Buscar

exercício da aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202100742)
	
	
O patrimônio colonial brasileiro é um dos que menos vestígios deixou, mas uma das instituições coloniais que nos ajudam a percebê-lo ainda hoje é a:
 
Igreja
Engenharia
Academia
casaria popular
estrutura política
�
 2a Questão (Ref.: 201202147024)
A preocupação de André de Melo e Castro, o Conde de Galveias, em preservar o Palácio das Duas Torres, em carta escrita ao Vice-Rei do Brasil no século XVIII, articula-se a:
Uma preocupação em utilizar a edificação como quartel para manter seu uso original.
Uma valorização de sua arquitetura moderna que deveria ser imitada pelas gerações futuras.
Uma valorização da simplicidade da construção colonial como marco de uma época.
 
Valorização da herança europeia representada na edificação holandesa em Pernambuco.
Uma preocupação com a construção da identidade nacional brasileira.
�
 3a Questão (Ref.: 201202144109)
É possível considerar que o momento de surgimento da noção de preservação do patrimônio nacional no Brasil tem relação com:
O descaso com meio ambiente em pleno desenvolvimento industrial levando a uma preocupação com a preservação do patrimônio ecológico.
A preservação dos remanescentes do passado relativos à contribuição dos imigrantes à formação nacional, em princípios do século XX.
A monumentalização do passado nacional representado pelas culturas negras e indígenas quando da criação do IHGB, no século XIX.
A preocupação em não se perder a memória dos saberes e fazeres passados pela cultura oral, diante das influências de outras culturas em meio à Globalização.
 
A defesa dos vestígios do passado, diante do medo da perda no processo de modernização dos centros urbanos, no início do século XX.
�
 4a Questão (Ref.: 201202148140)
A política de preservação patrimonial no Brasil, é algo recente. Sabemos que com o fim da colonização e o estabelecimento do império. O então Ministro da Fazenda Ruy Barbosa, foi responsável por um dos casos mais emblemáticos, ocorridos na República Velha:
Mandou inundar as terras onde havia sido a comunidade de Canudos para a construção de um açude, já que ele queria apagar a memória desse episódio da História do Brasil.
Destruiu monumentos dedicados à cultura africana.
Destruiu inúmeros documentos referentes à doação de terras aos sesmeiros, impedindo que se conheça melhor a História dos primeiros anos de colonização do Brasil, no século XVI.
Mandou confiscar todos os testamentos dos cartórios do Rio de Janeiro, que tivessem terras foreiras, impedindo que as famílias detentoras desse privilégio arcaico pudessem usufruir dele.
 
Mandou queimar em praça pública documentos referentes à escravidão para que os ex proprietários não cobrassem indenizações do governo pela perda do patrimônio que ocorreu com a abolição da escravatura, em 1888.
�
 5a Questão (Ref.: 201202100747)
A velha teoria de ciclos econômicos de Celso Furtado, ainda que superada, apresenta e fundamenta a ideia de ciclo do ouro como elemento fundamental da sociedade brasileira. Vários fatores foram transformados, inclusive o diálogo entre o ser português, ser cristão e ser brasileiro nas terras chamadas de Brasil. As afirmações abaixo indicam a construção de um novo patrimônio na região das minas, marcado principalmente pelo movimento artístico do:
Arcaísmo
 
barroco
Naturalismo
Renascimento
Romantismo
�
 6a Questão (Ref.: 201202100748)
Entre as características do barroco brasileiro podemos destacar:
 
A temática religiosa.
Formas do gótico.
As formas regulares, romanas.
A temática de brasilidade.
Temática Neo-clássica nas cidades mineiras.
� Voltar�

Outros materiais