Buscar

Consultoria Pos Gestao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Consultoria 
Quando avaliamos a evolução da atividade de consultoria, constatamos que a partir da década de 1990, as empresas passam a trabalhar com o foco em mudanças, preocupando-se com a renovação de métodos, técnicas e ferramentas. Os consultores percebem que esta necessidade passa a ser preenchida através da:
Resp. Inovação
		2 A definição do Institute of Management Consultants (Inglaterra) afirma que Consultoria é um serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificados para a identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações. 
O que se pode concluir a partir desta definição?
	
	
	
	
	Que o consultor se transforma em um subordinado da diretoria ou departamento contratante, devendo apresentar soluções quando for convocado para tal.
	
	
	Que o consultor não pode apresentar soluções, sendo essa ação uma exclusividade dos diretores da empresa ou do departamento contratante.
	
	
	Que o consultor tem a seu cargo a responsabilidade de indicar as soluções para os diversos problemas da empresa.
	
	
	Que o consultor deve encaminhar as soluções possíveis ao contratante e se for conveniente assessorar a sua efetivação.
	
	
	Que o consultor não tem qualquer ingerência nas decisões que venham a ser tomadas pela diretoria contratante da organização, em função dos seus serviços.
		Quando um consultor avalia a evolução da atividade de consultoria, ele constata que a partir da década de 1990, as empresas passaram a trabalhar com o foco em mudanças, preocupando-se com a renovação de métodos, técnicas e ferramentas. Os consultores perceberam que esta necessidade passa a ser preenchida através da:
	
	
	
	
	Invenção
	
	
	Reengenharia
	
	
	Inovação
	
	
	Comercialização
	
	
	Promoção
		O escritório de José Luiz foi contratado para auxiliar uma grande corporação multinacional a elaborar o seu plano de estratégico. Esta empresa tem acesso às informações em quantidade e qualidade no ambiente de negócios, sejam em anuários estatísticos impressos e digitais, nos relatórios de pesquisas experimentais ou nos estudos de caso, disponíveis em ambientes de ensino universitário e empresarial. José Luiz ficou imaginando quais deveriam ser os principios que deveriam direcionar o atendimento eficaz a esta empresa. Colocou no computador algumas diretrizes básicas:
I - O foco de sua consutoria deveria se deslocar do conhecimento (dados e algumas informações relevantes) para a habilidade em reunir estes dados e oferecer uma ordenação visando a solução do problema (visão tático-operacional).
II - Como os custos da aquisição das informações é praticamente zero para a contratante, seu escritório deveria se especializar em sistemas de informação a fim de digerir os dados e transformá-los em informação inteligente para a multinacional contratante.
III - O escritório de José Luiz deveria acionar outros escritórios de consultoria a fim de gerar informações que a contratante não dispunha sobre o mercado e incorporar isso no custo de sua contratação e causar boa impressão com dados frescos e inéditos.
Estão corretas as diretrizes:
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III, apenas
	
	
	I e II, apenas
	
	
	II e III, apenas
	
	
	II, apenas
		A contribuição de Taylor e Fayol é inegável para o campo da consultoria que opera na área da administração. A metodologia de Taylor (EUA) era analisada por executivos europeus, uma vez que os adeptos do seu modelo ignoraram a obra de Fayol (França) até que a mesma foi publicada nos EUA. Surgiram então duas correntes:
	
	
	
	
	Administração tradicional e moderna
	
	
	Administração de marketing e operacional
	
	
	Administração capitalista e comunista
	
	
	Administração humanista e científica
	
	
	Administração científica e clássica
		Logo após a II Guerra Mundial, o principal foco das empresas era a operação dos negócios. Isso significava atenção especial à eficiência empresarial e aos aspectos formais da organização. Em resposta a este posicionamento, surgiram ações fundamentais, como:
	
	
	
	
	Criação da internet como meio de ligar os diversos negócios das organizações
	
	
	Organização de assessorias de imprensa para cultivar imagens positivas do negócio na mídia
	
	
	Desenvolvimento da liderança centralizada que eliminou a autonomia dos supervisores
	
	
	Formulação de orçamentos para direcionar recursos de maneira mais adequada
	
	
	Elaboração de campanhas promocionais mais eficientes na televisão
		A onda inicial de crescimento da consultoria empresarial no início dos anos 1980 foi estimulada pela demanda por consultorias estratégicas e organizacionais. Já nos anos 1990, o impulso passou tanto para a área da estratégia quanto para a Tecnologia da Informação (TI). Pode ser considerado um exemplo de área na consultoria em tecnologia da informação, surgida nesta época:
	
	
	
	
	Contabilidade
	
	
	Sistemas de informação
	
	
	Recursos humanos
	
	
	Finanças
	
	
	Vendas nas redes sociais

Outros materiais