Buscar

Direito Processual do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resposta:
 
 Caso Sérgio Mattarella não compareça no prazo de 5 dias conforme o art. 731 e 786 da CLT, à Junta ou Juízo para fazer - ló tomar por tempo, incorrerá de perdas pelo prazo de 6 (seis) medes de direito de reclamar perante a justiça do trabalho .
      Em decorrência de informalidade que vise o direito do trabalho, as reclamações trabalhistas podem ser feitas de forma verbal, tendo o prazo de 5 dias para retomar a Vara com o fim de reduzir os termos de sua reclamação, caso não compareça no prazo perderá o direito de reclamar perante a Justiça do Trabalho pelo prazo de 6 (seis) meses.
      Se tratando da petição inicial houve diversas mudanças, antes da reforma, a legislação trabalhista não exigia  a indicação do valor da causa com requisito da petição inicial, salvo no procedimento sumaríssimo, conforme o TST inc. V do art. 292 do CPC/15 que impõe ao autor a ação  indicação do valor pretendido na ação indenizatória.
      Com a reforma trabalhista o pedido continua no exordial deve será certo, determinado e líquido exigindo-se do reclamante a indicação do valor referente a cada pedido, tal como no procedimento sumaríssimo.
No que diz respeito à sanção aplicada pela ausência de cumprimento dos requisitos, previu o legislador, no §3º do art. 840 da CLT, a imediata extinção, sem resolução do mérito, de modo distinto do que dispõe o CPC/15, que, em observância ao princípio da primazia do exame do mérito, prescreve, no art. 321, que, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos ou que apresenta defeitos capazes de dificultar o julgamento de mérito, deve conceder prazo para emenda, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.

Outros materiais