Os aspectos competitivos de mercado influenciam na tomada de decisões e nas estratégias de captação e retenção de talentos. Perder ou ganhar investimentos em gestão de pessoas são aspectos necessários para um ambiente produtivo da era moderna.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301232196)
	
	O recrutamento e a seleção de pessoas ocorrem sempre que há uma vaga a ser preenchida na empresa. Estes processos podem acontecer dentro ou fora da empresa; identifique quais são as vantagens e desvantagens de recrutar e selecionar candidatos internamente.
	
	
Sua Resposta: Interno: vantagens - possibilidade de crescimento que motiva os funcionários,mais rápido, menos custo, os funcionários já estão ambientados e conhecem a missão da empresa; desvantagens - a competitividade interna pode gerar conflitos e desestimular aqueles que não conseguem a vaga almejada, não há renovação. Externo: vantagens - contratação de profissionais atualizados no mercado, renovação de colaboradores que podem agregar mais à empresa; desvantagens - mais custo com seleção e contratação, além da socialização e apresentação da missão da empresa.
	
Compare com a sua resposta: A resposta deverá apontar para os efeitos sobre o clima organizacional e o custo de recrutamento que tende a ser muito menor, entre outros.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301178731)
	
Para atender às necessidades de preenchimento de cargos em sua estrutura, as empresas podem utilizar o Recrutamento Interno ou o Recrutamento Externo. Cite 3 (três) vantagens da utilização do Recrutamento Interno.
Sua Resposta: Motivação da equipe; Redução dos custos com treinamentos básicos e o processo; Rapidez no processo de Recrutamento.
Compare com a sua resposta: Melhor aproveitamento do potencial humano da organização/ Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários/ Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização/ Não requer socialização organizacional de novos membros/ Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos já são conhecidos pela empresa / Custo financeiro menor do que utilizar recrutamento externo.
  ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Simulado: GST0582_SM_201301151416 V.2 	� VOLTAR�
Aluno(a): WANELLY DA SILVA BERTHOLINI	Matrícula: 201301151416
Desempenho: 6,0 de 8,0	Data: 18/04/2014 10:32:53 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301177001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização da economia e a forte concorrência mudaram a forma de gerir os diferentes recursos organizacionais. Neste contexto, é necessário que a Administração de Recursos Humanos adote práticas inovadoras de gestão, visto que é responsável por um dos aspectos considerados estratégicos, que é:
	
	 
	a administração de todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho.
	
	a administração da estrutura organizacional, das estratégias e procedimentos da organização.
	
	a administração das rotinas de pagamento, recrutamento e seleção de funcionários.
	
	a administração dos resultados da organização por meio do uso correto dos recursos materiais, humanos e financeiros da empresa.
	
	a administração geral dos recursos administrativos da empresa, bem como da sua produção.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301176999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
	
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301177756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (2004), empregabilidade é "o conjunto de competências e habilidades necessário para que uma pessoa possa manter-se colocada em uma empresa". A aplicação deste conceito em processos seletivos está relacionado à:
	
	 
	avaliação diagnóstica e prognóstica, pois, além de ser adequado à vaga, o candidato deve ter capacidade para atuar bem na empresa e se desenvolver nela.
	
	seleção, preferencialmente, de pessoas que tenham formação e experiência na área em que atuarão, reduzindo, assim, custos futuros com treinamento.
	
	rotatividade de pessoal, que representa a flutuação de pessoal existente em uma organização em um determinado período de tempo.
	
	definição por recrutamento interno ou externo e do tipo de anúncio que será veiculado para divulgar a vaga.
	
	escolha de um processo de integração que possibilite uma adaptação rápida e adequada à cultura organizacional.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301177741)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao assumir a área de Recrutamento e Seleção de uma empresa de médio porte, você observou que em processos seletivos anteriores, a empresa utilizou preferencialmente o recrutamento externo. Sendo assim, os candidatos:
	
	
	foram recrutados unicamente na própria empresa.
	
	foram indicados pelos funcionários.
	 
	foram recrutados no mercado de trabalho.
	 
	tiveram de comparecer em locais externos à empresa para participar do processo seletivo.
	
	foram recrutados por consultorias especializadas e head hunters.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301176122)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
	
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	 
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201301175672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qual dos processos da Gestão de Pessoas o gestor deveria dar mais atenção quando a organização está partindo para a expansão e a ampliação de suas atividades?
 
	
	
	Processo de desenvolvimento gerencial. Prepara toda a cadeia de comando para novos desafios organizacionais.
	
	Processo de retenção de talentos. É o processo que garante a permanência dos funcionários, principalmente dos gerentes e dos líderes de equipes, para a manutenção da qualidade de produtos e de serviços em face do crescimento e da expansão da organização.
	
	Processo de pesquisa de clima organizacional. Tem como fundamento a satisfação de seus funcionários,bem como a sua capacidade produtiva para o estabelecimento de novos desafios.
	
	Processo de desenvolvimento de talentos internos. Promove os funcionários com o objetivo motivacional de atender à estratégia competitiva da organização.
	 
	Processo de agregar pessoas. São os processos de captação e de inclusão de talentos por meio do recrutamento e seleção de pessoas que possuem o potencial adequado para o desenvolvimento e o crescimento competitivo da empresa.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301175721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
	
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301177937)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano - o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e o sucesso. O capital humano é composto de dois aspectos principais. Quais são estes aspectos? Marque a alternativa correta.
	
	
	O primeiro é a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas de uma equipe. São pessoas de boa aparência e boa postura profissional. O segundo é o fator organizacional, em que as organizações oferecem melhores salários e benefícios voluntários.
	
	Os aspectos competitivos de mercado influenciam na tomada de decisões e nas estratégias de captação e retenção de talentos. Perder ou ganhar investimentos em gestão de pessoas são aspectos necessários para um ambiente produtivo da era moderna.
	 
	Gerir talento humano está-se tornando cada vez mais difícil para as organizações, pois ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Na era do conhecimento e do saber, dois aspectos chamam a atenção da gestão de pessoas: quanto custa um talento e como achá-lo. Estes são os aspectos que garantem o sucesso das organizações.
	 
	O aspecto do conhecimento, habilidades e competências que constantemente são atualizadas, reforçadas e recompensadas. Pessoas com a capacidade de coexistir em um contexto que lhes permita liberdade de inovar, autonomia de ações e de expansão. Também o aspecto do ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam.
	
	Captar talentos e dar condições de vida são os aspectos que estão na moda hoje. As organizações investem muitos recursos desnecessários, porém, desta forma, acreditam que vão obter sucesso e competitividade no mercado em que atuam.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301232196)
	
	O recrutamento e a seleção de pessoas ocorrem sempre que há uma vaga a ser preenchida na empresa. Estes processos podem acontecer dentro ou fora da empresa; identifique quais são as vantagens e desvantagens de recrutar e selecionar candidatos internamente.
	
	
Sua Resposta: Interno: vantagens - possibilidade de crescimento que motiva os funcionários, mais rápido, menos custo, os funcionários já estão ambientados e conhecem a missão da empresa; desvantagens - a competitividade interna pode gerar conflitos e desestimular aqueles que não conseguem a vaga almejada, não há renovação. Externo: vantagens - contratação de profissionais atualizados no mercado, renovação de colaboradores que podem agregar mais à empresa; desvantagens - mais custo com seleção e contratação, além da socialização e apresentação da missão da empresa. Mais tempo.
	
Compare com a sua resposta: A resposta deverá apontar para os efeitos sobre o clima organizacional e o custo de recrutamento que tende a ser muito menor, entre outros.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301178731)
	
Para atender às necessidades de preenchimento de cargos em sua estrutura, as empresas podem utilizar o Recrutamento Interno ou o Recrutamento Externo. Cite 3 (três) vantagens da utilização do Recrutamento Interno.
Sua Resposta: Motivação da equipe; Redução dos custos com treinamentos básicos e o processo; Rapidez no processo de Recrutamento.
Compare com a sua resposta: Melhor aproveitamento do potencial humano da organização/ Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários/ Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização/ Não requer socialização organizacional de novos membros/ Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos já são conhecidos pela empresa / Custo financeiro menor do que utilizar recrutamento externo.
  ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Simulado: GST0582_SM_201301151416 V.2 
 VOLTAR�
Aluno(a): WANELLY DA SILVA BERTHOLINI
Matrícula: 201301151416
Desempenho: 6,0 de 8,0
Data: 18/04/2014 10:32:53 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301177001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A globalização da economia e a forte concorrência mudaram a forma de gerir os diferentes recursos organizacionais. Neste contexto, é necessário que a Administração de Recursos Humanos adote práticas inovadoras de gestão, visto que é responsável por um dos aspectos considerados estratégicos, que é:
	
	 
	a administração de todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho.
	
	a administração da estrutura organizacional, das estratégias e procedimentos da organização.
	
	a administração das rotinas de pagamento, recrutamento e seleção de funcionários.
	
	a administração dos resultados da organização por meio do uso correto dos recursos materiais, humanos e financeiros da empresa.
	
	a administração geral dos recursos administrativos da empresa, bem como da sua produção.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301176999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
	
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301177756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chiavenato (2004), empregabilidade é "o conjunto de competências e habilidadesnecessário para que uma pessoa possa manter-se colocada em uma empresa". A aplicação deste conceito em processos seletivos está relacionado à:
	
	 
	avaliação diagnóstica e prognóstica, pois, além de ser adequado à vaga, o candidato deve ter capacidade para atuar bem na empresa e se desenvolver nela.
	
	seleção, preferencialmente, de pessoas que tenham formação e experiência na área em que atuarão, reduzindo, assim, custos futuros com treinamento.
	
	rotatividade de pessoal, que representa a flutuação de pessoal existente em uma organização em um determinado período de tempo.
	
	definição por recrutamento interno ou externo e do tipo de anúncio que será veiculado para divulgar a vaga.
	
	escolha de um processo de integração que possibilite uma adaptação rápida e adequada à cultura organizacional.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301177741)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao assumir a área de Recrutamento e Seleção de uma empresa de médio porte, você observou que em processos seletivos anteriores, a empresa utilizou preferencialmente o recrutamento externo. Sendo assim, os candidatos:
	
	
	foram recrutados unicamente na própria empresa.
	
	foram indicados pelos funcionários.
	 
	foram recrutados no mercado de trabalho.
	 
	tiveram de comparecer em locais externos à empresa para participar do processo seletivo.
	
	foram recrutados por consultorias especializadas e head hunters.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301176122)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação.
	
	
	O conceito de Gestão de Pessoas serve apenas para assegurar que os demais recursos, como recursos materiais, financeiros e tecnológicos, sejam bem utilizados pelas pessoas que integram as organizações.
	 
	As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir.
	
	As organizações priorizam utilizar plenamente as pessoas para o atingimento de suas metas de crescimento. Desta forma, as organizações conseguem sustentabilidade e equilíbrio financeiro.
	
	Estudos mostram que quanto maior for a quantidade de funcionários de uma organização, maior a quantidade de conflitos gerados por esta relação. Prova disto é que cada vez mais surgem sindicatos de classe e a única solução para este impasse tem sido o fortalecimento dos departamentos jurídicos das organizações.
	
	Devido à enorme carga tributária, as organizações precisam cortar custos com pessoal e priorizar seus investimentos. Mesmo assim, na Era moderna, as organizações necessitam de maior investimento tecnológico e menor em recursos humanos. A competitividade das organizações está diretamente ligada a seus produtos e serviços.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201301175672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qual dos processos da Gestão de Pessoas o gestor deveria dar mais atenção quando a organização está partindo para a expansão e a ampliação de suas atividades?
 
	
	
	Processo de desenvolvimento gerencial. Prepara toda a cadeia de comando para novos desafios organizacionais.
	
	Processo de retenção de talentos. É o processo que garante a permanência dos funcionários, principalmente dos gerentes e dos líderes de equipes, para a manutenção da qualidade de produtos e de serviços em face do crescimento e da expansão da organização.
	
	Processo de pesquisa de clima organizacional. Tem como fundamento a satisfação de seus funcionários, bem como a sua capacidade produtiva para o estabelecimento de novos desafios.
	
	Processo de desenvolvimento de talentos internos. Promove os funcionários com o objetivo motivacional de atender à estratégia competitiva da organização.
	 
	Processo de agregar pessoas. São os processos de captação e de inclusão de talentos por meio do recrutamento e seleção de pessoas que possuem o potencial adequado para o desenvolvimento e o crescimento competitivo da empresa.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301175721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
	
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301177937)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano - o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e o sucesso. O capital humano é composto de dois aspectos principais. Quais são estes aspectos? Marque a alternativa correta.
	
	
	O primeiro é a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas de uma equipe. São pessoas de boa aparência e boa postura profissional. O segundo é o fator organizacional, em que as organizações oferecem melhores salários e benefícios voluntários.
	
	Os aspectos competitivos de mercado influenciam na tomada de decisões e nas estratégias de captação e retenção de talentos. Perder ou ganhar investimentos em gestão de pessoas são aspectos necessários para um ambiente produtivo da era moderna.
	 
	Gerir talento humano está-se tornando cada vez mais difícil para as organizações, pois ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Na era do conhecimento e do saber, dois aspectos chamam a atenção da gestão de pessoas: quanto custa um talento e como achá-lo. Estes são os aspectos que garantem o sucesso das organizações.
	 
	O aspecto do conhecimento, habilidades e competências que constantemente são atualizadas, reforçadas e recompensadas. Pessoas com a capacidade de coexistir em um contexto que lhes permita liberdade de inovar, autonomia de ações e de expansão. Também o aspecto do ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam.
	
	Captar talentos e dar condições de vida são os aspectos que estão na moda hoje. As organizações investem muitos recursos desnecessários, porém, desta forma, acreditam que vão obter sucessoe competitividade no mercado em que atuam.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301232196)
	
	O recrutamento e a seleção de pessoas ocorrem sempre que há uma vaga a ser preenchida na empresa. Estes processos podem acontecer dentro ou fora da empresa; identifique quais são as vantagens e desvantagens de recrutar e selecionar candidatos internamente.
	
	
Sua Resposta: Interno: vantagens - possibilidade de crescimento que motiva os funcionários, mais rápido, menos custo, os funcionários já estão ambientados e conhecem a missão da empresa; desvantagens - a competitividade interna pode gerar conflitos e desestimular aqueles que não conseguem a vaga almejada, não há renovação. Externo: vantagens - contratação de profissionais atualizados no mercado, renovação de colaboradores que podem agregar mais à empresa; desvantagens - mais custo com seleção e contratação, além da socialização e apresentação da missão da empresa. Mais tempo.
	
Compare com a sua resposta: A resposta deverá apontar para os efeitos sobre o clima organizacional e o custo de recrutamento que tende a ser muito menor, entre outros.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301178731)
	
	Para atender às necessidades de preenchimento de cargos em sua estrutura, as empresas podem utilizar o Recrutamento Interno ou o Recrutamento Externo. Cite 3 (três) vantagens da utilização do Recrutamento Interno.
	
	
Sua Resposta: Motivação da equipe; Redução dos custos com treinamentos básicos e o processo; Rapidez no processo de Recrutamento.
	
Compare com a sua resposta: Melhor aproveitamento do potencial humano da organização/ Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários/ Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização/ Não requer socialização organizacional de novos membros/ Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos já são conhecidos pela empresa / Custo financeiro menor do que utilizar recrutamento externo.

Outros materiais

Perguntas Recentes