A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
revisaoav1

Pré-visualização | Página 1 de 2

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Aula de revisão das aula 1 a 5
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Conteúdo Programático desta aula
Compreender o que é o Enade e o Sinaes;
Reconhecer a importância desse tipo de avaliação;
Resolver algumas questões de provas anteriores.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
O que é o ENADE?
. Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. (http://portal.inep.gov.br/enade)
MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
O que é o Sinaes?
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem por objetivo avaliar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos. 
Enade = instrumento do Sinaes.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
A importância dessas avaliações:
. Seus resultados ajudam o governo e a sociedade a traçar um panorama da qualidade dos cursos e das instituições de educação superior no país;
. As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para orientar a eficácia do seu projeto institucional;
. Elas auxiliam os órgãos governamentais na orientação das políticas públicas;
. São parâmetros para estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral orientarem suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Como o ENADE funciona?
É obrigatório – “Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade” (http://portal.inep.gov.br/enade). 
Prova composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Algumas questões das provas de 2008 e 2011:
2011 – Questão 9) A primeira República e, em especial, as décadas iniciais do novo regime vêm ganhando crescente interesse e espaço na produção historiográfica brasileira. Dessa forma, muitos são os historiadores, particularmente os que se dedicam à história política e cultural, que têm retomado o período numa chave distinta daquela que o consagrou como República Velha, uma fórmula que certamente merece reflexões, a começar pela constatação de que, não casualmente, foi imaginada e propagada pelos ideólogos autoritários das décadas de 1920 a 1940.
GOMES, A. C. A República, a história e o IHGB. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 21.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
As interpretações que revisam a primeira República a partir de novos olhares e que se propõem a analisá-la sem o adjetivo “Velha”, tem demonstrado que:
 A) as eleições cumpriram papel importante no período, contribuindo para que ocorresse um revezamento entre os grupos dominantes, sem a necessidade de os mesmos recorrerem a fraudes ou a violências físicas.
 B) os ideólogos estado-novistas apontavam o fracasso da República Velha como resultante dos embates pelas tentativas de implantação de um Estado forte e centralizado, logo após a Proclamação da República.
 
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
C) as formas de participação popular iam além das revoltas, motins e greves, que eclodiram em diversos pontos do país, e se expressaram também em associações recreativas, esportivas e dançantes da população negra e pobre.
 D) as constantes perseguições policiais a negros, que ocorriam principalmente nas grandes cidades, logo após a abolição da escravidão, cessaram a partir da década de 1910, como resultante do movimento que ficou conhecido como a Revolta da Chibata.
 E) os baixos índices de alfabetismo e, consequentemente, de participação política durante o período foram os responsáveis pela formação de uma sociedade patriarcal avessa, a qualquer tipo de mobilização política ou reivindicação de direitos.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2011 – Questão 12) 
O trabalho de enquadramento da memória se alimenta do material fornecido pela história. Esse material pode ser interpretado e combinado a diversas referências associadas; guiado pela preocupação não apenas de manter as fronteiras sociais, mas também de modificá-las, esse trabalho reinterpreta incessantemente o passado em função dos combates do presente e do futuro.
PORQUE
O trabalho de análise do passado se dá a partir dos interesses e do domínio metodológico que o historiador possui. O enquadramento da memória pela história é, costumeiramente, realizado por docentes e pesquisadores de história, quando não seguem a metodologia proposta pela história oral.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2011 – Questão 20) Sobre o período de 31 anos compreendido entre o início da Primeira Guerra Mundial (1914) e o final da Segunda Guerra Mundial (1945), o historiador inglês Eric Hobsbawm afirma:
“[Após tantos conflitos,] a humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial d e 31 anos”. HOBSBAWM, E. A era dos extremos. O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letra s, 1995.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
De acordo com a perspectiva de análise de Hobsbawm, avalie as afirmações a seguir.
I. Existe uma continuidade das motivações que levaram aos dois conflitos de proporções mundiais do século XX, por isso, são denominados de “guerra mundial de 31 anos”.
II. O comunismo soviético pode ser considerado o “grande edifício da civilização do século XX [que] desmoronou nas chamas da guerra mundial”.
III. Após 1945, evidenciaram-se os esforços das principais nações europeias e dos Estados Unidos em busca de um completo armistício.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2008 – Questão 37) Leia o texto abaixo, para responder à questão.
“A história contemporânea, na tradição francesa que remonta ao século XIX, tem início com a Revolução Francesa. A