A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVS SEMINARIOS INTEGRADOS DE GESTÃO DE RH

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fechar
	Avaliação: GST0830_AVS_201301202363 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GEST. DE RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201301202363 - MONIQUE CALDEIRA CAMILO
	Professor:
	DENILSON MOTTA
JOSE ANTONIO DE BARROS
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 30/06/2014 21:29:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201301465354)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Lucas trabalha em uma empresa do ramo hoteleiro e está trocando idéias com Isaías, seu colega. Está dizendo a ele que estamos vivendo a sociedade da informação na qual o recurso prioritário é o conhecimento. Sendo assim, é essencial que cada colaborador ¿ único elemento ativo da organização ¿ esteja:
		
	
Resposta: um colaborador deverá sempre se manter atualizado em conhecimento, aprimorando e explorando através deste mundo globalizado em que temos grande facilidade em nos mantermos qualificados, e podendo ter mais habilidades e conhecimentos para oferecer dentro da organização um serviço de qualidade, através de conhecimento e comunicação, para fazer a organização cumprir com a missão e estar competitiva no mercado de trabalho externo
	
Gabarito: preparado, capacitado e motivado, a fim de gerar produtos e/ou prestar serviços de qualidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301435045)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A greve dos bancários teve a duração de 15 dias. Foi considerada legal, já que não houve abusividade, pois o serviço de compensação durante todo o período de greve foi mantido. Ao firmarem as cláusulas da convenção coletiva, ficou estabelecida a porcentagem do reajuste, bem como a forma de pagamento do mesmo. Entretanto, nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias parados. Os bancários retornaram ao serviço, mas o pagamento dos dias de paralisação não foi efetuado. Tendo por base o caso acima, a Lei de Greve, os ditames constitucionais, a suspensão e a interrupção do contrato de trabalho e o entendimento jurisprudencial , responda justificadamente: a) Os bancários fazem jus ao pagamento dos dias paralisados? b) Caso houvesse, na convenção coletiva, cláusula assecuratória do pagamento dos dias paralisados , os bancários poderiam sofrer o desconto dos respectivos dias em seu pagamento?
		
	
Resposta: a) A greve é um direito social constitucional, mais não podendo dizer que poderá haver controvésias, a greve se faz uma paralização do contrato em vigor no que se diz a respeito, uma vez que haja paralização de seus serviços acordados em contrato de trabalho, a empresa não será obrigada por lei a cobrir como pagamento dos dias em que não foi trabalhado. B) Se caso estiver em uma cláusula assecuratória o pagamento dos dias em que foi suspenso o trabalho, estando de acordo, os bancários não poderão ficar desfavorecidos sem o pagamento dos dias paralisados.
	
Gabarito: a) O direito de greve é um direito social garantido constitucionalmente, o que não significa que seja um direito absoluto. O art. 7º da Lei de Greve estabelece que durante a greve ocorre a suspensão do contrato de trabalho, e nas hipóteses de suspensão, como não há prestação do serviço, não há a contraprestação. O entendimento jurisprudencial é de que, não havendo previsão de pagamento dos dias paralisados no acordo ou convenção coletiva , está-se diante da suspensão do contrato de trabalho. Dessa forma, como nada ficou acordado acerca do pagamento dos dias de paralisação, os bancários não fazem jus ao pagamento, podendo o desconto ser efetuado. b) Nessa hipótese haverá o pagamento, pois embora o art. 7º da Lei de Greve traga a previsão de que o contrato de trabalho fica suspenso durante a greve, estabelece, por outro lado, que as relações obrigacionais serão regidas pelo acordo, convenção ou decisão judicial. Assim, se ficou estabelecido que o pagamento dos dias paralisados seria mantido, implica dizer que o que ocorreu foi a interrupção no contrato laboral, não podendo ser efetuado o desconto dos respectivos dias.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301477010)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O SINAES é formado por três principais componentes. Esses componentes são:
		
	
	Avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes; avaliação do corpo docente
	
	Avaliação do mercado; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes
	
	Avaliação do mercado; avaliação dos cursos; avaliação do corpo docente
	 
	Avaliação das instituições; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes
	
	Avaliação das instituições; avaliação do corpo docente; avaliação dos estudantes
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301455244)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Filosofia teve origem no final do século VII e início do século VI A.C. nas colônias gregas da Ásia Menor na cidade de Mileto e o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Sobre filosofia é correto afirmar:
		
	
	Surgiu pela necessidade de uma explicação irracional
	
	Tem a sua base formada por conceitos contraditórios e incoerentes
	 
	A filosofia auxilia no entendimento e interpretação do mundo
	
	Apesar de ser uma ciência antiga não consegue auxiliar na identificação dos nossos próprios sistemas de valores
	
	A capacidade crítica para filtrar o que nos é apresentado pela sociedade não é pertinente a filosofia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301455261)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Biodiversidade é a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas. Sobre biodiversidade pode-se dizer que:
I O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.
II O Brasil tem a maior biodiversidade vegetal do planeta.
III Os estudos sobre biodiversidade no Brasil está completo graças ao envolvimento de diversas ONG's na Floresta Amazônica.
		
	 
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
	 
	Apenas a afirmação III está correta
	 
	Apenas a afirmação II está correta
	 
	Apenas a afirmação I está correta
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301455296)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente. (ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social)
Sobre responsabilidade social pode-se afirmar:
 
I A responsabilidade social tem a ver com a consciência social e o dever cívico, dando-lhe o caráter coletivo.
II A responsabilidade social busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva.
III Umas dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva é a identificação de problemas sociais realmente prioritários pelos interessados.
		
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas
	 
	Apenas a afirmação I está correta
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
	 
	Apenas a afirmação III está correta
	 
	Apenas a afirmação II está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301435041)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um desafio configurar um quadro de pessoal que possa atender as necessidades detectadas, atuais e futuras, considerando as restrições impostas pelos níveis salariais, localização geográfica, clima e cultura organizacional, dentre outros fatores. Estas restrições caracterizam:
		
	
	Ambiente externo - mercado
	
	Cenário macroeconômico e microeconômico
	
	Cenário macroeconômico
	 
	Ambiente interno - organização
	
	Ambiente interno e externo organização e mercado
	
	
	 8a Questão (Ref.: