Buscar

RESUMO FISIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Diferença de homeostase e estado estável:
A homeostase representa a manutenção do equilíbrio. O estado estável é a estabilização das características do meio interno em um novo nível de estresse, quando o organismo está em atividade física ou em exercício.
Cite os componentes do sistema corporal e suas funções com exemplo:
Glicose .......... Receptor
 Pâncreas (insulina) ............ Centro Integrador
	 Fígado e músculo .............. Efetor
Qual o conceito de bioenergética?
Todo processo de transformação dos nutrientes a energia.
Descreva a classificação estrutural dos carboidratos.
Monossacarídeos, polissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Descreva a via de síntese de glicogênio no nosso organismo.
A síntese ou a degradação do glicogênio ocorre através de enzimas específicas, diferentes para cada processo e diferem também em relação ao local de atuação. Enzimas relacionadas à síntese que atuam no fígado não participarão do mesmo processo realizado nos músculos.
Explique porquê um aporte adequado de carboidratos previne a cetoacidose.
Quando os níveis de insulina estão equilibrados, o organismo não usa estoque de gordura para gerar energia. Evitando assim, a produção de corpos cetônicos.
Os carboidratos consumidos na medida certa nos fornece fonte de energia, são combustível para o SNC, preservam as proteínas, sustentam exercícios de longa duração e previnem a cetoacidose.
Explique porque a alteração do PH altera a atividade enzimática.
O pH pode afetar as propriedades de carga e forma do substrato. Para uma mudança significativa nos níveis de pH, a enzima e o substrato pode ser submetido a desnaturação.
Por que alterando o PH desestrutura a forma da enzima?
 O que estava enovelado se estira, alterando sua função.
Explique a diferença entre ácido graxo saturado, insaturado e gordura trans.
A gordura saturada é um derivado dos produtos de origem animal. Quando está em temperatura ambiente se estabiliza em estado sólido; A gordura insaturada é a gordura de origem vegetal. É encontrada em azeite de oliva, óleo de milho; A gordura trans é a gordura formada por um processo químico chamado de hidrogenação. 
Descreva a classificação dos lipídeos e explique as suas respectivas funções.
Lipídeos neutros (triglicerídeos), lipídeos compostos (fosfolipídios, lipoproteínas), e lipídeos derivados (colesterol).
São fonte e reserva de energia; protegem órgãos vitais; isolamento térmico e carregador de vitaminas.
Explique o que são aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais.
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo (considerado normalmente, o humano) não é capaz de sintetizar, mas é requerido para o seu funcionamento.
Os aminoácidos não essenciais são também necessários para o funcionamento do organismo, mas podem ser sintetizados in vivo a partir de determinados metabolitos.
Aminoácidos condicionalmente essenciais são necessários apenas em determinadas situações patológicas ou em organismos jovens e em desenvolvimento.
Descreva a organização espacial das proteínas.
São formadas por aminoácidos (compostos por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio). – Enzimas - Transportadores e aceptores de elétrons (NAD / FAD) – Tecido / Estrutura.
Explique a diferença entre proteína de alto valor biológico e baixo valor biológico.
Proteína de alto valor biológico (AVB): Possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. É uma proteína completa. Ex.: proteínas da carne, peixe, aves e ovo. Proteínas de baixo valor biológico (BVB): Não possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas.
Explique como os fatores temperatura, PH e inibidores alostéricos podem modificar as atividades das enzimas.
Alterando a atividade da enzima, de maneira reversível ou irreversível, por mecanismos que não envolvem a desnaturação da mesma.
Cite quais são as vias metabólicas responsáveis pela ressíntese de ATP .
 Anaeróbio alático (ATP-PC); Anaeróbio lático (Glicolítica) e Aeróbica (reações que dependem do oxigênio).
Explique a via dos fosfagênicos e suas reações químicas, e descreva a sua importância no esporte.
Os fosfagênios são restaurados a partir do ATP que foi ressintetizado. O ATP, por sua vez, é ressintetizado diretamente a partir da energia liberada pela desintegração dos alimentos. 
O glicogênio representa o único combustível metabólico para a glicólise anaeróbia e constitui um dos principais combustíveis para o sistema aeróbio durante vários estágios da resistência.
O que é a fase de investimento de energia, e a fase de geração de energia da glicólise, citando os subprodutos formados. 
Na fase de investimento, a glicose é fosforilada duas vezes por ATP e clivada em duas trioses fosfato.  Nesta fase, a célula gasta duas moléculas de ATP, o cátion Mg2+ é indispensável para as reações, e processam-se cinco reações bioquímicas. Nenhuma energia é armazenada, pelo contrário, duas moléculas de ATP são investidas nas reações de fosforilação.
Na fase de geração de ATP , gliceraldeído-3-fosfato (uma triose fosfato) é oxidado pelo NAD e fosforilada usando fosfato inorgânico. A ponte de fosfato de alta energia gerada nesta etapa é transferida ao ADP para formar ATP.
Descreva detalhadamente os benefícios da produção de lactato na célula muscular.
Diminui a acidez muscular resultante do exercício físico intenso; Estimula as células musculares a aumentar o número de mitocôndrias; O corpo fica capacitado para produzir mais energia e para suportar um maior número de funções corporais.
Descreva os fatores que aumentam a conversão de piruvato em lactato no exercício.
Aumento da velocidade da via glicolítica (catecolaminas); aumento do recrutamento de fibras musculares do tipo rápida; redução da taxa de remoção de lactato; maior atividade da LDH quando comparada com a PDH.
Descreva resumidamente a função do ciclo de Krebs e da cadeia transportadora de elétrons na produção aeróbica de ATP.
A principal função do ciclo de Krebs é completar a oxidação (remoção de hidrogênio) de carboidratos, gorduras ou proteínas utilizando NAD e FAD como transportadores de hidrogênio (energia). Essa energia pode ser utilizada na cadeia de transporte de elétrons a fim de combinar ADP + Pi para ressintetizar ATP. 
A produção aeróbia de ATP ocorre nas mitocôndrias. A via responsável por esse processo é denominada cadeia de transporte de elétrons. Essa produção é possível devido a um mecanismo que utiliza a energia potencial disponível em transportadores de hidrogênio reduzidos, como o NADH e o FADH2, para refosforilar o ADP para formar ATP.
Explique porquê o saldo final da degradação da glicose é de 32 ATPs.
 A etapa de fosforilação oxidativa é a que fornece mais energia a célula, formando por volta de 32 a 34 moléculas de ATP comparada a 4 moléculas de ATP formados durante a glicólise e o ciclo do acido cítrico juntos.
Descreva a sequência de eventos da “passagem” de ácidos graxos do citoplasma para a matriz mitocondrial.
O mecanismo de transporte de ATP para fora da célula e ADP e Pi para dentro é mediado por uma proteína integral chamada de translocador de nucleotídeo de adenina. Como o ATP possui mais carga negativa do que o ADP, a troca é impulsionada pelo gradiente eletroquímico.
Explique como proteínas podem ser utilizadas como fonte de energia no exercício (sequência de eventos).
 A proteína pode ser utilizada como fonte de energia em exercícios de longa duração, sobretudo na falta de disponibilidade de carboidrato para a realização do exercício.
Explique o que é déficit de oxigênio.
É a quantidade de O2 que falta para o suprimento do metabolismo durante o período em que o organismo ajusta-se para a atividade física durante as transições.
Cite quais são as vias metabólicas envolvidas na transiçãodo repouso ao exercício.
	
O sistema ATP- CP é a primeira via bioenergética ativa, seguido pela glicólise e, finalmente, pela produção aeróbica de energia. Após o estado estável ter sido atingido, a necessidade orgânica de ATP é suprimida por intermédio do metabolismo aeróbio. 
Explique o que é EPOC.
EPOC é o consumo de oxigênio em excesso após o exercício que é proporcional à intensidade da frequencia cardiaca e à duração do exercício.
Por que pessoas treinadas possuem um déficit de oxigênio menor, quando comparadas com sedentários.
Porque possuem melhor distribuição de sangue (aumento do débito cardíaco), melhor extração de o2 pelos músculos ativos.
Explique como a quebra de ATP contribui para a acidose metabólica muscular.
O exercício aeróbico de baixa intensidade após uma seção de treinamento pode auxiliar na remoção de lactato e da acidose, a auxiliar na recuperação da fadiga muscular.
Descreva os possíveis destinos do lactato gerado durante o déficit de oxigênio na transição repouso exercício.
Coração, fígado, músculo esquelético e cérebro.
Descreva os eventos que acontecem na fase rápida e lenta do EPOC.
	Fase rápida (2-3 min) : Restauração dos estoques de ATP e CP, restauração de o2 do sangue e do músculo.
Fase lenta: Temperatura aumentada, aumento de catecolaminas e remoção de lactato (70% oxidado e 30% convertido em glicose)
Explique a aplicação prática do limiar de lactato e quais fatores contribuem para o acúmulo do mesmo.
Aumento da velocidade da via glicolítica (catecolaminas); aumento do recrutamento de fibras musculares do tipo rápida; redução da taxa de remoção de lactato e maior atividade da LDH quando comparada com a PDH.

Outros materiais