Buscar

O antagonismo por agonista parcial consiste na interação entre duas drogas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O antagonismo por agonista parcial consiste na interação entre duas drogas, uma é agonista total e outra agonista parcial, a agonista parcial realiza a mesma função da agonista total, mas com menor capacidade de efeito farmacológico. Inicialmente, ocorre um sinergismo entre as substancias, até que todos os seus receptores estejam saturados, a partir daí passa a ocorre um antagonismo, já que a presença de uma irá diminuir o efeito da outra. 
Falsa. Entre duas substancias agonistas por ocorrer também o antagonismo, como por exemplo no Antagonismo Fisiológico, em que as duas drogas são agonistas, porem com efeitos opostos. Outro exemplo disso ocorre no antagonismo por agonista parcial, no qual há presença de um agonista total e de um agonista parcial. 
Os componentes de uma forma farmacêutica são: 
Princípio ativo: droga natural, com efeito desejável.
Coadjuvante: fármaco que auxilia no efeito farmacológico do princípio ativo.
Veículo: substancia que veicula o princípio ativo, não possui efeito farmacológico. Está relacionado a validade do medicamento.
Corretivo: substância que corrige problemas de formulação do fármaco, como odor, sabor e ph. 
A substancia acida (pka=4) sera mais facilmente absorvida no estomago. O estomago é um meio acido (ph=2), e quando a substancia acida entra em contato com este meio, prevalecera uma maior quantidade de moléculas não-ionizadas, que são mais facilmente absorvidas, por serem lipossolúveis. 
Quanto maior for a capacidade de uma substancia se ligar a proteínas plasmáticas, menor é sua distribuição, pois menos moléculas estarão livres nos tecidos. Um animal desnutrido apresenta uma menor quantidade de proteínas plasmáticas, se for administrado nesse animal um fármaco com alta capacidade de se ligar a essas proteínas, ocorrera uma potencialização de seu efeito farmacológico, pois muitas moléculas que estariam ligadas, estarão livres para se distribuir nos tecidos.

Outros materiais