Buscar

Av 2 - Gestao e legislação ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV2_201002039071 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201002039071 - 
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
GLISIA MARIA DA SILVEIRA NEVES
	Turma: 9011/D
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 09/06/2014 13:29:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201002271343)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa incorreta, quanto a resolução n. 1 de 1986 do Conama, que estabeleceu os critérios básicos e as diretrizes para uso e implementação do EIA, considera como impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam:
		
	
	a saúde, a segurança e bem-estar da população
	
	as atividades sociais e econômicas
	 
	a qualidade dos recursos industriais
	
	a biota
	
	as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002096011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC.
		
	 
	poluição consentida
	
	poluição comercial
	
	poluição permanente
	
	poluição impedida
	
	poluição natural
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002274894)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a questão que não faz parte dos Princípios da PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente):
		
	 
	Degradação do solo
	 
	Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar
	
	Proteção dos ecossistemas
	
	Recuperação de áreas degradadas
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002131572)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a pauta prioritária atualmente da Política Ambiental brasileira, considerando que entramos na segunda década do milênio?
		
	
Resposta: A pauta prioritária está relacionado ao reflorestamento das áreas degradadas (ou construídas com o avanço da construção civil), uso consciente dos recursos naturais.
	
Gabarito: A Política Ambiental brasileira hoje está sendo pautada em consonância de prioridade com a agenda internacional, uma vez que os maiores problemas globais, como o das mudanças climáticas, têm forte relação de dependência com a Política Ambiental brasileira. O Brasil é um dos maiores emissores de Gás de Efeito Estufa do mundo e a maior parte dessas emissões é proveniente do desmatamento da Amazônia, o que reflete a importância da política florestal brasileira. O meio ambiente precisa, assim, ser prioridade na agenda do Governo. Na verdade, o maior problema da política ambiental hoje é a dificuldade em promover a transversalidade, considerando os múltiplos interesses que permeiam os diversos setores do Governo, sejam eles econômicos, políticos, sociais. Os interesses econômicos em geral consideram o ambiental um entrave ao desenvolvimento de suas atividades e ao crescimento do Brasil. Tais interesses pressionaram fortemente o Governo em diversos casos, como os transgênicos, a usina nuclear de Angra 3, as hidroelétricas do Rio Madeira e a transposição do Rio São Francisco. A política ambiental hoje no Brasil traz muitos avanços no que diz respeito à participação dos governos federal, distrital, estaduais e municipais, e da sociedade civil organizada. Essa dinâmica contribui para a melhoria da qualidade da governança ambiental, porém não garante que na definição das políticas sejam priorizados os interesses sócio-ambientais. A perspectiva do desenvolvimento sustentável enfrenta oposição em diversos segmentos do mercado e até mesmo em certos setores do Governo, ao enxergarem equivocadamente o meio ambiente como um entrave ao desenvolvimento, quando, na verdade, é um elemento propulsor do desenvolvimento. No caso do Brasil, a biodiversidade é responsável por aproximadamente 50% do PIB. Assim, é fundamental que empresas, sociedade e Governo estejam em sintonia, visando conciliar também os interesses sociais e ambientais Os interesses econômicos que procuram inviabilizar a transversalidade constituem o grande obstáculo para a promoção de uma política ambiental integrada para o desenvolvimento sustentável.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002271334)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sem obstar a aplicação das penalidades de lei, é o ______________obrigado, independentemente da existência da culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. Qual alternativa completa a frase abaixo?
		
	 
	poluidor
	
	investidor
	
	empresário
	
	contribuinte
	
	Dono do estabelecimento
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002096119)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.
		
	
	Gerenciamento ambiental
	
	Responsabilidade civil
	
	Biodiversidade
	
	Auditoria ambiental
	 
	Passivo ambiental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002098142)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual o principal objetivo da Norma ISO-14001 ?
		
	
Resposta: Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais.
	
Gabarito: Norma ISO 14001:2004 tem como objetivo definir requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental. Ela não define níveis de desempenho que uma organização precisa atender, mas sim a uma série de requisitos de planejamento, operação, controle e melhoria de resultados ambientais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002129181)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002271351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na visão __________________, a questão econômica estava agredindo o meio ambiente brasileiro. Na visão _____________________, a questão ecológica estava dificultando o desenvolvimento do país. Ambas as visões se julgando corretas nos seus direitos. Qual alternativa completaa frase respectivamente?
		
	
	realista; imaginária
	
	financeira; ambiental
	
	estadista; empresarial
	
	comercial; biologista
	 
	ecologista; econômica
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002228812)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual norma não está relacionada ao meio ambiente diretamente?
		
	
	ISO 14001
	
	ISO 14011
	
	ISO 14004
	 
	ISO 9000
	
	ISO 14061

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes