A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Av 1 - Gestao e legislação ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação: CCE0216_AV1_201002039071 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201002039071 - 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9011/D
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 08/04/2014 14:30:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201002096011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
		
	
	poluição natural
	
	poluição impedida
	
	poluição comercial
	
	poluição permanente
	 
	poluição consentida
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002096015)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
		
	
	Esgoto
	 
	Folhas de árvores
	
	Calor
	
	Som
	 
	Luz
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002130893)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	F - V - V - F
	
	V - V - F - V
	
	F - F - V - V
	 
	V - F - V - V
	
	V - V - V - F
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002096046)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como:
		
	
	evento obrigatório para a sobrevivência do homem na Terra
	
	remediação
	
	atividades que competem a ISO 9000
	 
	impacto ambiental
	
	Resultantes da exclusiva atividade da indústria de petróleo no mundo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002128322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002096028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
		
	
	Introdução da pecuária em áreas de mata atlântica primária
	
	Efeito estufa
	
	Chuva ácida
	
	Diminuição da biodiversidade por contaminação industrial
	 
	Coleta seletiva
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002096403)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O efeito estufa causado pelas ações antropicas é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as medidas mitigadoras da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além desses gases, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica é o controle das emissões de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx). Sobre esse enfoque, pode-se afirmar que I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarretam o acúmulo de GEE na atmosfera; II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera; III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera; IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera. Estão corretas APENAS as afirmações
		
	
	I e II.
	
	III e IV.
	
	II e IV.
	 
	II e III.
	
	I e III.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002096119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.
		
	
	Auditoria ambiental
	
	Responsabilidade civil
	 
	Passivo ambiental
	
	Gerenciamento ambiental
	
	Biodiversidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002096371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando da análise dos Impactos Ambientais da construção de uma Refinaria de Petróleo são definidos atributos que permitem aferir e avaliar cada um dos impactos potenciais identificados na analise do projeto e de sua interação com o sistema ambiental onde será intalada. Os dois principais atributos são:
		
	
	Magnitude e importância.
	
	Características de valor e importância.
	
	Características de localização espacial e de ordem.
	 
	Magnitude e características de localização espacial.
	
	Características de ordem e importância.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002096127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que não diz respeito a um exemplo de passivo ambiental assumido por empresas:
		
	
	caso da Petrobrás, na década de 80, no qual a região de Cubatão, no interior do Estado de São Paulo, foi seriamente afetada pelo vazamento de óleo, que culminou com a explosão de várias moradias
	
	O caso da British Petroleum no derramamento de óleo no Golfo fo México em maio de 2010, onde o diretor da empresa diz: "É uma catástrofe ambiental para BP e para as pessoas que estão trabalhando para tentar conter o derramamento"
	
	os gastos assumidos pela Exxon, no caso do acidente com o petroleiro Valdez, no Alaska;
	 
	O programa petrobrás ambiental na seleção de projetos de organizações não-governamentais para fomento da integração sócio-ambiental
	
	em janeiro de 2000, o vazamento nas instalações da mesma empresa que provocou o derramamento de milhares de litros do óleo no mar na Baía da Guanabara, causando a morte de várias espécies de aves e peixes, além de afetar seriamente a vida das populações locais que viviam da atividade pesqueira