Buscar

Atividades de História e Filosofia da Educação - Faculdade FAEL

Prévia do material em texto

Atividades de História e Filosofia da Educação
Em pleno período do Regime Militar, surge, um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Podemos assinalar seu marco teórico em 1979. Esta prática é assim chamada por seu principal representante, por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta o nome do principal representante desta Pedagogia:
Escolha uma:
a. Lev Vygotsky.
b. Anísio Teixeira.
c. Lourenço Filho.
d. Dermeval Saviani. 
e. Paulo Freire.
No desenvolvimento de seus estudos, Paulo Freire acreditava que a própria nomenclatura utilizada no ambiente escolar era uma forma de dominação e opressão, por isso, em seu método de alfabetização de adultos, sugeriu uma mudança de nomes. Considerando esta mudança, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a nova nomenclatura proposta por Freire:
Escolha uma:
a. As Classes passam a ser chamadas de Círculos de cultura.
b. O Programa é chamado de Situações emergenciais. 
c. Os Professores são os Coordenadores de debates e a Aula é chamada de Debate ou diálogo.
d. Os Alunos são os Participantes dos grupos de discussões.
e. O Programa é chamado de Situações existenciais.
Para GIRON (2008, p.19) na teoria neoliberal “[...] os direitos sociais tornam-se mercadorias e o movimento econômico restringe a esfera social da cidadania em favor da projeção do mercado”. (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). De acordo com este apontamento, analise as asserções a seguir, considerando a teoria neoliberal:
I-A teoria neoliberal estimula a competição e a liberdade do comércio, pois, segundo ela, quando o mercado tem livre funcionamento, cresce, gera empregos e aumenta o acúmulo de capital.
II-Na teoria neoliberal o Estado corta gastos com a privatização de setores, como usinas de energia, indústrias de base, construção e administração de estradas e portos, e enxuga as despesas referentes a saúde, moradia e educação.
III-Na teoria neoliberal privatizam-se as instituições e até a escola torna-se um empreendimento comercial. Como o Estado não se sente o responsável por atender toda a demanda educacional, escolas públicas são crescentemente deixadas de lado, funcionários são “trocados” por voluntários (pois a sociedade também teria o dever de ajudar) e escolas particulares ganham espaço e competem por alunos/clientes.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I e II.
c. III.
d. Todas as alternativas. 
e. II e III.
Realizadas as mudanças de objetivos, o Movimento de Educação de Base (MEB) consegue mais apoio financeiro e aumenta seu atendimento. Segundo Fávero (2004), o período áureo de sua atuação ocorreu entre 1961 a 1966. Os dados são expressivos e nos mostram um grande alcance. O que era para ser uma proposta de cinco anos de existência já completou seus cinquenta anos. O MEB ainda está em funcionamento e, atualmente, está presente no Ceará, Piauí, Amazonas, Roraima, Distrito Federal e no Norte e Nordeste de Minas Gerais. Segundo seu site oficial, a presente missão do MEB é “Contribuir para a promoção humana integral e superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular libertadora ao longo da vida”. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde corretamente em que autor a metodologia do MEB está referenciada:
Escolha uma:
a. Jean Piaget.
b. Lev Vygotsky.
c. Paulo Freire 
d. Emília Ferreiro.
e. Henri Wallon.
Na Pedagogia Histórico-Crítica, surge um método de aprendizagem pautado em cinco passos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. Todos estes passos pretendem alcançar os objetivos a que se propõe a educação histórico-crítica e, neste caminho, Saviani (2008) define que a tarefa dessa proposta pedagógica implica em três itens. Considerando esta classificação de Saviani, analise as asserções a seguir:
I-Provimento das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II-Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
III-Identificação de meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção,bem como as tendências de sua transformação.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I.
b. Todas as alternativas. 
c. III.
d. I e III.
e. II.
Com o avanço do neoliberalismo “Agências internacionais e, principalmente, o Banco Mundial tornam-se os grandes prestadores de empréstimos para a educação dos países pobres e, dentre esta lista, encontra-se o Brasil. Os financiamentos não são ingênuos e livres de interesses. Instituições como o Banco Mundial veem estas “ajudas” como um controle do capitalismo. O ato de investir na educação não pressupõe a sua democratização.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014, p.93). Portanto, as consequências desta política podem ser percebidas claramente na educação brasileira, considerando estas consequências, Andrioli (2002) sustenta alguns pontos, frutos destas consequências, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Mais recursos, por dois motivos principais: aumento da arrecadação (através de isenções, incentivos, sonegação); aplicação dos recursos e descumprimento de leis.
( )Formação menos abrangente e mais profissionalizante.
( )Grande reprovação para ocupar vagas, tendo a ideia de qualidade educacional.
( )A sociedade civil deve erradicar os “órfãos” do Estado (por exemplo, o programa “Amigos da Escola”). Se as pessoas não tiverem acesso a escola a culpa é colocada nos líderes políticos que “não se organizaram”, sobrecarregando, assim, o governo de sua responsabilidade com a educação.
( )Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determinando as competências da federação, transferindo responsabilidades aos Estados e Municípios.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. F V F F V. 
b. V V V F V.
c. F V V F F.
d. V F V V F.
e. F V F V F.
Em 1848, Marx e Engels, lançaram O manifesto comunista e publicaram, trinta anos depois, os escritos de O capital. Em linhas gerais, a teoria marxista acredita que a sociedade é formada por duas classes principais: a dominante e a dominada. De acordo com esta divisão da sociedade, analise as asserções a seguir:
I-A classe dominante seria aquela formada pela burguesia, aquela que detém o poder e o capital (a riqueza).
II-A classe dominada seria formada pela grande massa de trabalhadores que vendem a sua mão de obra por um mísero salário.
III-Esta divisão de classes na sociedade ocorria apenas para estudos, pois independente da classe ocupada pelos cidadãos, todos viviam em harmonia, tendo divisão igualitária de bens e recursos materiais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. III
c. I e III.
d. Todas as alternativas.
e. I e II.
“O Construtivismo foi aplicado a educação, mas teve suas origens na psicologia. Seus fundamentos estão baseados nos estudos de Jean Piaget, Emilia Ferreiro e Vygotsky. A ênfase está no aspecto cognitivo do aluno e, por isso, o conhecimento das etapas do desenvolvimento é tão importante.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Pensando neste contexto e sobre os estudos sobre o erro no Construtivismo, analise as asserções a seguir:
I-No Construtivismo o erro é visto como algo negativo e, não como parte do processo. O aluno acaba errando muitas vezes dificultando a construção de seu conhecimento.
II-Nesta perspectiva a escola nunca deve corrigiro aluno, evitando com esta prática sua falta de estímulo à aprendizagem.
III-No Construtivismo quando necessária, a correção é feita como meio de proporcionar a aprendizagem e não como forma de censura. A criança pode, inclusive, ser retida de ano, caso não demonstre condições de acompanhar a série seguinte.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas.
b. III. 
c. I e II
d. II.
e. I.
“Para o Construtivismo, o saber, como o próprio nome diz, é construído pelo aluno mediante formulação de hipóteses e a resolução do problema. O aluno socializa-se, busca, investiga e a “socialização da criança é ao mesmo tempo o processo de sua individualização, de formação de sua personalidade” (ARIAS; YERA, 1996, p. 11)”, (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Considerando este contexto sobre o Construtivismo, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
( )Nesta perspectiva, o papel do professor é de transmitir o conhecimento.
( )No Construtivismo a avaliação é construída ao longo das aulas, por isso as provas não fazem parte de sua proposta inicial.
( )Nesta perspectiva a prova tem um peso maior do que as aplicadas na Escola Tradicional.
( )No Construtivismo a avaliação deve ser realizada por uma pessoa de fora do cotidiano de sala de aula (uma coordenadora, por exemplo, como já acontecia na Escola Tradicional).
( )Nesta perspectiva, o papel do professor não é de transmitir o conhecimento, mas estimular o aluno a ir em busca de sua autonomia intelectual. Ele é um “instigador”.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. F F V V V.
b. F V V F F.
c. V F V F V.
d. F V F F V. 
e. V F V V F.
O Movimento de Educação de Base (MEB) foi criado em 1961, pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), sendo um programa de educação de base através de escolas radiofônicas, que deveria alcançar regiões subdesenvolvidas, realizando uma educação que superasse a visão materialista. Através dele, a formação humana deveria acontecer em todas as dimensões: política, social, cultural, espiritual, moral, etc. Entretanto, as aulas ministradas encontravam-se longe da realidade dos trabalhadores rurais que as escutavam. Por isso, o MEB foi aprofundado e, em 1962, com o Encontro Nacional de Coordenadores, traçou-se um novo plano de ação para o movimento. De acordo com este novo plano e seus objetivos, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Alfabetização e iniciação em conhecimentos que se traduzam no comportamento prático de cada homem e da comunidade, no que se refere: a saúde e a alimentação (higiene); ao modo de viver (habitação, família, comunidade); as relações com os semelhantes (associativismo); ao trabalho (informação profissional); ao crescimento espiritual.
( )Alienação do povo, levando-o a permanecer nas condições que se encontra, acreditando de que o Estado se interessa por sua formação.
( )Conscientização do povo, levando-o a descobrir o valor próprio de cada homem; despertar para os seus próprios problemas e provocar uma mudança de situação; buscar soluções, caminhando por seus próprios pés; assumir responsabilidades no surgimento de suas comunidades.
( )Animação dos grupos de representação, promoção e pressão.
( )Desvalorização da cultura popular, diminuindo, erradicando e contrariando as riquezas culturais próprias do povo.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. F V V F F.
b. V F V V F. 
c. V V V F F.
d. F V F F V.
e. V F V F V.
Segundo Francisco Filho (2004), o ensino, no período da Primeira República, era seriado, enciclopédico, obrigatório e gratuito. Novas disciplinas passaram a fazer parte do currículo: Política, Economia, Noções de Sociologia, Direito e Ciências. O ensino passava pela tendência de imitar a educação francesa. Nessa tentativa de modernizar o país e esquecer as antigas estruturas, o ensino seguia a linha:
Escolha uma:
a. Humanista.
b. Positivista. 
c. Dogmática.
d. Ceticista.
e. escolanovista.
Depois do golpe de Estado, em 1937, um aspecto que se destacou no governo de Vargas foi o clima de guerra e militarização permeando a população.Vargas utilizou-se do discurso de guerra para poder manipular e controlar as ações do povo.Essa militarização também envolveu a educação do país.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: de 1930 ao Regime Militar. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.).Curitiba: FAEL, 2014.
A respeito desse assunto avalie as seguintes assertivas:
I.A juventude foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chefiado pelo Ministério da Justiça.
II.O jovem aluno/soldado,defensor da nação,seria preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
III.Esse projeto alcançou espaço nas escolas utilizando-se, principalmente,das disciplinas de Educação Física e Educação Moral e Cívica.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. III.
c. I, II e III. 
d. I e II.
e. I e III.
Getulio Vargas, que assumiu a presidência do Brasil em 1930, tornou-se o líder supremo do país. Um ditador que reprimia com censura tudo e todos que se posicionassem contrários às suas ordens. Apesar de apoiar os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, ele era simpatizante das ideias fascistas e nazistas, vindas, respectivamente, da Itália e Alemanha. O momento histórico exigiu mudanças na sociedade e, consequentemente, na educação. Havia o interesse de romper com as antigas estruturas do ensino. A sociedade, predominantemente rural, passou a se tornar mais industrializada e necessitou de uma nova mão-de-obra.
(SILVA, A.M.L.L. da. Educação no Brasil: de 1930 ao Regime Militar. In: História, Filosofia e Sociologia da Educação. Faculdade Educacional da Lapa (org.). Curitiba: FAEL, 2014.
Nesse sentido avalie as seguintes assertivas:
I.O sistema educacional prosseguiu dando uma importância e valorização ao ensino superior em detrimento dos outros níveis.
II.Em 1931, foi realizada a reforma do Ensino Secundário, que pretendia preparar o aluno não só para a entrada na universidade, mas também a entrada em vários setores da sociedade.
III.No Governo Vargas foi criado o ensino supletivo para alfabetizar os trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudar durante a infância e a juventude.
IV.Foram criados cursos rápidos e rapidíssimos para treinamento dos trabalhadores das diversas profissões emergentes.
V.Houve a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, em 1930, com a nomeação de Gustavo Capanema como seu responsável.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e V.
b. I, II e III.
c. II, III, IV.
d. I, II, III e IV. 
e. I, II, III, IV e V.
Sabe-se que o início da educação brasileira foi dirigido pelos padres jesuítas, posteriormente, com a tentativa de modernidade Marquês de Pombal, expulsa os jesuítas e dá início a uma série de reformas educacionais, período que ficou conhecido como a Era Pombalina. A educação no Brasil ainda passaria pela chegada da Família Real Portuguesa ao país, pelo Império e pela Primeira República. Nesse panorama, relacione as colunas de acordo com as especificidades da educação brasileira em cada um dos períodos citados acima:
(I )Educação jesuítica.
(II )Era pombalina.
(III)Chegada da Família Real.
(IV)Império.
(V)Primeira República.
( )Introdução das aulas régias - aulas isoladas que substituíram o curso secundário de humanidades.
( )Fundação das escolas presbiterianas, metodistas e dos jardins de infância.
( )Surgem os grupos escolares.
( )Foco na formação humanista e literária.
( )Criação das primeiras instituições de Ensino Superior e Técnico.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. V, II, III, I, IV.
b. V, IV, I, II, III.
c. I, II, III, IV, V.
d. II, IV, V, I, III. 
e. II, III, V, I, IV.
Art. 30. Parágrafo único - Constituemcasos de isenção (da obrigatoriedade), além de outros previstos em lei:[...]
comprovado estado de pobreza do pai ou responsável;
insuficiência de escolas;
matrículas encerradas;
doença ou anomalia grave da criança;
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 dez. 1961.
Ao observarmos o Art. 30 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, citado acima, podemos compreender que:
Escolha uma:
a. em determinados aspectos, a lei foi um sucesso reforçando direitos já conquistados.
b. a educação estaria ao alcance de todos.
c. a lei de 1961 praticamente reforçou a obrigatoriedade do ensino primário.
d. a lei foi de grande valia para o progresso da educação tendo conseqüências na educação de hoje.
e. em determinados aspectos, a lei acabou retrocedendo e anulando direitos já conquistados.
A Constituição de 1988 refletia o desejo de romper com as amarras do militarismo e promover a plena cidadania, porém, os laços com o passado político conservador eram muito fortes. Com a tentativa de ser a mais democrática possível, a lei apresentou importantes aspectos no tocante à educação.
Nessa perspectiva, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Questões como o Plano Nacional da Educação e a gestão democrática são assuntos esquecidos pela Constituição de 1988.
b. A Constituição de 1988 apresenta artigos que destacam conteúdos que não demonstram importância concreta para a educação.
c. A permanência na escola e as condições para tal foram focos da Constituição de 1988.
d. A Constituição de 1988 trouxe, em sua redação, um avanço em relação às anteriores, pois, em seu texto, ela declarou o direito à educação. 
e. A Constituição de 1988 não foi importante para o cenário educacional.
Na história da educação brasileira muitas foram as conquistas e os retrocessos. Desde a chegada dos jesuítas até a década de 1990 podemos verificar muitas ações que culminaram em transformações significativas em todo o processo educativo de nosso país. Dentre essas ações podemos destacar a promulgação de três Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, como a Lei nº4.024/61; a Lei nº 5.692/71 e a Lei nº 9.394/96. A respeito de cada uma dessas leis relacione as colunas:
(1)LDB 4.024/61.
(2)5.692/71.
(3)9.394/96.
( )Carga horária de 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
( )Incluiu na grade curricular as disciplinas de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde.
( )Organizou o ensino em Pré-primário; Ensino Primário, Ensino Secundário e Ensino Superior.
A ordem correta das respostas é:
Escolha uma:
a. III, II, I. 
b. II, I, II.
c. I, II, III.
d. II, I, III.
e. II, III, I.
“A educação brasileira, a partir dos anos de 1990, leva a crer que foi marcada pela intensa presença do capitalismo, em que o Estado assinala a sua participação com ações de políticas públicas, para manter a reprodução do capital. Neste contexto de fim do Regime Militar e abertura política, chegam ao Brasil as ideias do neoliberalismo. O governo brasileiro das duas últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI começou a delegar parte de suas funções para o mercado e empresas privadas. Sobretudo no governo de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, intensificaram-se as privatizações de organizações estatais e a procura de financiamentos para manter sua política de governo.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). De acordo com o texto acima, como era chamado o Estado neste contexto? Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Estado de atuação neoliberal.
b. Estado de atuação globalizada.
c. Estado de atuação mínima. 
d. Estado de atuação politizada.
e. Estado de atuação militarizada.
Em seus estudos, Jean Piaget enfatiza que o desenvolvimento humano engloba quatro etapas, considerando estas, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a uma das etapas classificadas pelo autor:
Escolha uma:
a. Etapa operatório-concreta.
b. Etapa operatorio formal.
c. Etapa operatório final. 
d. Etapa sociomotora.
e. Etapa pré-operatória.
A concepção de educação proposta por esta educadora ajudou a mudar a maneira de pensar a criança e a escola e influenciou as mudanças da Escola Tradicional para a Escola Nova, no Brasil. Até hoje essas ideias influenciam o pensamento de muitos educadores, tendo no ano de 2.012, cinquenta e sete escolas filiadas a esta organização. Assinale a alternativa que apresenta corretamente, o nome desta educadora:
Escolha uma:
a. Maria Montessori. 
b. Cleo Fante.
c. Emília Ferreiro.
d. Ana Teberosky.
e. Sara Paín.
Em pleno período do Regime Militar, surge, um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Podemos assinalar seu marco teórico em 1979. Esta prática é assim chamada por seu principal representante, por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta o nome do principal representante desta Pedagogia:
Escolha uma:
a. Paulo Freire.
b. Dermeval Saviani. 
c. Lourenço Filho.
d. Lev Vygotsky.
e. Anísio Teixeira.
No desenvolvimento de seus estudos, Paulo Freire acreditava que a própria nomenclatura utilizada no ambiente escolar era uma forma de dominação e opressão, por isso, em seu método de alfabetização de adultos, sugeriu uma mudança de nomes. Considerando esta mudança, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO corresponde a nova nomenclatura proposta por Freire:
Escolha uma:
a. Os Alunos são os Participantes dos grupos de discussões.
b. O Programa é chamado de Situações emergenciais. 
c. O Programa é chamado de Situações existenciais.
d. As Classes passam a ser chamadas de Círculos de cultura.
e. Os Professores são os Coordenadores de debates e a Aula é chamada de Debate ou diálogo.
Realizadas as mudanças de objetivos, o Movimento de Educação de Base (MEB) consegue mais apoio financeiro e aumenta seu atendimento. Segundo Fávero (2004), o período áureo de sua atuação ocorreu entre 1961 a 1966. Os dados são expressivos e nos mostram um grande alcance. O que era para ser uma proposta de cinco anos de existência já completou seus cinquenta anos. O MEB ainda está em funcionamento e, atualmente, está presente no Ceará, Piauí, Amazonas, Roraima, Distrito Federal e no Norte e Nordeste de Minas Gerais. Segundo seu site oficial, a presente missão do MEB é “Contribuir para a promoção humana integral e superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular libertadora ao longo da vida”. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde corretamente em que autor a metodologia do MEB está referenciada:
Escolha uma:
a. Jean Piaget.
b. Emília Ferreiro.
c. Paulo Freire 
d. Lev Vygotsky.
e. Henri Wallon.
“Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. Na concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade, não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos. O aluno precisava sentir-se livre para estudar e crescer.” (Livro da Disciplina, FAEL, 113). Segundo este contexto, assinale a alternativa que apresenta qual tipo de educação as escolas deveriam oferecer, segundo Montessori:
Escolha uma:
a. As escolas deveriam oferecer uma “educação individualista”.
b. As escolas deveriam oferecer uma educação pautada no desempenho do currículo.
c. As escolas deveriam oferecer uma “educação profissionalizante”.
d. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a vida”. 
e. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a astúcia”.
Depoisda promulgação da LDB de 1996, novas leis foram inseridas no contexto educacional, como forma de complementar a organização da escola e do magistério. Dentre elas, podemos citar a Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Este plano traz em si, objetivos que devem ser alcançados. De acordo com a Lei, analise as sentenças a seguir, relacionando aos objetivos previstos no Plano, assinalando V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )A elevação global do nível de escolaridade da população.
( )A melhoria da qualidade do ensino, exclusivamente, na Educação Infantil.
( )A redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e a permanência, com sucesso, na educação pública.
( )A privatização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
( )A participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. V V F F V.
b. F V F F V.
c. V F V F V.
d. V V V F V
e. F V V F F.
Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido - Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens. Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I-Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento.
II-Na concepção freireanao professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III-Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II e III.
c. I e III.
d. Todas as alternativas. 
e. III.
Na Pedagogia Histórico-Crítica, surge um método de aprendizagem pautado em cinco passos: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. Todos estes passos pretendem alcançar os objetivos a que se propõe a educação histórico-crítica e, neste caminho, Saviani (2008) define que a tarefa dessa proposta pedagógica implica em três itens. Considerando esta classificação de Saviani, analise as asserções a seguir:
I-Provimento das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo produzido historicamente, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II-Conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo que se torne assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares.
III-Identificação de meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas aprendam o processo de sua produção,bem como as tendências de sua transformação.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I.
c. II. 
d. III.
e. Todas as alternativas.
Com o avanço do neoliberalismo “Agências internacionais e, principalmente, o Banco Mundial tornam-se os grandes prestadores de empréstimos para a educação dos países pobres e, dentre esta lista, encontra-se o Brasil. Os financiamentos não são ingênuos e livres de interesses. Instituições como o Banco Mundial veem estas “ajudas” como um controle do capitalismo. O ato de investir na educação não pressupõe a sua democratização.” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014, p.93). Portanto, as consequências desta política podem ser percebidas claramente na educação brasileira, considerando estas consequências, Andrioli (2002) sustenta alguns pontos, frutos destas consequências, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Mais recursos, por dois motivos principais: aumento da arrecadação (através de isenções, incentivos, sonegação); aplicação dos recursos e descumprimento de leis.
( )Formação menos abrangente e mais profissionalizante.
( )Grande reprovação para ocupar vagas, tendo a ideia de qualidade educacional.
( )A sociedade civil deve erradicar os “órfãos” do Estado (por exemplo, o programa “Amigos da Escola”). Se as pessoas não tiverem acesso a escola a culpa é colocada nos líderes políticos que “não se organizaram”, sobrecarregando, assim, o governo de sua responsabilidade com a educação.
( )Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determinando as competências da federação, transferindo responsabilidades aos Estados e Municípios.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. V V V F V.
b. F V F F V. 
c. V F V V F.
d. F V F V F.
e. F V V F F.
“Para o Construtivismo, o saber, como o próprio nome diz, é construído pelo aluno mediante formulação de hipóteses e a resolução do problema. O aluno socializa-se, busca, investiga e a “socialização da criança é ao mesmo tempo o processo de sua individualização, de formação de sua personalidade” (ARIAS; YERA, 1996, p. 11)”, (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Considerando este contexto sobre o Construtivismo, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
( )Nesta perspectiva, o papel do professor é de transmitir o conhecimento.
( )No Construtivismo a avaliação é construída ao longo das aulas, por isso as provas não fazem parte de sua proposta inicial.
( )Nesta perspectiva a prova tem um peso maior do que as aplicadas na Escola Tradicional.
( )No Construtivismo a avaliação deve ser realizada por uma pessoa de fora do cotidiano de sala de aula (uma coordenadora, por exemplo, como já acontecia na Escola Tradicional).
( )Nesta perspectiva, o papel do professor não é de transmitir o conhecimento, mas estimular o aluno a ir em busca de sua autonomia intelectual. Ele é um “instigador”.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. F V V F F.
b. F V F F V. 
c. V F V F V.
d. F F V V V.
e. V F V V F.
O Movimento de Educação de Base (MEB) foi criado em 1961, pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), sendo um programa de educação de base através de escolas radiofônicas, que deveria alcançar regiões subdesenvolvidas, realizando uma educação que superasse a visão materialista. Através dele, a formação humana deveria acontecer em todas as dimensões: política, social, cultural, espiritual, moral, etc. Entretanto, as aulas ministradas encontravam-se longe da realidade dos trabalhadores rurais que as escutavam. Por isso, o MEB foi aprofundado e, em 1962, com o Encontro Nacional de Coordenadores, traçou-se um novo plano de ação para o movimento. De acordo com este novo plano e seus objetivos, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Alfabetização e iniciação em conhecimentos que se traduzam no comportamento prático de cada homem e da comunidade, no que se refere: a saúde e a alimentação (higiene); ao modo de viver (habitação, família, comunidade); as relações com os semelhantes (associativismo); ao trabalho (informação profissional); ao crescimento espiritual.
( )Alienação do povo, levando-o a permanecer nas condições que se encontra, acreditando de que o Estado se interessa por sua formação.
( )Conscientização do povo, levando-o a descobrir o valor próprio de cada homem; despertar para os seus próprios problemas e provocar uma mudança de situação; buscar soluções, caminhando por seus próprios pés; assumirresponsabilidades no surgimento de suas comunidades.
( )Animação dos grupos de representação, promoção e pressão.
( )Desvalorização da cultura popular, diminuindo, erradicando e contrariando as riquezas culturais próprias do povo.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. V V V F F.
b. F V F F V.
c. V F V F V.
d. F V V F F.
e. V F V V F.
Questão Discursiva: A Constituição Brasileira promulgada em 1988 afirma em seu Art. 205 que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1988, [s. p.]). A partir desse compromisso constitucional o nosso país reafirma seu compromisso que a educação deve possibilitar o exercício da cidadania a cada brasileiro. Pois bem, levando em conta seus estudos nessa disciplina, redija um texto entre 10 a 15 linhas explicando como, em seu ponto de vista, a educação pode contribuir para o acesso a cidadania.
O próprio acesso a educação já seria uma ação de cidadania porque o aluno no ambiente escolar ou acadêmico obtém acesso a informações sobre assuntos relacionados a esta como leis, política, direitos civis e sociais, etc. Conhecendo estes assuntos o aluno pode atuar como cidadão e ainda promover entre os entes de seu convívio o acesso as informações necessárias para o exercício de sua cidadania. Este indivíduo como estudante ainda consegue por meio dos estudos a qualificação profissional que além de um direito contribui para sua atuação como cidadão, tendo por exemplo, o acesso a um emprego. Estudando e conhecendo seus direitos os indivíduo ainda consegue estabelecer ações de luta pela prática ou obtenção dos mesmos, dessa forma se uma pessoa não frequenta o ambiente escolar, não possui boa interação social, não possui acesso aos meios de comunicação (que servem de acesso a educação também) possivelmente também terá dificuldades ou não conseguirá ser um cidadão atuante e ainda por não conhecer seus direitos ficará a mercê do que terceiros tem a lhe oferecer e caso necessite de acesso a direitos básicos como saúde não terá ou será de maneira inadequada. Então a educação na formação do cidadão e ações de cidadania possui um papel essencial e quando a mesma passa por desequilíbrios aquele que deveria tê-la como direito não consegue e com isso o seu próprio exercício de cidadania também é afetado.
Estudo de Caso: Numa instituição de ensino fundamental da rede pública, encontra-se matriculada no 6º ano, a aluna Flávia. Ao chegar em casa, Flávia foi logo mostrando a mãe a tarefa que deveria realizar. Ao se deparar com a atividade, a mãe da aluna ficou extremamente assustada, pois notou que a referida atividade não faz parte do currículo do 6º ano. No dia seguinte, a mãe dirigiu-se até a escola colocando a situação para a equipe pedagógica. Frente a esta problemática, você, enquanto pedagogo(a) da instituição, e considerando sua postura ética e profissional, de que forma abordaria a situação com a devida professora? Comente entre 10 a 15 linhas.
Solicitaria uma conversa em particular com a professora em questão e tentaria entender o ocorrido. A primeira ação seria perguntar se realmente o conteúdo apresentado pela mãe foi dado a turma como tarefa. Em seguida se a resposta fosse afirmativa perguntaria por que a professora, então passou aquele conteúdo aos alunos? Quais eram seus objetivos? Por meio das respostas as questões verificaria se a professora se equivocou com relação ao conteúdo proposto aos alunos ou se foi a mãe que se equivocou, pois dependendo do nível apresentado pela turma muitas vezes o professor necessita modificar sua metodologia de aula dando tarefas que exigem ou mais ou menos dos alunos. E ainda pode ocorrer de a própria turma realizar um questionamento que futuramente pode se tornar uma aula diferenciada ou complementar a aquela tradicional, como por exemplo em relação a algum acontecimento, algo que viram na TV, etc. Entretanto se a professora que de repente se equivocou, talvez não teve tempo suficiente para planejar a tarefa e deu um conteúdo inadequado aos alunos iria lhe propor estudar os documentos de referência para aquela série, de acordo com as disciplinas e faixa etária dos alunos. Assim ela poderia verificar se o conteúdo está de acordo e a metodologia por ela empregada nas aulas. Iria lhe passar também modelos de atividades que poderiam ser utilizadas e que estivessem mais de acordo com a turma.

Outros materiais