Buscar

Estudo dirigido 3 anestesicos tranq e anti histaminicos

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras
Departamento de Medicina Veterinária
GMV112 – Farmacologia Veterinária
MONITORIA – 3ª prova
Estudo dirigido: Anestésicos, Tranquilizantes e anti-histamínicos
Qual o mecanismo de ação dos anestésicos locais?
Os anestésicos locais atuam nos nervos bloqueando sua ação nervosa, atuando especificamente sobre membranas e de forma específica em bloqueios de canais de sódio. 
Um cão foi ferido em uma briga, e para realizar o reparo o veterinário terá que utilizar um anestésico local. Com base nessas informações responda:
Qual fármaco poderia ser utilizado em associação neste procedimento?
Considerando que após uma semana a lesão ainda persista, o local esteja inflamado e você necessita realizar um procedimento, a atividade do fármaco seria a mesma? O que você faria neste caso?
Quais características químicas influenciam a potência de um anestésico local? Explique.
Cite 3 vantagens e 3 desvantagens na utilização de anestésicos inalatórios.
Vantagens: mais segura, mais fácil de manter o plano anestésico, quase não há biotransformação e a excreção é de forma passiva.
Desvantagens: necessita de conhecimento técnico para uso, depende de aparelhos e sobrecarrega o pulmão.
Sobre os anestésicos responda:
O que é a CAM de um anestésico inalatório? A cam se refere a concentração alveolar mínima do anestésico para provocar efeito em pelo menos 50% dos animais.
Qual a relação da CAM com a potência do medicamento? Quanto maior for a cam, maior será a quantidade de anestésico necessária para causar anestesia, menor será a potencia da droga.
Cite 3 fatores que podem influenciar a CAM. A cam pode ser influenciada pela idade do animal, pelo estado de agitação do animal e pelo estado nutricional do animal. 
Quais os estágios da anestesia e o que ocorre em cada um deles? 
São 4 estágios de analgesia. O primeiro é o estagio de analgesia onde temos o animal consciente, porém sonolento; o início da analgesia; atividade motora e reflexos presentes. O segundo é o estágio de euforia, esse estágio não é desejado, o animal apresenta movimentos involuntários bruscos, respiração irregular, maior agitação com provável agressividade. O estágio 3 (desejado) que é o estágio de anestesia cirúrgica, onde o animal apresenta respiração regular, falta de resposta a estímulos externos, hipnose, permanecem reflexos protetores. E por fim, o estágio 4 (não desejado), paralisia bulbar ou respiratória, depressão e parada cardíaca levando à morte.
Cite 3 anestésicos inalatórios e descreva suas principais particularidades.
Halotano: é o mais utilizado, ele é potente, não explosivo e não irritante. Causa hipotensão e Broncodilatação.
Isofluorano: Baixa metabolização hepática, odor irritante, menor efeito sobre o DC.
Enfluorano: uma parte é biotransformada e libera flúor (hepatotóxico e nefrotóxico). Leva a uma recuperação mais rápida que a do halotano. 
Quais os cuidados ao administrar um anestésico injetável quanto a velocidade de administração?Lidocaína + Adrenalina. Porque a adrenalina é vasoconstritora, aumentando o poder de efeito da lidocaína que vai agir no local e demorar mais pra cair na circulação sistêmica. Quando cai na circulação sistêmica, ela é metabolizada e excretada. 
Quais os cuidados devemos tomar ao administrar anestésico injetável num cão em sobrepeso? O anestésico injetável tem alta lipossolubilidade, logo, parte dele se armazena no tecido adiposo do animal. Tratando-se de um tecido pouco irrigado, aos poucos, quando a concentração sanguínea de anestésico for menor que a tecidual, o anestésico é liberado pra corrente sanguínea, dessa forma, ele atinge o SNC produzindo o fenômeno de re-anestesia.
O que é anestesia dissociativa? Cite 1 droga que é utilizada. É todo ato anestésico capaz, de maneira seletiva, dissociar a córtex cerebral, causando analgesia e ‘desligamento’ do paciente, sem perda dos reflexos protetores. Quetamina.
 Cite 3 exemplos de anestésicos injetáveis.
Tiopental, Propofol e Etomidato.
 Faça uma tabela comparativa evidenciando as principais características dos tranquilizantes maiores e menores. 
 Quais os principais usos dos tranquilizantes maiores? E dos menores?
 Quais os tipos de receptores histamínicos e onde se localizam? 
 Explique como agem os receptores H1, H2, H3.
 Qual o mecanismo de ação dos antagonistas de H1, H2 e H3?
 Quais os principais anti-histamínicos utilizados?
 Efeitos do receptor H2 sobre estômago, m. liso, linfócitos T e células neuronais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes