Buscar

QUESTOEStema1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA 1
Questão 1 Ao estudar determinados assuntos, principalmente na área de Ciências Humanas, sabe-se a importância de se considerar o contexto histórico em que tais fatos aconteceram. Essa importância é devida a necessidade de se compreender que a história pode ser entendida como um processo contínuo e também como uma fragmentação de momentos únicos no seu ínterim. No entanto, a junção dessa duas formas de se compreender o fato histórico podem ajudar na compreensão de determinados momentos que possuem características próprias, mas que também são resultados de outros momentos. Martinelli (2011, p. 32) afirma que O próspero dono da terra, da propriedade agrícola, vai metamorfoseando-se em comerciante ou mercador, passando, em seguida, de comerciante a atacadista, fazendo do comérsio exterior e do monopólio a base essencial de sua riqueza. Fixando-se dentro das muralhas das nascentes e vigorosas cidades, os burgos da época medieval, aos quais tinham livre acesso desde que possuíssem lote ou propriedade em seu interior. Agora, tomando este texto como base, faça uma correção entre o conhecimento que você tem a respeito da transição do feudalismo para o capitalismo e o desenvolvimento industrial estudado neste tema.Resposta: Espera-se que aqui o aluno possa falar desta transição do feudalismo para o capitalismo e subsequentemente do capitalismo industrial, destacando principalmente os aspectos sociais. É desejado que ele apresente questões essenciais como: • O comércio que antes era realizado entre as cercanias feudais, nos recém criados burgos, tornam-se importantes para o desenvolvimento do novo modo de produção. • Os comerciantes tornam-se cada vez mais poderosos e, após a introdução das máquinas (à vapor e elétricas) seu poder de produção e, consequentemente, dominação social e política estão expandidas. • As transformações realizadas nos burgos, citadas por Martinelli são importantes na compreensão da formação social da burguesia, classe que se torna dominante na estrutura social do capitalismo, reforçando seu poder após os movimentos revolucionários e o desenvolvimento do capitalismo industrial.
 Questão 2 Analise estes dois fragmentos (ambos retirados de MARTINELLi, 2011, p.31): • “... a posse privada dos meios de produção por uma classe e a exploração da força de trabalho daqueles que não os detêm.” • “Nas sociedades medievais, com economia natural, as relações de troca eram simples, e tal subordinação não ocorria de forma contratual e, muito menos compulsiva.” Agora estabeleça uma relação entre eles, discutindo quais sistemas de produção ela se refere e o contexto social destes.Resposta: Nesta questão espera-se que o aluno seja capaz de compreender que no primeiro fragmento a autora se refere ao capitalismo e à dominação social, política e econômica da burguesia sobre os proletários, o que configurava um sistema de exploração que ela chama de contratual, visto que o que se tinha era o trabalho livre assalariado, mesmo que precarizado por outras condições inseridas no processo, inclusive que eram condições de manutenção do sistema. No segundo, ela reforça o fato de que as relações de troca existiam, desde o feudalismo, mas os valores atribuídos eram diferentes. As mercadorias tinham valoração amenizada pelas trocas sem a exploração social, onde era possível a sobrevivência sem a dominação pelo mercado.
Questão 3 Marque a alternativa que NÃO contenha APENAS características sociais que foram afetadas pelo desenvolvimento industrial ocorrido entre os séculos XVIII e XIX (durante o chamado Capitalismo Industrial): d) Diminui o trabalho feminino em função do aumento das famílias (e consequentemente da taxa de natalidade) enquanto também diminui o número de vagas de emprego. Questão 3 Resposta: Alternativa D.
 Questão 4 “De camponês para ’tecelão agrícola‘, daí para tecelão e em seguida para trabalhador assalariado...” (MARTINELLI, 2011, p. 32). Observe essa passagem do texto e relacione os dados sobre a classe social a que a autora faz referência, não se esquecendo de denominar a quem ela se refere e o processo histórico que assim o determinou. Resposta: É preciso que o aluno reconheça que a autora faz uma clara referência ao proletariado e que compreende o caminho histórico do mesmo, que passa de camponês para tecelão e depois para assalariado. Este caminho percorrido se dá pelo fato de que ele não tinha posse de bens e que, portanto, coube-lhe no capitalismo o papel de trabalhador que não teve formas de fugir da necessidade de submissão à classe burguesa que ascendia ao poder (tanto político como econômico).
Questão 5 De acordo com o texto base desta aula, é possível reconhecer três vertentes que apresentam as características e denominam o capitalismo no seu desenvolvimento inicial. Cada uma dessas vertentes possui um caráter essencial que a caracteriza e que é possível de ser reconhecida. Marque a alternativa que relaciona corretamente as características na mesma ordem apresentadas pelas vertentes a seguir: (1) Vertente da Escola Histórica Alemã. (2) Vertente de Werner Sombart. (3) Vertente marxista. a) (1) capitalismo como modo de produção; (2) capitalismo como idealismo; (3) capitalismo como relação de mercado e lucro. b) (1) capitalismo como idealismo; (2) capitalismo como modo de produção; (3) capitalismo como relação de mercado e lucro. c) (1) capitalismo como relação de mercado e lucro (2) capitalismo como idealismo; (3) capitalismo como modo de produção. d) (1) capitalismo como relação de mercado e lucro; (2) capitalismo como modo de produção; (3) capitalismo como idealismo. e) (1) capitalismo como idealismo; (2) capitalismo como relação de mercado e lucro (3) capitalismo como modo de produção. Resposta: Alternativa C.
Questão 6 Na leitura sugerida do texto base, a autora fala das condições de trabalho no decorrer do desenvolvimento industrial, ressaltando que a Revolução Industrial e seu processo posterior deixou para o trabalhador uma dupla violência (separou-se de seu trabalho e se tornou acessório da máquina). Pesquise sobre este assunto e delimite essa relação no contexto do desenvolvimento industrial entre os séculos XVIII e XIX.Resposta: O processo descrito pela autora (Maria Lúcia Martinelli) relata a precarização do trabalho do proletariado, afirmando que ela passa por um processo de “dupla violência” em virtude de duas características básicas de seu trabalho no âmbito da Revolução Industrial: a primeira a que com a separação do trabalho em partes (cada um faz uma pequena parte do trabalho divida pela própria mecanização), o trabalhador perde a relação de continuidade com o resultado de seu trabalho e se desconhece na sua produção; a segunda forma de violência que também é uma consequência desta primeira é que não se reconhecendo no resultado de seu trabalho ele “obedece” à ordem imposta pela decisão tomada pelas máquinas (e quem as controla) assumindo apenas o papel de acessório que realiza a atividade coordenada com as determinações da mecanização do processo. Ele perde, então, o acompanhamento com o processo e se perde também neste.
Questão 7 Coloque (F) falso ou (V) verdadeiro nas alternativas abaixo: ( ) A Revolução Industrial aconteceu em sua totalidade na Europa, focalizando principalmente a França, Alemanha e Espanha. ( ) Os trabalhadores, também conhecidos como proletários, organizaram-se e, inicialmente, mantinham suas lutas contra as máquinas, pois eram nelas que viam seu processo de precarização. ( ) O período entre os séculos XVII e XIX foram momentos de extrema luta de classes com alternância de poder, ora da burguesia, ora do proletariado. ( ) A transição entre o feudalismo e o capitalismo aconteceu especificamente em virtude da introdução das máquinas elétricas nas indústrias que até então eram apenas à vapor. Agora marque a alternativa que apresenta a sequencia correta: a) F,F,F,V. b) F,F,V,V. c) V,V,F,V. d) F, F, V, F. e) F, V, F, F. Resposta: Alternativa E
 Questão 8 Estabeleça uma relação entre o crescimento populacional e a sua ligação com a expansãodo Capitalismo Industrial diante da seguinte afirmação: “...enquanto os capitalistas expandiam seu capital, os trabalhadores expandiam sua população, reproduzindo-se em escala crescente.” Busque informações sobre as taxas de natalidade e mortalidade deste período na Europa.Resposta: É necessário que o aluno reconheça e apresente que as taxas de natalidade já haviam crescido desde o século XVIII e assim permaneciam, enquanto que na primeira metade do século XIX, as taxas de mortalidade caem significativamente, o que faz com que a população cresça, principalmente nos grandes centros urbanos. Como o número de proletários sempre foi maior que o dos burgueses dominantes, a relação acaba sendo simples de estabelecer. Quanto mais aumentava os proletários, maior era a necessidade de trabalho e com isso também maior era a produção; o que fazia com que crescesse também o ganho (e consequentemente o poder) dos burgueses.
Questão 9 Analise as afirmações abaixo: I – Assim como a industrialização, os movimentos do proletariado, requerendo melhores condições de trabalho e de qualidade de vida, surgiram na Inglaterra e expandiram-se para o restante da Europa. II – As primeiras movimentações dos trabalhadores assalariados partiram de movimentos organizados e corroborados pela legislação da época, visto que esta reconhecia a precarização da vida e das condições de trabalho. III – Na Comuna de Paris, o proletariado francês toma o poder por um período curto de tempo, mas não se mantém em virtude da falta de uma liderança política do movimento, mas este é encarado mesmo assim como uma lição dos trabalhadores franceses para o mundo. Agora marque a alternativa correta: a) Apenas o item I está correto. b) Apenas o item II está correto. c) Apenas o item III está correto. d) Os itens I e III estão corretos. e) Os itens II e III estão corretos. Questão 9 Resposta: Alternativa D.
Questão 10 Na página 42 de seu Livro-Texto, Martinelli (2011) afirma que “a valorização do mundo das coisas correspondeu à desvalorização do mundo do homem. A força da vida, criadora de valores humanos, foi tragada pela mercadoria, símbolo do capital”. Relacione esta passagem com o desenvolvimento das condições de trabalho a partir da Revolução Industrial e da expansão do Capitalismo Industrial.Resposta: O aluno precisa relatar (e compreender) que o desenvolvimento do Capitalismo Industrial reforçou o que antes já acontecia nas relações sociais. Desde a vertente mercantilista do capitalismo, a supremacia da mercadoria já se estabelece. Ela ocupa lugar de destaque e passa a ser mais importante que o próprio homem que a produziu. Com o advento das máquinas esta relação se reforça, visto que o homem deixa de ser visto como comprometido e produtor/ conhecedor desta mercadoria. A força da máquina se sobrepõe a esta força criadora que a autora fala. A capacidade produtiva (mesmo que não criativa) da máquina ressalta-se diante da “pouca produção” do trabalho artesanal, que passa a ser desvalorizado. Com isso, o homem vai aos poucos perdendo seu espaço de dominador, para a importância crescente da mercadoria.

Outros materiais