Buscar

ÉTICA NA SAÚDE 4

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0083_EX_A7_201701246198_V1 
	Matrícula: 201701246198
	Aluno(a): VERA LUCIA MACIEL SUCI
	Data: 14/09/2017 16:13:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701451018)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	Em uma cidade do interior houve um surto de dengue e muitas pessoas foram hospitalizadas em uma ala específica de um hospital geral. Os medicamentos a serem distribuídos para este grupo de pacientes será o mesmo, visto que eles têm a mesma patologia. Levando em consideração a alocação de recursos em situações epidêmicas, é correto afirmar que esta é uma situação em que os medicamentos distribuídos consistem em um recurso homogêneo e divisível, por que:
		
	
	O medicamento poderá ser usufruído por apenas 10 pessoas do grupo de pacientes, conforme legislação vigente.
	
	Somente os pacientes que entrarem com recurso no juizado especial terão direito ao medicamento.
	
	Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso que todos necessitam por igual.
	
	Alguns pacientes do grupo receberão o medicamento e outros não.
	 
	Todos os pacientes deste grupo irão dividir o estoque do mesmo remédio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701451009)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba  (0)
	
	Os direitos individuais incluem a vida, a privacidade, a liberdade e a não-discriminação, entre outros. Todos estes direitos devem ser preservados. Contudo, em situações excepcionais como de uma epidemia (doença disseminada em larga escala local) ou pandemia (doença disseminada em escala mundial), estes direitos individuais podem ser suplantados pelos:
		
	
	Direitos raciais
	 
	Direitos coletivos
	
	Direitos pessoais
	
	Direitos individuais
	
	Direitos financeiros
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701538009)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba  (0)
	
	A partir das últimas décadas do século XX, a saúde e a doença têm se tornado temas prolíficos entre os cientistas sociais. O diálogo entre as ciências humanas e sociais e as ciências biomédicas ampliou o foco sobre o assunto, permitindo que o processo saúde/enfermidade fosse estudado, não só como um problema em si, mas também como ferramenta para discutir as intricadas relações sociais e de poder, as concepções culturais, os valores sociais e as práticas institucionais de uma determinada sociedade. Alguns estudos realizados dentro desta temática partem do princípio que as implicações das causas morbígenas sobre a vida ultrapassam o biológico e que a doença não pode ser examinada fora da estrutura social na qual está inserida. Considerando-se este pressuposto acima, Marque a opção correta.
		
	
	A crença de que se estava lidando com mais um surto de uma doença benigna, familiar, talvez possa ter interferido na resposta inicial deu à epidemia, contribuindo para que esta fosse ignorada, o que foi muito positivo para a sociedade.
	 
	Os indivíduos e grupos sociais, em tempos históricos e espaços geográficos diferentes, produziram seus próprios modos de definir a etiologia, a transmissão, a terapia apropriada e os significados de uma doença. Estas definições refletem não só a mudança do conhecimento e das tecnologias médicas, mas também influências mais amplas tais como convicções religiosas, obrigações de gênero, de nacionalidade, de etnias e de classe
	
	As relações entre o Estado, o conhecimento médico, as não políticas de saúde pública, as exigências do sistema econômico, as percepções e representações das doenças e as respostas das pessoas comuns, não são pontos de discussão recorrentes nas abordagens historiográficas que tomam as epidemias como objeto de análise e reflexão.
	
	A doença é evento biológico imediato, com um repertório de práticas e construções verbais específicas, que refletem a história institucional e intelectual da Engenharia Sanitária.
	
	As crises epidêmicas provocadas por doenças contagiosas como a varíola, a febre amarela, a AIDS, a peste bubônica, a gripe e a cólera, não passaram a ser objeto da história social da saúde e da medicina e da história sociocultural da doença.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701321415)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba  (0)
	
	Marx é um estudioso em ética e não gosta de privilegiar as condições de uma determinada situação sem considerar os sujeitos e suas manifestações de vontade pessoal no entendimento ou análise dos processos históricos. Ele acredita que deve-se sempre levar em conta as condições históricas e temporais inerentes aos sujeitos. Ou seja, precisamos considerar que as possibilidades de atuação são sempre:
		
	
	independentes das condições do momento da ação.
	
	independentes das condições posteriores a ação.
	
	dependentes das condições antecedentes a ação.
	
	independentes das condições antecedentes a ação.
	 
	dependentes das condições do momento da ação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701507108)
	 Fórum de Dúvidas (8)       Saiba  (0)
	
	Em 1992, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida pelo nome de ECO 92. Nesta conferencia, foi formulado um importante documento, denominado de Agenda 21, no qual em seu anexo, consta o PRINCÍPIO 15, que determina que os Estados devam aplicar amplamente o critério de precaução conforme suas capacidades. Este critério ou, princípio da precaução, se define por:
		
	
	Na perspectiva de ocorrer risco ou dano em pesquisas os procedimentos só podem ser continuados caso os sujeitos envolvidos e expostos a estes riscos assinem um documento de responsabilização pelo que venha a ocorrer.
	
	Exigir que todo pesquisador tome as medidas preventivas necessárias para que efeitos colaterais ou danosos não se tornem epidêmicos.
	
	Possibilitar que pesquisas ou procedimentos sejam descontinuados caso os resultados parciais não estejam no direcionamento que se espera para eles.
	 
	Na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos.
	
	Quando não houver comprovação científica de riscos envolvidos a pesquisa não está obrigada a encerrar seus procedimentos em andamento.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701451020)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba  (0)
	
	Um paciente deu entrada no hospital com dengue hemorrágica e necessitou ser internado na UTI, pois seu estado era grave. Levando em consideração a alocação de recursos em situações epidêmicas, é correto afirmar que esta é uma situação em que os leitos hospitalares são recursos indivisíveis homogêneos, por que:
		
	 
	Apenas um paciente pode usufruir do mesmo recurso que todos necessitam por igual.
	
	O mesmo leito pode ser usufruído por até 5 pessoas.
	
	Todos os pacientes que necessitam de internação irão usufruir do mesmo leito ao mesmo tempo.
	
	Somente os pacientes que entrarem com recurso no juizado especial terão direito ao leito.
	
	O leito poderá ser usufruído por apenas 10 pessoas do grupo de pacientes, conforme legislação vigente.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701964662)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba  (0)
	
	No que diz respeito a alocação de recursos em casos de epidemias, analise a situação a seguir: Em um hospital, os medicamentos especiais que um grupo de portadores de patologia específica necessitam são divididos entre eles enquanto é aguardada chegada de um novo lote. Nestecaso estes recursos são:
		
	
	Não Divisíveis homoterogêneos
	 
	Divisíveis e homogêneos
	
	Não divisíveis e heterogêneos
	
	Divisíveis e heterogêneos
	
	Não divisíveis e homogêneos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701964660)
	 Fórum de Dúvidas (6 de 8)       Saiba  (0)
	
	Em situações epidêmicas uma questão a ser avaliada é a alocação de recursos. Alguns itens precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Analise os itens a seguir e marque a resposta correta de acordo com a sequência de V (verdadeiro) ou F (falso) Instalações sanitárias não fazem parte desses critérios. Equipamentos fazem parte desses critérios. Medicamentos fazem parte desses critérios. Recursos humanos especializados não fazem parte desses critérios.
		
	 
	F, V, V, F
	
	V, F, F, V
	
	V, V, F, V
	
	V, F, F, F
	
	F, V, V, V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes