Buscar

ENADE e SINAES: Avaliação da Educação Superior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Aula de revisão das aula 1 a 5
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Conteúdo Programático desta aula
Compreender o que é o Enade e o Sinaes;
Reconhecer a importância desse tipo de avaliação;
Resolver algumas questões de provas anteriores.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
O que é o ENADE?
. Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. (http://portal.inep.gov.br/enade)
MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
O que é o Sinaes?
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem por objetivo avaliar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos. 
Enade = instrumento do Sinaes.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
A importância dessas avaliações:
. Seus resultados ajudam o governo e a sociedade a traçar um panorama da qualidade dos cursos e das instituições de educação superior no país;
. As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para orientar a eficácia do seu projeto institucional;
. Elas auxiliam os órgãos governamentais na orientação das políticas públicas;
. São parâmetros para estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral orientarem suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Como o ENADE funciona?
É obrigatório – “Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade” (http://portal.inep.gov.br/enade). 
Prova composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Algumas questões das provas de 2008 e 2011:
2011 – Questão 9) A primeira República e, em especial, as décadas iniciais do novo regime vêm ganhando crescente interesse e espaço na produção historiográfica brasileira. Dessa forma, muitos são os historiadores, particularmente os que se dedicam à história política e cultural, que têm retomado o período numa chave distinta daquela que o consagrou como República Velha, uma fórmula que certamente merece reflexões, a começar pela constatação de que, não casualmente, foi imaginada e propagada pelos ideólogos autoritários das décadas de 1920 a 1940.
GOMES, A. C. A República, a história e o IHGB. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 21.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
As interpretações que revisam a primeira República a partir de novos olhares e que se propõem a analisá-la sem o adjetivo “Velha”, tem demonstrado que:
 A) as eleições cumpriram papel importante no período, contribuindo para que ocorresse um revezamento entre os grupos dominantes, sem a necessidade de os mesmos recorrerem a fraudes ou a violências físicas.
 B) os ideólogos estado-novistas apontavam o fracasso da República Velha como resultante dos embates pelas tentativas de implantação de um Estado forte e centralizado, logo após a Proclamação da República.
 
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
C) as formas de participação popular iam além das revoltas, motins e greves, que eclodiram em diversos pontos do país, e se expressaram também em associações recreativas, esportivas e dançantes da população negra e pobre.
 D) as constantes perseguições policiais a negros, que ocorriam principalmente nas grandes cidades, logo após a abolição da escravidão, cessaram a partir da década de 1910, como resultante do movimento que ficou conhecido como a Revolta da Chibata.
 E) os baixos índices de alfabetismo e, consequentemente, de participação política durante o período foram os responsáveis pela formação de uma sociedade patriarcal avessa, a qualquer tipo de mobilização política ou reivindicação de direitos.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2011 – Questão 12) 
O trabalho de enquadramento da memória se alimenta do material fornecido pela história. Esse material pode ser interpretado e combinado a diversas referências associadas; guiado pela preocupação não apenas de manter as fronteiras sociais, mas também de modificá-las, esse trabalho reinterpreta incessantemente o passado em função dos combates do presente e do futuro.
PORQUE
O trabalho de análise do passado se dá a partir dos interesses e do domínio metodológico que o historiador possui. O enquadramento da memória pela história é, costumeiramente, realizado por docentes e pesquisadores de história, quando não seguem a metodologia proposta pela história oral.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2011 – Questão 20) Sobre o período de 31 anos compreendido entre o início da Primeira Guerra Mundial (1914) e o final da Segunda Guerra Mundial (1945), o historiador inglês Eric Hobsbawm afirma:
“[Após tantos conflitos,] a humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial d e 31 anos”. HOBSBAWM, E. A era dos extremos. O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letra s, 1995.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
De acordo com a perspectiva de análise de Hobsbawm, avalie as afirmações a seguir.
I. Existe uma continuidade das motivações que levaram aos dois conflitos de proporções mundiais do século XX, por isso, são denominados de “guerra mundial de 31 anos”.
II. O comunismo soviético pode ser considerado o “grande edifício da civilização do século XX [que] desmoronou nas chamas da guerra mundial”.
III. Após 1945, evidenciaram-se os esforços das principais nações europeias e dos Estados Unidos em busca de um completo armistício.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2008 – Questão 37) Leia o texto abaixo, para responder à questão.
“A história contemporânea, na tradição francesa que remonta ao século XIX, tem início com a Revolução Francesa. A
história do tempo presente é a que se refere ao passado próximo, aquele no qual existem ainda atores vivos. Antes de explicar o que é esta última, é preciso lembrar que a noção de “contemporaneidade” é tão antiga e tão problemática quanto a própria disciplina da história. (...) De um lado, só há história contemporânea, segundo a célebre afirmação de Benedeto Croce. Um historiador, como qualquer outro indivíduo, fala sempre sobre o passado no presente. Ele reconstitui os discursos e os atos do passado com linguagem, conceitos e preocupações que são as do seu tempo, e ele se dirige a seus contemporâneos. 
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
(...) Seu trabalho se inscreve assim em uma dialética, uma tensão entre as palavras do passado e as do presente. De outro lado, o estudo da história do passado próximo remonta às origens da história enquanto empreendimento intelectual. As Histórias de Heródoto ou A guerra do Peloponeso de Tucídides são, em parte, histórias do tempo presente (...).Até os anos 1970, esta história [do tempo presente] era vista com suspeita pelas instâncias acadêmicas. (...)
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
A novidade da situação atual é que esta história é não somente reconhecida enquanto tal, independentemente da qualidade de sua produção, desigual como qualquer outra, como é também fortemente solicitada. (...) A definição de história do tempo presente é a de ser a história de um passado que não está morto, de um passado que ainda está vivo na palavra e na experiência dos indivíduos, portanto, ligado a uma memória ativa e singularmente atuante (...). Esta história é um diálogo entre vivos e mortos, como toda narrativa histórica, mas ela repousa igualmente em um diálogo entre vivos, entre contemporâneos, sobre um passado que ainda não passou inteiramente, mas que já deixou de ser atual”.
(ROUSSO, Henry. La hantise du passé. Paris: Éditions Textuel, 1998, p. 50, 57-8 e 63).
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Na tradição historiográfica, afirma-se que toda história é “contemporânea”. JUSTIFIQUE
IDENTIFIQUE a especificidade da “história do tempo presente”.
c) APRESENTE e ANALISE duas razões que explicariam, no momento atual, o crescente interesse das sociedades por uma “história do tempo presente”.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
2008 – Questão 40) Gilberto Freyre foi dos primeiros estudiosos brasileiros a explorar os anúncios de jornal como fontes históricas. Ele mostrou como tais textos nos permitem conhecer as relações sociais existentes em determinado momento e lugar, as características dos trabalhadores e suas condições de trabalho. Considerando esse contexto, leia os anúncios de jornal abaixo.
“Aluga-se ou vende-se uma boa escrava, muito prendada, faz crochê, costuras, doces, lava, engoma e cozinha perfeitamente: tem uma filha de oito anos, ingênua; quem a pretender dirija-se à rua Halfeld, n. 32, loja. (O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 17/04/1883).
“Aluga-se duas escravas, um moleque e um rapaz carpinteiro. Quem os pretender dirija-se à rua da Imperatriz, n. 32, Armarinho do Queiroz, junto ao Hotel Português. (O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 11/10/1883).
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
“Uma família pequena precisa de uma criada de cor, livre ou escrava, que cozinhe perfeitamente o trivial e que saiba com presteza e asseio fazer os arranjos da casa. Para informações (...) rua Direita n. 18”. (O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 02/02/1884).
“Precisa-se de um cozinheiro, de conduta afiançada; branco ou de cor, livre ou escravo, para a casa do Dr. Eloy Ottoni, na rua da Imperatriz, n. 8”. (O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 04/10/1883).
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
IDENTIFIQUE o nome, o local e as datas da fonte histórica utilizada e estabeleça relações entre tais informações e a situação política do sistema escravista no Brasil da época.
b) Homens, mulheres e também crianças integravam o mercado de trabalho no oitocentos. EXPLIQUE o que era uma criança “ingênua”, como a nomeada no primeiro anúncio.
c) COMPARE os elementos fornecidos pelo conjunto de anúncios, com o objetivo de CARACTERIZAR o tipo de trabalhadores e as formas de utilização da mão-de-obra, no mercado de trabalho urbano do Brasil de meados da década de 1880.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Síntese – o que vimos na aula de hoje
. Entendemos o que é o ENADE e o SINAES;
. Reconhecemos a importância de avaliações desse tipo;
. Analisamos algumas questões de provas anteriores do ENADE.
Tema da Apresentação
AULA RAV1
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM HISTÓRIA
Para saber mais:
. Entre no site do INEP. O endereço é: http://www.inep.gov.br/ 
. Analise as provas já aplicadas. Elas podem ser acessadas em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/provas-e-gabaritos-2011 
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais