Buscar

ED FARMACO P2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE FARMACOLOGIA – PROVA 2
O	que são os AINES? Qual a sua importância na prática médico veterinária?
Antiinflamatórios não esteroidais, pois são diferentes do cortisol. Normalmente tem ação intiinflamatória fraca, porém ocasionam menos efeitos colaterais. Dimunuem a atividade das ciclo oxigenases, não interrompem o processo inflamatório, só diminuem a intesidade do mesmo atuando também como analgésicos. Na prática médico veterinária é utilizado como antiinflamatórios, analgésicos e anti-térmicos.
Explique o mecanismo de ação dos AINES bem como seus possíveis efeitos colaterais. Cite dois exemplos de AINES.
Os AINES atuam nos eicosanóides, bloqueando a ação de prostaglandinas: nocicepção e prostaciclinas: vasodilatação, tromboxanos: formação de coágulos.
Os AINES mais potentes conseguem bloquear o COX1, responsável pelos processos fisiológicos normais, causando efeitos colaterais, o COX2 responsável por processos inflamatórios, COX3 exclusivo do sistema nervoso central atuando no controle de temperatura corporal e LIPOX que atuam na formação de leucotrienos e está sempre relacionados aos processos inflamatórios.
O que seria desejado para um AINE em termos de inibição das ciclooxigenases? Qual o papel da prostaglandina fisiológica? 
O desejado para inibição das COX seria que o AINE atuasse apenas no COX2 responsável pelos processos inflamatórios sem causar efeitos adversos. A prostaglandina fisiológica possui um papel gastrointestinal : aumentando a produção de muco e reduzindo a produção de ácido clorídrico, aumentando o fluxo de sangue na parece do estômago. E renal: aumenta o fluxo sanguíneo consequentemente a eliminação de sódio. 
Explique esquematizando o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal que controla a liberação de corticosteróides. 
O hipotálamo estimulado por qualquer tipo de estresse físico ou lesão tecidual produz CRH estimulando a adeno-hipófise a produzir Acth, o aumento da concentração de Acth na corrente sanguínea, gera nas gl. Adrenais processo que convertem para maior produção de hormônios adrenocorticais, como glicocorticóides.
Quais são os possíveis efeitos colaterais de uma retirada abrupta, dos antiinflamatórios esteroidais? O que fazer para prevenir tais efeitos em termos de terapia?
A interrupção abrupta do uso prolongado de corticóides causa uma supressão do eixo hipolatâlamico- hipofisário-adrenal inibindo a síntese de cortisol e aldosterona, resultando em atrofia da gl. Adrenal. Para prevenir é necessário ajustar a dose de acordo com cada paciente periodicamente, e usá-los somente quando outras terapias (AINES) se mostrarem ineficazes.
Qual é o papel da Lipocortina no mecanismo de ação dos antiinflamatórios esteroidais? A quem ela estimula?
Os AIES induzem a síntese de lipocortina que inibe a formação de ácido aracdônico nas membranas, diminuindo assim a síntese de prostaglandina pela via da cox e leucotrienos pela via da lipox pela falta de seu precursor.
A imunossupressão de linfócitos T e B faz parte do mecanismo antiinflamatório associado aos corticóides? Explique.
Sim, Pois os corticóides reduzem a atividade das células imunes. Isso e desejado em casos específicos, como doenças autoimunes e na rejeição de transplantes.
O que são hipnoanalgésicos? Quando devemos utilizá-los.
Drogas que promovem sedação, depressores seletivos do SNC empregados para aliviar a dor, porém sem perca de consciência em cães e primatas, em outras espécies pode causar excitação e delírio. Empregados para aliviar a dor tanto aguda quanto crônica, de etiologias diversas como pré anestésicos, pós operatórios, antitussígenos. 
Qual o mecanismo de inibição ascendente da dor é associado aos hipnoanalgésicos? Em qual estrutura da medula chegam as fibras nociceptivas. 
Neurônios descendentes produzem os opióides que vão agir nos neurônios ascendentes, impedindo a transmissão do impulso. Chegam no corno dorsal da medula espinhal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes