Buscar

FICHAMENTO 2 Desenvolvimento humano nas perspectivas de Piaget e Vygotsky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Artigo de Fichamento
“Desenvolvimento humano nas perspectivas de Piaget e Vygotsky”
I. Referência Bibliográfica
SILVA, J. R. da; CARDOSO, A. C. da S.; ANJOS, A. C. B. dos; BARBOSA, V.; SIMÕES, V. A. P.; PERPÉTUO, C. L. Desenvolvimento humano nas perspectivas de Piaget e Vygotsky. EDUCERE – Revista da Educação, Umuarama, v. 15, n. 1, p. 73-90, jan./jun. 2015. 
II. Resumo
O texto das autoras tem por tema o desenvolvimento humano, e, como objetivo, discuti-lo a partir de duas perspectivas distintas: a primeira, a teoria da epistemologia genética, de Jean Piaget; e, a segunda, a perspectiva sócio histórica, de Lev Semenovitch Vygotsky. 
A teoria da epistemologia genética, de Piaget, se propõe a explicar a ordem de sucessão em que se dá a construção das diferentes capacidades cognitivas. (PÁDUA, 2009, p. 27) Assim, Piaget considera que o comportamento dos seres vivos não é inato e nem resultante de condicionamentos, mas fruto de uma interação entre o indivíduo e o meio – por isso sua teoria é chamada de “interacionista”. Desse modo, tanto o nível de inteligência quanto a capacidade de adaptação de um indivíduo a situações novas estão diretamente relacionadas ao grau de complexidade das interações empreendidas deste com o meio. (BELLO, 1995, p. 01)
Bock, Furtado e Teixeira (2006, p.101) pontuam que Piaget estabelece uma divisão dos períodos do desenvolvimento humano condicionada ao surgimento de novas qualidades do pensamento, as quais, resultam numa interferência maior a nível global. São estas as fases:
1º Período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
2º Período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
3º Período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
4º Período: Operações formais (11 a 12 anos em diante)
Por sua vez, a teoria sócio histórica de Vygotsky aponta que o desenvolvimento psicológico ocorre através da apropriação de formas culturais maduras de atividade. Assim, as características de um indivíduo são resultantes das inúmeras interações deste com o meio em que ele está inserido, e também com o contexto físico, social, cultural, entre outros. A trajetória do indivíduo é marcada por uma constante interação com o meio, que se dá por trocas nas quais ele internaliza todas as formas culturais e também as transforma. Assim, a construção das relações sociais do sujeito ocorre à medida que este se relaciona com o contexto social – a assunção do papel de sujeito se dá exatamente pela relação com o outro e com o contexto.
Em termos de educação, Vygotsky define este processo como o contato de um indivíduo com todos os possíveis sentidos que circulam no âmbito cultural, assimilando-os e passando a viver neste contexto. (VYGOTSKY, 1989, p.30) A educação, assim, se coloca como o elemento indispensável para a plenitude do desenvolvimento psíquico dos indivíduos, justamente por promover modos mais sofisticados de análise dos elementos da realidade.
Vygotsky propõe dois tipos de desenvolvimento: o Real ou Afetivo – as conquistas já empreendidas pelo sujeito -; e o Potencial – o que é possível de ser realizado, mas ainda não o foi sozinho -. Entre estes dois níveis de desenvolvimento fica a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), dada como a distância entre o que um indivíduo é capaz de fazer de forma autônoma (NDR) e o que só é realizado com a ajuda de terceiros, mediadores (NDP).
Numa comparação entre os dois teóricos, Piaget defende que o aprendizado se dá pelo contato do indivíduo com estruturas e contextos externos. Já Vygotsky propõe que as características específicas de cada indivíduo são fruto das interações com os meios e contextos em que este está inserido. Desse modo, as duas teorias se colocam como grandes contribuições no que diz respeito à evolução da área educacional, e, apesar de suas diferenças, acabam por se complementar no que diz respeito à compreensão do desenvolvimento humano, seja pela ênfase nos conceitos biológicos, seja pela ênfase nos componentes sociais.
III. Citações
“A teoria dele [Jean Piaget] ficou conhecida como epistemologia genética a grande preocupação da epistemologia genética é explicar a ordem de sucessão em que as diferentes capacidades cognitivas se constroem. (PÁDUA, 2009, p.27)” (p. 76)
“A inteligência do indivíduo, como a adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio.” (p. 76)
“Procurando entender como o homem elabora seu conhecimento, Piaget desenvolveu o que chamou de psicologia genética, esse termo refere-se à busca das origens e dos processos de formação do pensamento e do conhecimento, o centro de seu trabalho é o desenvolvimento do conhecimento. ” (p. 76)
“Para ele [Piaget], cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nestas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por estas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma regra rígida.” (p. 78)
“A descoberta fundamental de Piaget foi de que os indivíduos constroem seu próprio entendimento, a aprendizagem é um processo construtivo. [...] A escola deve dar aos alunos a chance de experimentar o mundo, essa experiência ativa mesmo nos níveis escolares mais iniciais, não deve ficar limitada à manipulação física dos objetos, deve também incluir a manipulação mental das ideias que surgem nos projetos ou experiências da turma.” (p. 81)
“Segundo Pereira (2002, p. 34, 36), Vygotsky aponta na sua formulação de teoria sócio-histórica novos olhares entre o plano individual e social da ação, para ele o desenvolvimento psicológico se dá no curso de apropriação de formas culturais maduras de atividade.” (p. 82)
“As funções psicológicas que surgem e se firmam no plano da inter-relação, tornam-se internalizadas, ou seja, transformam-se para se constituir em funcionamento interno. (p. 82)
“Ele [Vygotsky] dá uma atenção especial à educação por considerar que ela possibilita desenvolver modalidades de pensamento específicas e possui um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência cultural acumulada.” (p. 83)
“Vygostsky acredita que a educação escolar torna acessível ao sujeito o conhecimento formalmente organizado e que o desafia a entender as bases dos sistemas de concepções científicas e a tomar consciência de seus próprios processos mentais. (p. 83)
“ O desenvolvimento do ser humano depende do aprendizado que ele realiza dentro de um determinado grupo cultural, a partir da interação com outros indivíduos, o ser humano aprende com qualquer sujeito, é o aprendizado que possibilita e coloca em prática o desenvolvimento.” (p. 84)
“Sendo assim, acreditamos que a teoria de Piaget e Vygotsky acabam por se completar apesar das diferenças [...], visto as duas juntas pode-se compreender melhor o processo de desenvolvimento humano, uma vez que as duas teorias se complementam e possibilitam maior qualidade de aprendizado.” (p. 89)
IV. Comentários
Reafirma-se a relevância da escola e da figura do professor no desenvolvimento do ser humano como um todo, desde sua infância. Se o ser humano desenvolve as funções psicológicas desde sua infância, na escola, que é um microcosmo da sociedade a ser enfrentada na vida adulta, é necessário que isto fique mais claro, ainda mais num país como o Brasil, em que a educação é colocada como algo de menor importância.
V. Ideação
O que pode ser feito no sentido de aprimorar o processo de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento humano em todas as duas áreas? 
O que a escola da atualidade tem de bom e que deve permanecer, e o que ainda não há e pode ser adicionado, visando a uma formação global e mais eficaz do ser humano?

Outros materiais