Buscar

AD1 Estratégia.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Administração estratégica	
Nome da Atividade: AD1
Nome do aluno: Nizshime Samara Cotta Mathildes Scorzello
Pólo: Paracambi
Matrícula: 15113110073
A confusão entre Estratégia Organizacional (pública) e Política partidária.
A estratégia organizacional, é o processo de planejamento organizacional ao qual seleciona os objetivos de uma organização, com a determinação de políticas e programas estratégicos necessários para atingir objetivos específicos rumo a consecução e manutenção das metas. Este funciona através de métodos que asseguram a plena execução das politicas públicas e programas estratégicos para a gestão organizacional. Este processo é formalizado e de longo alcance com objetivo de atingir os objetivos organizacionais.
Como estamos tratando de ambiente público devemos observar que a organização neste caso seria União, que está sob um regime de República Democrática. Isto significa que, pensando em termos de que somente poderíamos exercer poder politico como representante, que, segundo o regime brasileiro, seria através de uma associação a algum partido político, e adotando suas ideologias politicas, logo o gestor/representante politico pratica e está sujeito a politica partidária. Entretanto, o ideal é que o politico eleito pratique exerça sua função com neutralidade durante a sua gestão. Isto porém em prática, esse gestor eleito democraticamente por uma maioria, muito sob influência da ideologia partidária exerce sua função para os que estão de acordo com a parcela que se beneficia somente com sua veia idealista partidária ou para com os interesses políticos, de seu partido através do qual fora eleito e representado durante suas eleições.
Chego ao pensamento que a neutralidade neste caso não é respeitada, e o bem-estar do povo está subjugado a interesses que possuam convergência com o partido daquele que gesta. Isto pode ocorrer por exemplo com a extinção de projetos estratégicos públicos, que para o bem maior da população poderiam ter continuidade, porém caso este não beneficie o partido e sua parcela representada, este estará fadado a extinção. Isto causa um retrocesso no processo de desenvolvimento econômico e orçamentário. Digo Orçamentário porque este é o primeiro a ser ferido ou posto em risco, com a aplicação financeira em políticas públicas pouco interessantes ao povo e seu bem-estar. A politica pública são medidas que interessam ao povo, e somente a eles e enquanto que a politica partidária são medidas e associações que somente interessa aos partidos e seus representantes de forma que estes através de sua ideologia e acordos se mantenham no poder por maior tempo possível.
Uma politica publica eficaz somente se faz com um bom planejamento público que respeite e objetive um planejamento orçamentário responsável e neutro, que vise somente o bem-estar socio-econômico da população, prerrogativa para um país desenvolvido. Chego a concluir que a confusão entre o planejamento público e a politica partidária se faz no momento em que a população diante de todo desrespeito a questão da neutralidade politica ao que tange a gestão pública praticada por parte dos políticos eleitos que ocupam cargos de gestores executivos do poder publico durante a gestão destes primeiros, fazem com que a população venha a confundir ideologia político partidária com o planejamento e gerenciamento dos recursos públicos e da estratégia pública chegar ao seu determinado fim que é desenvolver e assegurar o bem-estar social comum a todos. A população comparando assim, um bom gestor/político justamente o julgando mal somente pelo mesmo pertencer a um partido X com uma ideologia partidária Y mesmo que o candidato tenha competências para exercer bom planejamento estratégico para a máquina pública de forma neutra e responsável. Assim também como pode ocorrer o contrário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais