Buscar

Perguntas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Como a dialética explica a evolução do conhecimento
Para os filósofos gregos, dialética era a arte do diálogo. Para um dos filósofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudança
O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possível". Com isso, o filósofo passa a investigar a razão e seus limites, ao invés de investigar como deve ser o mundo para que se possa conhecê-lo, 
Como Kant explicou a relação entre a razão e a experiência 
A razão antes da experiência é vazia. Os conhecimentos que adquire provêm da experiência, mas a matéria é denominada razão que lhe dá sentindo, ou seja, a matéria aparece depois da razão. 
 
Qual a importância do estudo da epistemologia para um curso de psicologia
 Permite ao acadêmico, futuro psicólogo, sair da posição de individuo (passividade) e ir à posição de sujeito (que age, ativo), que conhece as bases, que duvida do que já foi feito, que propõe. A epistemologia desenvolve o lado crítico.
Epistemologia é o ramo do saber filosófico que se ocupa da validação, estruturação e sustentação do conhecimento de uma maneira lógico racional. No sentido amplo da palavra, é uma ciência, na medida em que se ocupa de uma determinada parte da realidade para explicá-la, usando de uma série de métodos para isso.
Porque Kant afirma que a razão é à priori?
Desta forma o conhecimento “a priori” faz parte da razão pura, e é universal e necessário, como por exemplo: O triângulo possui três lados.” Esta frase nos faz entender que em qualquer lugar do universo e em qualquer circunstâncias o triângulo possui três lados, assim como: Todo solteiro é não casado; todo corpo possui massa, ou seja, são casos universais e necessários, sendo o que são em qualquer lugar.
 
Diferencie verdades de razão , de verdades de fato, conforme Leibniz
( Verdades da Razão) 
A verdade de razão é absoluta, pois está no intelecto de Deus:
Por exemplo, as leis da matemática e as regras de justiça e bondade. O oposto dessas verdades é impossível. As verdades de fato admitem opostos. Elas poderiam não existir, mas tem um motivo prático para existirem.
As verdades de razão são inatas. Isso não significa que uma criança, por exemplo, nasça conhecendo a matemática e sabendo realizar operações matemáticas, demonstrar teoremas ou resolver problemas nessa área do conhecimento. Significa que nascemos com a capacidade racional, puramente intelectual, para conhecer ideias que não dependem da experiência para serem formuladas e para serem verdadeiras.
( verdades de fato) As que dependem da experiência, pois enunciam ideias que são obtidas por meio da sensação, da percepção e da memória
As verdades de fato são empíricas e se referem a coisas que poderiam ser diferentes do que são, mas que são como são porque há uma causa para que sejam assim. Quando digo "Esta rosa é vermelha", nada impede que ela pudesse ser branca ou amarela, mas se ela é vermelha é porque alguma causa a fez ser assim e uma outra causa poderia te-la feito amarela. Mas não é acidental ou contingente que ela tenha cor e é a cor que possui uma causa necessária.
As verdades de fato são verdades porque para elas funciona o princípio da razão suficiente, segundo o qual tudo o que existe, tudo o que percebemos e tudo aquilo de que temos experiência possui uma causa determinada e essa causa pode ser conhecida. Pelo princípio da razão suficiente - isto é, pelo conhecimento das causas - todas as verdades de fato podem tornar-se verdades necessárias e serem consideradas verdades de razão, ainda que para conhece-las dependamos da experiência.

Outros materiais