Buscar

Plano de aula Futebol Campo (Autoria própria)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Jerônimo Coelho, Lazaro Gama, Nicolas Welter.
Esportes II - Futebol
Turma:B
Plano de aula.
Conteúdo: Futebol/ Chute.
Objetivos:
Objetivo Geral: Aprendizagem do Futebol, Desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras, promover o engajamento das crianças em atividades físicas. 
Objetivo especifica: Ensino (de forma mais lúdica) do chute, vulgo finalização.
Espaço: Campo de Futebol ou Quadra de futsal (caso chova).
Público alvo: Ensino Fundamental: 10/12 Anos.
Materiais:
-Bolas de futebol ou futsal;
-Cones (15);
-Arcos(2);
-Chinesinhos (10).
Atividades:
No meu campo não! (Na verdade não lembramos/sabemos o nome dessa atividade): A atividade é assim, os professores iram colocar duas goleiras uma de cada lado do campo ou quadra (o tamanho do espaço ira depender do numero de alunos). Após isso ira separar a turma em dois times, cada time ficará apenas de um lado da quadra, não sendo permitido que os jogadores passem para o lado adversário. Serão colocadas bolas na linha que divide o campo (no mínimo 1 bola para cada 2 alunos). Os alunos ficaram posicionados nas suas respectivas linhas de fundo. Os professores darão o sinal e a atividade se iniciará. O objetivo é chutar a bola no gol adversário, e manter o máximo de bolas no gol do time adversário até que o professor finalize a contagem. Ganha o time que tiver menos bolas no seu campo e gol. Vale botar uma pontuação, bola no gol vale dois, bola no campo um isso para incentivar o chute a bola e não apenas que passem a bola para o outro lado do campo. Não é permitido o uso das mãos para arremessar ou defender a bola. Duração 7 à 15 mim. 
Acertando o arco: Separar a turma em dois grupos esses iram organizados em colunas, cada grupo terá o mesmo numero de bolas bola distribuídas entre os alunos. O arco ficará pendurado na goleira com fita ou um barbante. O objetivo é acertar um centro do arco. O grupo que conseguir mais vezes ganha. É importante que o professor fique atento a contagem para que a turma não se desmotive após o final de cada rodada. Duração 10 à 20 mim. 
Boliche com chute: Os professores irão formar três colunas com os mesmo números de alunos. Cada coluna ira tem posicionado à sua frente cones de três a cinco formando um triangulo (igual boliche). No final de cada fila terá um numero x de bolas (igual em todos os grupos). O objetivo é o aluno ao fundo passar a bola para o da frente e o da frente para diante até chegar na ponta. A bola pode ser passada de qualquer maneira, mas precisa passar por todos os integrantes do grupo e não pode ser arremessada. Quando chegar à ponta o aluno ira correr com a bola em seus pés (até o local determinado pelo professor e finalizar (tentando acertar os cones). Ganha a coluna que derrubar todos os cones primeiro. Duração 15 à 20 mim.
Atividade coringa (caso sobrar tempo): Essa atividade será inserida antes da volta calma. Os professores separarão a turma em dois grandes times. Cada time formara na linha lateral (cada time de um lado). O professor numerara os alunos. Colocara uma bola ao centro da quadra ou campo. Importante o tamanho do campo deve ser pequeno, mas a distancia a goleira se mantem a mesma. Cada time esta livre para fazer gol em qualquer goleira. O professor falara o numero e os alunos respectivos iram ao jogo. É legal o professor diminuir a goleira após que os alunos tiverem entendido a dinâmica. Duração 10 à 15 mim.
Chute a gol “desprevenido”/com sistema dinâmico (volta calma): Os professores irão formar três colunas paralelas com o mesmo números de alunos em cada uma delas. Essa coluna ficara de frente para o gol. No gol ficara um professor. Os alunos à frente das colunas ficarão de costas para o gol. O professor ira numerar as colunas de um a três. Os professores ficarão com posse da bola. Então o professor ira lançar a bola rasteira e chamara um numero que ira corresponder a uma coluna. Esse jogador terá que se virar e finalizar a gol no menor tempo possível. Após finalizar ele ira voltar para o final da coluna e assim sucessivamente. Vale lembrar que como é a volta calma o objetivo principal é “acalmar” os ânimos para os alunos voltarem para a sala por esse motivo uma atividade mais lenta. Duração 5 à 10 mim.
Critérios de avaliação do aprendizado: A avaliação será feita principalmente pelo engajamento do aluno para com as atividades proposta, pois se o aluno participar da aula ele ira, consequentemente alcançar os objetivos selecionados pelo professor. 
17/11/2017.

Outros materiais