Buscar

Exercícios complementares aula 5 com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância
Coordenador – Curso de Ciências Biológicas
Prof. Dr. Marcelo Aguiar Costa Lima (IBRAG-UERJ)
Coordenadora – Curso de Pedagogia
Profª Drª Jemima Fuentes (IBRAG-UERJ)
Tutoras à Distância:
Profª MSc. Andreia Alves Soares 
Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha
Profa. MSc. Roberta Guedes
Profª MSc. Sheila Soares de Assis
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - AULA 5
1) Explicar o conceito de saúde ambiental.
R: Não apenas os componentes biológicos (deficiências funcionais, presença de seres patogênicos etc.), mas também, e principalmente, o modo como as diferentes sociedades organizam, priorizam, desenvolvem e regulam suas vidas e seus ambientes tem forte impacto sobre a saúde individual e coletiva. A partir desse novo enfoque, o conceito de saúde ganhou nova amplitude, passando a evidenciar os impactos que os fatores ambientais podem ocasionar sobre a saúde humana (Aula 5, p. 98, 99).
2)
a) Defina poluição ambiental.
R: Dentre as definições de poluição ambiental, temos:
Degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população, criem condições adversas às atividades sociais e econômicas, afetem desfavoravelmente a biota, afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, e lancem materiais ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Qualquer alteração da composição e das características do meio que cause perturbações nos ecossistemas, ou ainda, como uma interferência danosa nos processos de transmissão de energia. Consiste em distúrbios ambientais consubstanciados em fatos ou fenômenos desfavoráveis diretos ou indiretos. Os primeiros compreendem ataques à saúde e aos bens, como a promoção de deslocamentos populacionais ou desequilíbrio social, ou ainda, implicações na qualidade de vida, como a poluição sonora e estética, entre outros inconvenientes (Aula 5, p.89)
b) Discuta de que forma a educação pode contribuir para a promoção da saúde.
É imprescindível a contribuição da educação e saúde uma vez que, por meio da divulgação e da discussão de informações diversas e do incentivo à participação ativa e crítica em relação aos problemas detectados, ela poderá colaborar para a construção de um ambiente socioambiental muito mais democrático, equilibrado e justo (aula 5, pg 99).
c) Explicite o papel do educador na busca por saúde ambiental de qualidade.
R: O papel do educador engloba a discussão de informações diversas e incentivo à participação ativa e crítica em relação aos problemas detectados, colaborando para a construção de um ambiente socioambiental mais democrático, equilibrado e justo (Aula 5, p.99).
3) Estabeleça relação entre desenvolvimento científico e tecnológico e injustiça ambiental com os conceitos de Sociedade Mundial de Risco.
Os avanços científicos e tecnológicos colocaram à disposição de uma parcela da população diversos instrumentos de grande poder e sofisticação. Este desenvolvimento, além de não ser compartilhado por todos, acaba gerando uma degradação e uma poluição ambiental que coloca em risco os ecossistemas naturais e os ambientes construídos pelos seres humanos (aula 5, p.88). Em geral são as populações e grupos sociais menos favorecidos os que mais sofrem as consequências do progresso científico e tecnológico, mesmo não sendo beneficiária direta dos produtos e serviços. Devido à falta de recursos financeiros, esses grupos acabam sendo obrigados a morar em bairros periféricos próximos às fontes poluidoras, em locais pouco apropriados e a exercer atividades profissionais que os expõem a riscos (aula 5, p.91).

Outros materiais