Buscar

Exercícios complementares aula 1 com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância
Coordenador – Curso de Ciências Biológicas
Prof. Dr. Marcelo Aguiar Costa Lima (IBRAG-UERJ)
Coordenadora – Curso de Pedagogia
Profª Drª Jemima Fuentes (IBRAG-UERJ)
Tutoras à Distância:
Profª MSc. Andreia Alves Soares 
Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha
Profa. MSc. Roberta Guedes
Profª MSc. Sheila Soares de Assis
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - AULA 1
EXERCÍCIOS - AULA 1
1) Analise a frase abaixo:
Se saúde é ausência de doenças, então a população tem saúde.
Como você se posicionaria a respeito do assunto, justificando de forma crítica o conceito de saúde.
Esclareceria que saúde não é apenas ausência de doenças. O conceito de saúde situa-se no núcleo da história pessoal e coletiva e nos remete às condições globais em que se dá a produção social e inclui as condições globais de vida: habitação, alimentação, repouso, educação e mesmo a participação decisória nos diversos níveis da vida social. Assim, a violência que gera o medo compromete a qualidade de vida das pessoas, tolhendo a saúde. (Aula 1, p.26)
2) a) Defina a concepção mecanicista ou também chamado de modelo biomédico, diferenciando-o da concepção holística da saúde.
A concepção mecanicista de vida trabalha com a visão de corpo humano como uma máquina perfeita – composta por peças que devem funcionar adequadamente – e estabelece uma forma de entender a saúde como o funcionamento normal e regular desse corpo. O binômio saúde/doença refere-se a este funcionamento: saúde é o perfeito funcionar da máquina, enquanto doença seria qualquer tipo de avaria ou dano nesses
mecanismos.
Em decorrência dessa visão mecanicista de corpo e de saúde, a função da medicina moderna seria restabelecer o bom funcionamento da máquina humana por meio de manipulação técnica. O homem poderia ser consertado e programado como qualquer máquina.(Aula 1 pg.13)
De acordo com a teoria holística, o homem é um todo indivisível, e que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), considerados separadamente (FERREIRA, 1993). Assim, o termo saúde nos remete às condições globais em que se dá a produção social e inclui, por esse motivo, as condições globais de vida: habitação, alimentação, repouso, educação e mesmo a participação decisória nos diversos níveis da vida social. A observação do indivíduo doente ou sadio não pode se dar com exclusão de seu meio físico, biológico e social.(Aula 1 pg.14/15)
b) Diferenciar prevenção de doenças e a promoção da saúde.
A prevenção tem como base o conhecimento epidemiológico moderno e visa a controlar a transmissão de doenças infecciosas e a
reduzir o risco de doenças degenerativas ou outros agravos, por meio de ações antecipadas que tornariam improvável o progresso posterior dessas doenças. Baseia-se em divulgação de informações científicas e em recomendações de mudanças de hábitos e comportamentos.(Aula 1 pg.17) A amplitude do conceito de promoção da saúde é uma tentativa de abarcar as inúmeras interfaces da saúde. Portanto, promover é “dar impulso a; fazer avançar; causar, originar; diligenciar para que se realize;
elevar a (cargo ou classe superior); fazer promoção de” (FERREIRA, 1993, p. 445). É mais amplo do que prevenção e refere-se a medidas
 visando ao desenvolvimento da saúde e do bem-estar gerais (LEAVELL e CLARCK apud CZERESNIA, 2003, p. 45).(Aula 1 pg.18) Enquanto o conceito de prevenção de doenças se baseia em procedimentos médicos, a promoção da saúde está centrada em dimensões muito mais amplas da vida cotidiana, incluindo, além dos procedimentos médicos, uma multiplicidade de relações: sociais, políticas, ambientais, econômicas etc.(Aula 1 pg.27)
3) Explique por que o conceito de promoção da saúde foi retomado e enfatizado, no Canadá, EUA e Europa ocidental, explicitando o conceito de intersetorialidade.
Resgata o pensamento médico social do século XIX, afirmando as relações entre a saúde e as condições de vida; decorre da percepção de que o que vem sendo gasto com assistência médica não corresponde a resultados significativos, ou seja, embora o custo da assistência médica venha aumentando, não se consegue, apenas com uma abordagem médica, enfrentar, adequadamente, os problemas decorrentes das doenças infectocontagiosas ou crônico-degenerativas não transmissíveis em populações cada vez mais compostas por idosos (Aula 1, p.18). 
Perspectivas progressistas enfatizam outra dimensão de promoção de saúde, enfatizando a intersetorialidade: processo de construção compartilhada, em que diversos setores envolvidos compartilham “saberes, linguagens e modos de fazer que não lhes são usuais”, mas pertencem ou são específicos de um dos saberes envolvidos (parceiros). Implica que cada setor tenha “algum grau de abertura para “dialogar, estabelecendo vínculos de co-responsabilidade e co-gestão pela melhoria de qualidade de vida da população”, respondendo “às necessidades de saúde de uma coletividade”, incluindo a população – “no percurso do diagnóstico da situação à avaliação das ações implantadas” (CAMPOS, BARROS e CASTRO, 2004:3) (Aula 1, p.19).

Outros materiais