Buscar

ED Avaliação de empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED – Avaliação de Empresas
1 - C 
A avaliação de empresas também pode ser necessária para verificar se esta ocorrendo a maximização da riqueza dos proprietários. A compreensão e a análise sobre a situação patrimonial, financeira e operacional de uma entidade será fundamental para a identificação dos componentes que formam o seu valor, e até mesmo como esta entidade proporciona a criação de valor.
 
2 - C 
Essa metodologia é recomendada para empresas que não possuem mercado para venda como um negócio, ou seu valor é inferior ao valor da soma de seus ativos, pois, neste caso, a melhor opção é a venda individual dos ativos. O normal é que as empresas possuam um valor superior do que a simples soma de seus ativos, pois elas possuem ativos intangíveis (como marcas, participação de mercado e conhecimentos tecnológicos) que não estão em suas demonstrações contábeis. 
3 – A
Copeland, Koller e Murrin (2002) focam seu trabalho na avaliação pelo método do fluxo de caixa descontado, mas enumeram outras formas indiretas de indicar valor ao justificar a superioridade desse método. Algumas formas ou indicadores citados por Copeland, Koller e Murrin (2002, p.58-75) são: lucro por ação, retorno sobre o patrimônio líquido e valor de mercado adicionado (MVA – Market Value Added), entre outros.
4 - E
Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado – relaciona o valor de um ativo ao valor presente dos fluxos de benefícios futuros esperados relativos àquele ativo; Avaliação Relativa – estima o valor de um ativo enfocando a precificação de ativos comparáveis relativamente a uma variável comum, como lucros, fluxos de caixa, valor contábil ou vendas; Avaliação de direitos contingentes – utiliza modelos de precificação de opções para medir o valor de ativos que possuam características de opções. A avaliação de direitos contingentes é também conhecida como teoria de precificação de opções ou modelo de avaliação por opções.
5 – E
A metodologia de múltiplos de faturamento assume que o valor da empresa é calculado com base na multiplicação da Receita Líquida (RL) do último ano de atividade operacional, ou de uma média histórica, pelo fator Preço das Ações/Receita média (FP/RL) extraído de empresas concorrentes de porte e atividade similares.
6 – A 
Corresponde relação entre o preço da ação e o lucro por ação da empresa. Supondo que o lucro líquido é dos acionistas, mede o tempo de retorno do investimento de uma ação.
7 - B 
Essa metodologia baseia-se na condição de que, se duas empresas atuam no mesmo setor e possuem estrutura e porte semelhantes, pode ser feita uma comparação direta entre os seus resultados e indicadores de desempenho, nesse caso, o índice Preço/Lucro ou P /L.
8 - A 
Isto significa, em essência, que os investidores estão pagando pelo desempenho que esperam obter da empresa no futuro, não por aquilo que ela fez no passado e, certamente, não pelo custo de seu ativo.
 
9 – D 
Não podemos considerar essas alternativas com certa, pois o método de fluxo de caixa descontado é representado pelo seguinte procedimento:
O valor operacional da empresa é calculado a partir da capitalização dos fluxos de caixa livres da atividade principal descontados a uma taxa de retorno que corresponda ao risco do negócio e reflita as incertezas de mercado.
10 – C
Essas afirmações estão corretas, pois esses são os métodos de Fluxo apresentados pelo autor, onde temos que fazer as devidas avaliações para saber a real situação da empresa, e assim saber onde estamos errando para poder mudar e ver com mais clareza os Lucros obtidos.
11 – B
Essas afirmações estão corretas, pois Quando trazemos os Dividendos ao valor presente e depois o comparamos ao valor que estava a diferença já é tida como uma subvalorização e esse método são é reconhecido com frequência quando os acionista continuam a investir o seu fluxo de caixa.
12 – E
Essas afirmações estão corretas, pois os acionistas realmente além dos dividendos tem que retirar o que excedeu do caixa para as necessidades do operacional em si, e o desconto é calcula em cima do custo do capital próprio.
 
13 - B 
O modelo de fluxo de caixa da empresa tem como pressuposto que o CMPC seja constante durante toda a existência da sociedade.
14 – E
Em alguns cenários, o método do fluxo de caixa pode encontrar limitações na aplicação: empresas em dificuldade, empresas cíclicas, empresas com ativos não ­utilizados, empresas com patentes ou opções de produtos, empresas em processo de reestruturação e empresas envolvidas em aquisições. Nessas circunstâncias, devem ser feitas adaptações do modelo, podendo ser viável, inclusive, a análise do valor da empresa em descontinuidade.
 15 - C 
Nessa metodologia utilizada para a determinação do Valor da Empresa (VE), os valores contábeis do Ativo, Passivo e Patrimônio liquido, devem ser iguais ou muito próximos aos seus valores de mercado. Para isso é necessária a reavaliação e atualização do valor dos ativos e passivos, considerando efeitos de variáveis como depreciação, amortização, exaustão, inflação, taxa de juros, paridade cambial etc.  
 
16 - d 
Nessa metodologia o valor da empresa corresponde ao preço possível de eventual venda dos bens e direitos no mercado, no estado em que se encontrarem, caso as atividades sejam encerradas. Nessa situação, comumente verifica-se que os ativos da empresa são realizados em valores inferiores aos registrados nos relatórios gerenciais e demonstrações contábeis.
 
17 - b 
Nessa metodologia o valor da empresa é calculado por meio da ponderação dos lucros da empresa em questão e pela capitalização desses lucros por uma taxa de retorno ou custo de capital que corresponda ao risco do negocio e reflita as incertezas de mercado.
 
18 – D 
Essa metodologia assume que o Valor da Empresa é calculado baseando-se na multiplicação da Receita Líquida de Vendas do último ano de atividade operacional, ou de uma média histórica, pelo fator Preço das Ações / Receita Média extraído de empresas concorrentes de porte e atividades similares. Trata-­se do índice de preço de uma ação em relação à receita por ação.
19 – A 
Assume que o valor da empresa é calculado baseando-se na multiplicação do Lucro Operacional do último ano de atividade operacional, ou de uma média histórica, pelo fator Preço das Ações / Lucro Operacional Médio extraído de empresas concorrentes de porte e atividades similares. Em seguida somar o valor dos ativos não operacionais para se chegar ao valor da empresa. A grande limitação é que parte de valores apurados pela contabilidade.
20 – C
Considerar o valor dos ativos pelo seu preço de mercado no estado em que se encontram, obtendo uma medida de valor próximo da realidade em caso de liquidação (fechamento) da empresa, dessa forma, a empresa apresenta alguns ativos com menor valor, como clientes, estoque e despesas antecipadas, devido ao seu baixo valor de revenda, enquanto outros podem ter um valor de realização superior como no um valor de realização superior, como no caso dos investimentos e imobilizado
21 – D
Cornell (1994, p.10-11) identifica quatro modelos de avaliação de empresas bastante difundidos, sendo eles: a) avaliação pelo valor de livro ajustado, b) avaliação de ações e dívidas, c) avaliação por múltiplos de mercado e d) avaliação pelo fluxo de caixa descontado.
22 – C
Múltiplos de EBITDA: A principal vantagem do EBITDA sobre o fluxo de caixa é a facilidade de sua obtenção através dos demonstrativos financeiros.
23 – E
Economic Value Added (EVA): o valor da empresa através desse modelo é apurado pela adição ao capital dos acionistas do valor presente do valor econômico adicionado pela empresa
 
24 - B 
463x1=463 
535x2=1070
634x3=1902 
817x4=3268
1772x5=8860 
Soma dos lucros operacionais ponderados = 15.563 
Soma dos fatores de ponderação = 15
15.563/15 = Lucros operacionais médios ponderados --> 1037,533 
1037,533 / 20% = 5187,667 
5187,666 + 377 (ativos não operac) = 5.564,67
25 - C  
40/15= 2,67 
65/18= 3,61 
50/21=2,38
Soma = 2,67 + 3,61 + 2,38 = 8,66 
8,66 / 3 = 2,89
26 - A 
43/12 = 3,58
38/15 = 2,53 
40/12 = 3,33 
Soma = 3,58 + 2,53 + 3,33 = 3,15
3,15 / 3 = 3,15
27 – C
VE= LO D X Fator P/LO + ANO
VE = 26.512 X 037 + 357
VE = 10.166,44
 
28 – D
VE= LO D X Fator P/LO + ANO
VE = 22.120 X 0,75 + 558
VE = 17.148,00
 
29 - C
VE= LO D X Fator P/LO + ANO
VE = 1.772 X 5.6 + 457
VE = 10.380,20
 
30 D -
400 x 1 = 400
500 x 2 = 1.000 
600 x 3 = 1.800 
800 x 4 = 3.200 
1.700 x 5 = 8.500
Soma dos lucros operacionais ponderados = 14.900 
Soma dos fatores de ponderação = 15
14.900 / 15 = Lucros operacionais médios ponderados --> 993,33 
993,33 / 20% = 4.966,67 
4.966,67 + 500 (ativos não operac) = 5.466,67

Outros materiais