Buscar

Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 – Didática: Fundamentos e Práticas
Vamos iniciar a disciplina trazendo o seguinte questionamento: Todo professor tem didática? O questionamento se faz pertinente, pois é muito comum encontrarmos estudantes afirmando que certos professores não têm didática e, normalmente, isso ocorre porque o professor não apresenta características ou meios de ensino que correspondam às suas necessidades.
O fato é que, enquanto alguns alunos afirmam que os professores X, Y ou Z não possuem didática, outros não concordam, apontando outros professores que, em suas concepções, não possuem tal competência. Mas, para respondermos ao questionamento inicial, se faz necessário problematizar o conceito de Didática, compreender o que vem a ser didática para, em seguida, afirmarmos se, de fato, está correto dizer que um professor não tem didática.
Talvez, o desafio esteja em apresentarmos a nossa própria resposta sobre a didática, sobre a docência, porém, tomando por base algumas referências. Com base nessa linha de pensamento, convidamos você a vivenciar uma aventura que se chama aprender.
É muito comum, ouvirmos de alunos de que nem todo professor tem didática. Será que essa afirmativa é verdadeira? O que está se entendendo por didática? O fato é que o conceito de Didática vem se modificando ao longo dos tempos. Normalmente, os alunos, independente do nível de escolaridade, associam o conceito de Didática à capacidade do professor de transmitir um conhecimento com clareza, de modo que ele se faça entender, que o professor faça o aluno assimilar o conteúdo, ou seja, compreender a matéria. Nesse sentido, as pessoas que compreendem a Didática como transmissão e assimilação de conteúdos tendem a concluir, sobre aqueles professores que não alcançam o objetivo de fazer com que o aluno compreenda os assuntos referentes às disciplinas, que eles não possuem didática.
Conceito de Didática
Talvez, essa conclusão seja um pouco precipitada, pois o conceito de Didática não se resume apenas à mera transmissão e assimilação do saber. Há muito mais a ser compreendido sobre esse conceito e é o que desejamos para você, aluno do curso de formação docente; que amplie os seus olhares acerca da Didática, rompendo com um pensamento reducionista que poderá comprometer o processo de aprendizagem, na medida em que não se reconhece outras ações e competências inerentes ao papel do professor. Diante disso, esperamos despertar em você o sentido da Didática, o desejo de buscar novas respostas sobre ela, não se fechando em um único conceito, sob o risco de empobrecermos a relação pedagógica entre alunos e professores.
Conversa com os Alunos: Realidades e Compreensões
A partir de um diálogo e questionamento sobre o conceito de Didática, com os alunos do curso de formação docente, nas modalidades presencial e a distância, nas salas de aula da Universidade Estácio de Sá, é comum escutarmos, lermos nos fóruns algumas compreensões. Selecionamos algumas falas de alunos que poderão representar você, na medida em que poderá apresentar ideias semelhantes. Bem, vamos às “deles”, “delas”, “nossas”, “suas” falas?
A Didática é um conjunto de técnicas e estratégias ou normas de ensino; é a teoria do ensino.
É a forma como o professor transmite o conhecimento, visando à assimilação do mesmo pelo aluno; é passar conhecimento.
É o caminho que o professor traça para trabalhar o conteúdo, quando um professor domina um assunto e explica de forma fácil para que o aluno entenda e apresente bons resultados.
São os procedimentos de ensino adotados pelo professor. É a capacidade do professor de transmitir um assunto, fazer com que o aluno compreenda as explicações.
Responsabilidade do Aluno no Processo de Aprendizagem
Pensando nas falas que acabamos de ver, podemos dizer que tratam-se de definições clássicas, na medida em que a responsabilidade pelo ensino recai, predominantemente, sobre o professor. Mas podemos também questionar: E por que não falar também sobre a responsabilidade de aprendizagem do aluno? Vejamos a charge a seguir
Diante do que acabamos de ver na charge, você concorda que a responsabilidade pelo aprendizado do aluno é apenas do professor? E quanto ao ensino? Apenas o professor ensina ou ele também pode aprender com os seus alunos e, aí, nesse caso, os alunos também ensinam? Podemos nos questionar também sobre o pensamento a respeito dessa relação pedagógica entre alunos e professores. Os alunos, por sua vez, será que também podem aprender com os próprios colegas de turma?
Então, nesse caso, não é mais o professor apenas que ensina, certo? A relação entre aluno e professor deve ser verticalizada, como uma via de mão única ou pode ser uma via de mão dupla? A seguir, aprofundaremos nossos conhecimentos para que possamos nos posicionar com mais fundamento quanto a isso.
Reflexões a Partir das Falas Significativas de Nossos Alunos, Professores em Formação
A partir das falas, podemos dizer que o professor é considerado o centro do processo de ensino-aprendizagem e o aluno é aquele que tem a função de assimilar, de receber passivamente a informação; isto é, de reter o máximo de conteúdos em sua mente. Esse é um modelo linear de ensino em que o conhecimento é transmitido de alguém para outra pessoa, do professor para o aluno, hierarquicamente e como verdade absoluta, em via de mão única.
A ênfase é no conhecimento que o professor apresenta, em sua prática de tornar compreensivo, explícito o que está ensinando. Nessa perspectiva, o professor é o único detentor do saber e o aluno é considerado “sem luz” até que ele aprenda o que o professor tem para lhe ensinar.
Construindo Conhecimento Sobre o Conceito de Didática, Problematizando-o
Podemos afirmar que Didática vai muito além do que essa definição clássica mencionada anteriormente, pois, talvez, os alunos também possam aprender com os seus próprios colegas e não apenas com o professor em sala de aula. A propósito, talvez, possamos afirmar que o próprio professor também pode aprender com seus alunos. Como se pode perceber, o assunto é polêmico; e construir um conceito de Didática dependerá de aprofundamento teórico, de estudarmos os fundamentos da Educação, o que faz pensar que não existe um único conceito, padrão, correto, pois, afinal, correto para que e para quem; não é mesmo?
Compreensão Acerca do Conceito de Didática à Luz de Alguns Autores
Diante disso, que tal partirmos de algumas referências, de estudiosos que se dedicaram a essa área do conhecimento? Vamos ver o que dizem os especialistas nesse assunto:
Didática ( É um dos ramos de estudo da Pedagogia [...] É uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais [...] se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente [...] pode constituir-se em teoria do ensino [...] a Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade (LIBANEO, 2013).
Curso De Didática Geral ( A Didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento [...] é definida como a ciência e a arte do ensino (HAIDT, 2006).
A Didática Em Questão ( “Uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica” (CANDAU, 2004).
A Didática ( A palavra didática tem sua origem na expressão grega techné didaktiké que significa ensino, instrução [...] de maneira mais abreviada é a arte de transmitir conhecimentos, trazendo o sentido da orientação, condução, guia [...] definição essa que data do século XIX, considerada tradicional, portanto, sendo ultrapassada por outras abordagens mais modernas e avançadas (CORDEIRO, 2007).
Didática Geral ( É comum a associação da Didática com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, mas, ressalta sobre a importância da reflexão sobre os seus fundamentos, sobre as razões de seu emprego, pois, caso contrário,corre-se o risco de nos convertermos em escravos dos instrumentos (PILETTI, 2010).
De fato, o conceito é amplo e os autores citados aprofundam em suas obras. Vale à pena conferir e aprofundar o conhecimento sobre didática, pois, essa é uma ação formal, do professor: buscar os fundamentos da didática, visando posteriormente organizar a sua própria ação, que deverá ser pensada e consciente sobre o que se está fazendo e por que. Bem, isso é o que esperamos de um professor, mas quando ele apenas reproduz a prática de outro professor ou o conhecimento que consta nos livros didáticos, talvez, a sua prática não seja tão consciente, pois faltou a ele ser autor do que faz.
Refletindo
Diante do que vimos até aqui, você consegue responder de que formas podemos compreender a Didática?
Se compreendermos que Didática é o ato de transmitir algo a alguém, então, nossa concepção sobre seu conceito é linear e tradicional, pois, nesse caso, apenas o professor é o protagonista do processo de aprendizagem; ele detém o saber que é legitimado pelo mundo acadêmico, escolarizado.
Mas, podemos dizer, também, que se trata de uma prática, de uma ação do professor, do seu fazer pedagógico, do trabalho docente; do “estar aqui” tratando o conhecimento, dialogando com você, problematizando o conceito, a temática de estudo em questão e, aí, percebemos que o conceito começa a se tornar mais complexo.
Competências, Saberes, Características Esperadas no Professor no Mundo Atual
Além da apropriação crítica esperada no professor, bem como da autonomia nas ações pedagógicas, acrescentamos que a criatividade é uma característica fundamental ao professor para que ele crie, elabore sua prática com “mãos próprias” e não reproduza modelos pedagógicos/teóricos de outras pessoas.
Percebeu o impacto causado pelo professor reflexivo em sua classe? Logo, se faz necessário que o professor esteja comprometido com um projeto de educação transformador, pois, dessa forma, ele poderá contribuir para a formação, igualmente, crítica e emancipada das novas gerações. Entretanto, ser reprodutor ou transformador é uma questão de concepção acerca da educação. Trata-se do olhar, da visão de educação que o professor desenvolveu ao longo de sua carreira, o que se refletirá na forma como ele vai atuar e trabalhar o conhecimento, bem como se relacionar com alunos, colegas e superiores.
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes