Buscar

PIGMENTAÇÕES PATOLÓGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é um pigmento? Algo que tem cor própria, algo que está sendo produzido em excesso ou não esta sendo degradado ou está em falta.
Qual é a classificação dos pigmentos endógenos?
1 – Devirados da hemoglobina : a- Hemoglobina, b- Hemossiderina, c- hematina, d- bilirrubina, * porfinas. 
2 – pigmentos lipídicos
3 - melanina 
Quando ocorre pigmentação por hemoglobina?
Quando ocorre uma contusão( rompimento de vasos)
Hemoglobinúria(hemoglobina na urina)
Parasitária- Hemomelasma ilei 
Quais as situações que podem causar hemoglobinúria? 
Intoxicação crônica por cobre em OVINOS, = 
Babesiose bovina
Por que os ovinos são mais suscetíveis a se intoxicar por cobre?
ovinos são menos tolerantes as concentrações de cobre no organismo. O cobre e eliminado através da bile mas para isso ele precisa o cobre com a metalotioneína sintetizada no fígado e os ovinos possui pouca capacidade de conjuga-los. Assim começa a acumular cobre no fígado e rins ( ficam com cor escura)
Por que é muitooo raro acontecer intoxicação por cobre em bovinos? 
Pois eles aguentam altas concentrações de cobre no organismo
Defina hemoglobinúria e hematúria e como diferenciá-las? Hemoglobinúria é a presença de hemácias na urina, elas ficam suspensas na urina e tem uma cor mais escura. Hematúria é a presença de sangue na urina que fica com uma cor mais avermelhada e as hemácias se sedimentam.
8-Caracteristicas da hemoglobinúria em bovinos?
Bile fica grumosa e o baço aumentado de tamanho ( toda doença hemolítica é assim)
Quando ocorre hemomelasma ilei? Quando há migrações parasitárias de larvas de estrongilídeos para o íleo e quando elas morrem no local causa pigmentação no local ( ocorre em equinos, não mata o animal)
Explique o pigmento HEMOSSIDERINA: Pigmento resultante da degradação da hemoglobina e que contém ferro. A célula armazena ferro na forma de ferritina, quando não há degradação dessa ferritina num ritmo normal ou a oferta de ferro está excessiva, forma aglomerados de ferritina que gera a hemossiderina.
A deposição excessiva de hemossiderina dos tecidos pode ser localizada ou sistêmica. 
Quando ocorre pigmentação por hemossiderina?Hemorragias/contusões ¸Células da insuficiência cardíaca ¸Baço Doença hemolítica (Anaplasmose= bovinos, A.I.E.=equinos),Placas siderofibróticas. * O excesso de hemossiderina, chamado de hemossiderose
O que são Placas siderofibróticas? É observado em cães velhos, são placas rígidas que indica que ali houve em algum momento uma hemorragia
Explique como ocorre a pigmentação em insuficiência cardíaca congestiva esquerda: Coração tem dificuldade para bombear o sangue, que se acumula dos capilares alveolares(Os pulmões apresentam congestão passiva crônica) -> gera um aumento de pressão fazendo com que tenha um extravasamento de hemácias que os macrófagos capturam. ( na lamina macrófagos grandes em volta de capilares em sangue)
Explique o acumulo em doenças hemolíticas: O excesso de ferro decorrente da destruição de eritrócitos senescentes ou como resultado de crise hemolítica ou da eritropoiese diminuída (desnutrição), haverá uma grande oferta de ferro para as células formando então o pigmentação hemossiderina.
Explique a formação da hematina: 
Ocorre a partir da interação da hemoglobina com um ácido. Acontece quando há sangramento digestivo (ex. úlceras). Que gera no animal fezes e vômito escuros, cor de pixe.
Descreva o mecanismo de formação da bilirrubina:
HEME---(HEME- OXIGENASE)----→ BILEVERDINA –(BILEVERDINA REDUTASE)-→ BILIRRUBINA 
O ferro é removido do interior dessas células e armazenado, e o restante do anel porfirínico é quebrado em bilirrubina( não conjugada ou indireta), que será liberada para o sangue, onde se liga à albumina. Este complexo bilirrubina-albumina é grande demais para ser secretado pelo rim. Ele é transportado até o fígado, onde entra no espaço de Disse, é absorvido pelas microvilosidades dos hepatócitos, conjugado para formar glicuronato de bilirrubina (conjugada ou direta) ou diglicuronato e, então, é excretado para o interior dos canalículos biliares.
O que é HIPERBILIRRUBINEMIA? 
desequilíbrio entre produção e excreção de bilirrubina, pois há uma produção excessiva ou redução na excreção de bilirrubina, que se acumula no plasma. Sinal clínico: icterícia
Quais os diferentes tipos de icterícia?
1 pré hepática= Produção excessiva de bilirrubina — como ocorre nas doenças hemolíticas, como babesiose, anaplasmose e anemia infecciosa equina — ou destruição dos eritrócitos em grandes hemorragias, como os hematomas
2-Hepática = quando o problema está na hepatócito, ou na captação do plasma ou na conjugação 
Pós hepática = quando o problema é no ducto biliar. 
Como podemos saber qual onde está a causa da icterícia analisando apenas a bilirrubina direta e indireta?
Se só houver aumento da concentração da não conjugada = o problema está no sangue ( muitas hemácias estão sendo destruídas)
Se houver aumento da concentração da conjugada e da não conjugada= problema no fígado é causada por lesão hepatocelular, que resulta na liberação de bilirrubina, tanto conjugada quanto não conjugada
Se só houver aumento da concentração da direta= problemas nas vias de eliminação, o fígado conjugou tudo mas o corpo não esta eliminando (ductos biliares hepáticos e ducto biliar comum). Pode ser por causa de parasitas que subiram e obstruíram o ducto (raro de acontecer)
Analisando um cão e encontrando icterícia qual deve ser nossa primeira ideia de diagnóstico? Leptospirose que causa necrose de hepatócitos
Analisando um OVINO e encontrando icterícia qual deve ser nossa primeira ideia de diagnóstico? Intoxicação por cobre ou por braquiária
Analisando um FELINO e encontrando icterícia qual deve ser nossa primeira ideia de diagnóstico? Lipidose hepática
O que é colestase? Qual a diferença de icterícia? Colestase é a retenção de bilirrubina no fígado. E icterícia e a retenção em todos os tecidos.
O que são porfirias? Quais os tipos ?
grupo de doenças, hereditárias ou adquiridas que envolvem as enzimas da síntese do grupo heme. esta deficiência pode ser devida à inibição ou insuficiência das enzimas, Oito enzimas diferentes participam das etapas da síntese do grupo heme, a deficiência de uma destas enzimas gera o acúmulo dos precursores químicos, as porfirinas, que podem se acumular nos tecidos que interage com o calor e os raios causa dermatite.
Congênita: Deficiência na enzima que quebra o anel porfírico (grupo heme é um anel porfírico)
Hepatógena. Lesão hepática difusa impede transferência da filoeritrina (produzida pela microbiota ruminal em ruminantes ou no IG em equídeos) para a bile. Ai ela se deposita nos tecidos e quando interage com o calor e raio UV ela provoca dermatite.
Primária. Ingestão de plantas que são hepatóxicas como brachiaria e outras plantas que contém saponinas que formam cristais.

Outros materiais