Buscar

Exercícios complementares aula 6 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância
Coordenador – Curso de Ciências Biológicas
Prof. Dr. Marcelo Aguiar Costa Lima (IBRAG-UERJ)
Coordenadora – Curso de Pedagogia
Profª Drª Jemima Fuentes (IBRAG-UERJ)
Tutoras à Distância:
Profª MSc. Andreia Alves Soares 
Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha
Profa. MSc. Roberta Guedes
Profª MSc. Sheila Soares de Assis
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES - AULA 6
Na aula 6 é discutida a relação entre a educação, informação e divulgação em saúde. Discuta em que medida a mídia pode influenciar no consumo elevado de medicamentos. 
A indústria da mídia e do marketing de medicamentos supervaloriza a necessidade desses produtos, apoiando-se em discursos científicos e na criação de demandas muitas vezes irreais, nas quais o medicamento se converte em bem de consumo. Além disso, ainda culpabiliza o indivíduo porque induz ao raciocínio de que o uso de medicamentos de forma indiscriminada é opção da própria pessoa (Aula 6, p. 105). 
A Legislação estabelece diversos critérios para os anúncios de medicamentos (de venda livre e controlados). Dentre os critérios estabelecidos está a proibição de frases ou imagens que induzam o consumo de remédios. Cite dois objetivos deste projeto que a envolve o monitoramento da propaganda de medicamentos. 
Combate à automedicação, às intoxicações e ao uso indevido de medicamentos (Aula 6, p. 109).
“Diversos países, dentre eles o Brasil, têm discutido a respeito da propaganda de medicamentos, por considerá-la abusiva e mesmo antiética. Mas, além da legislação pertinente e de órgãos responsáveis pela fiscalização, é extremamente importante o estabelecimento de parcerias envolvendo diversos setores da sociedade (universidades, agências governamentais, associações etc.) (Caderno didático da disciplina de Educação em Saúde, pag. 119). De que forma a escola pode contribuir para a discussão sobre temas envolvendo medicamentos e a saúde? Explique:
A presença da discussão sobre a publicidade de medicamentos, formas de controle e a necessidade de estabelecimento de parcerias e da participação de toda a sociedade é fundamental para reduzir os abusos da mídia sobre o consumo de medicamentos. Deste modo, a escola tem papel fundamental, principalmente, ao que se refere a reflexão e desenvolvimento de estratégias educativas que possibilitem uma visão crítica sobre o que é explícito em propagandas (Aula 6, p. 121).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes